terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dietoterapia na Obesidade e Doenças Afins


Dr. Carlos Augusto Abrahão é médico,formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva em 1982. Atua na área de Endocrinologia e Metabolismo, comênfase em Nutrição e Dietoterapia. É especialista em Nutrologia pela ABRAN ? Associação Brasileira de Nutrologia ?, filiada à Associação Médica Brasileira. É membro da Sociedade Latino-Americana de Tireóide, Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Latino-Americana de Diabetes, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Brazilian Association for Study of the Obesity), filiada à Federação Latino-Americana para o Estudo da Obesidade, SociedadeBrasileira de Clínica Médica, Associação Médica Brasileira de Oxidologia, Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular e Radicais Livres e Associação Brasileira de Nutrologia, filiada à AMB .

Foi com imenso prazer que recebi a incubência de prefaciar o livro ?Dietoterapia na Obesidade e Doenças Afins? de autoria do Dr. Carlos Augusto Anselmo Abrahão. Fiquei ainda mais feliz após a leitura do mesmo, pois trata-se de um compêndio que abrange os capítulos essenciais sobre a Obesidade e o tratamento racional da mesma. A linguagem é simples, clara; a nomenclatura química atual nos proporciona uma leitura agradável, leve e completa sobre o tema.

Embora o assunto tenha sido tema de muitos livros, livretos, opúsculos etc. sobre o assunto em questão, no presente livro destaca-se, entre outros, o ?Plano alimentar definitivo ou de manutenção?, pois, o que se vê na prática diária é a ?facilidade de perder peso? e a dificuldade em se manter ?enxuto?. Na nossa opinião o livro proporciona os necessários princípios básicos do emagrecimento através da dietoterapia racional e fisiológica sendo, pois, recomendado à todos que necessitem desse tratamento, bem como à estudantes de medicina e paramedicina como um manual de conhecimentos gerais. Finalmente, destacamos um ponto muito importante, na nossa opinião: o Autor segue na sua obra as normas da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO), entidade médica ligada às Associações médicas, endócrinas, etc. congêneres no nosso meio

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...