domingo, 18 de janeiro de 2009

Livro: Dieta dos Pontos - Dr. Alfredo Halpern




O que é a Dieta dos Pontos?

Com ela ao invés de você controlar as calorias, você passa a controlar os pontos. Você pode comer qualquer coisa e cada ponto eqüivale a 3,6 calorias. As mulheres devem somar 300 pontos diários e os homens 400 pontos. A quantidade e a variedade são as principais características desta dieta que é uma verdadeira reeducação alimentar devido ao fato de você passar conhecer o valor de cada alimento que come. A desvantagem está na dificuldade inicial de saber quais alimentos valem mais pontos.

Em que Consiste este Sistema?

Dr. Alfredo Halpern, Professor da USP - O Sistema de Pontos é uma filosofia, não uma dieta. Eu me formei em 1966 e, quando fui trabalhar no consultório, em 1969, já tinha feito residência em clínica médica, estava fazendo endocrinologia e aprendia de tudo, menos como resolver o problema da maioria de meus pacientes: o excesso de peso. Na verdade, de 70% a 80% da clientela de um endocrinologista é constituída por gente que quer emagrecer. Diante disso, pensei: já que o problema é esse, vou tentar resolvê-lo direito.

Naquela época havia pouco material sobre obesidade. Agora, há uma enxurrada tão grande que não é mais possível acompanhar tudo o que se publica a respeito do tema.
Observando o que acontecia, minha primeira conclusão foi que todo o mundo fazia uma dieta burra, parecida com a do Dr. Atkins: carne, verdura, duas colheres de arroz, uma de feijão, salada e quatro frutas por dia. Conseqüentemente, ninguém agüentava segui-la por muito tempo. Foi, então, que me surgiu a idéia de que uma dieta só funcionaria se o indivíduo pudesse comer de tudo e comecei a catalogar os alimentos atribuindo a cada um deles uma unidade chamada pontos. Não se trata de nenhuma novidade porque quem inventou os pontos foi Deus quando criou as calorias. Cada ponto vale 3,6 calorias. Atualmente, no meu site www.emagrecendo.com.br existem mais de 4.000 itens relacionados.

No Sistema de Pontos, a pessoa pode comer de tudo, mas precisa ir anotando o que comeu para controlar o número de pontos ingeridos num dia e que não pode ultrapassar uma quantidade previamente calculada de acordo com seu peso, idade, sexo e atividade física.
Não adianta nada a pessoa conhecer a tabela de pontos se não houver certa interação com uma nova filosofia que pressupõe conhecimento do processo e determinação.
Hoje vou comer feijoada, mas amanhã farei refeições menores para compensar. Nas dietas tradicionais o que acontecia? O sujeito quebrava o regime e comia feijoada. Pronto! Achava que tinha estragado tudo e desistia da dieta. No Sistema de Pontos, feijoada não é um prato proibido desde que no dia seguinte a pessoa consiga compensar a extravagância ingerindo menos calorias.

O Livro


DOWNLOAD

52 comentários:

  1. No livro não fala do café,gostaria de saber a pontuação

    ResponderExcluir
  2. Café com adoçante ou puro é 0 pontos! Se for com açúcar é só contar a pontuação do açúcar!

    Espero ter ajudado!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. OLÁ,
    PARA TODA MULHER FICA ESTABELECIDO 300 PONTOS?
    OU DEVERÁ SER CONSIDERADO O PESO E ALTURA PARA ESTABELECER O NÚMERO DE PONTOS DIÁRIOS?
    AGUARDO RESPOSTA,OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Respondendo sua pergunta, para calcular a quantidade de pontos, é preciso considerar peso, altura, idade e atividade diária. segue abaixo o endereço do site para calcular o seu limite de pontos.
    http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/calculadora.shtml

    No livro também ensina fazer o calculo para saber o limite de pontos.

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  5. Olá, uma amiga me emprestou o livro e agora quero adquiri-ló, pois estou muito animada! Poderia indicar algum distribuidor? Grata, fique com Deus! Suzana

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Foi a Editora Abril que lançou o livro.
    Eu comprei o meu livro no site da loja Abril, eles entregaram bem rápido. Segue abaixo o site.
    http://www.lojaabril.com.br/detalhes/Livro-A-Nova-Dieta-dos-Pontos-94261

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  7. ACESSE LINK E VEJA RESULTADO DIETA PONTOS
    http://www.dietaebeleza.com/rosa-elisa-muito-amor-perseveranca-e-40-kg-a-menos/

    ResponderExcluir
  8. oi , tudo bem !
    fiquei muito feliz em ter a oportunidade de ler a dieta dos pontos, já havia feito o controle pelo que saiu publicado em revistas, deu resultado, mas deixei de controlar os pontos e engordei de novo.Agora quero fazer para toda a família , pois engordamos juntos ( eu , filho e marido)e não está fazendo bem a nenhum de nós.
    Mais uma vez obrigada, por esses médicos terem essa iniciativa de ajudar-nos a comer melhor.
    Parabéns pelo blog.
    bjs DÉBORA

    ResponderExcluir
  9. olá:
    Tenho algumas dúvidas sobre a tabela da dieta.
    As quantidades de arroz, feijão e grão de bico devem considerar-se em cru ou cozidos ?
    A abóbora ou o chuchu ou a cenoura são difíceis de medir com uma colher - não será possível a sua correspondência em peso ( cru e/ou cozido )? E o abacate se comido em pedaços ?
    A dieta parece-me ótima e estou a perder peso. E não me parece demasiado difícil.
    obrigado
    martinho.cruz@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ola, primeiramente gostaria de agradecer por proporcionar o download do livro, muito obrigada!!!! Mas esta faltando da pag. 160 a 163!!!!!
    Se puder enviar... venancio.aline@hotmail.com
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segue tabela de pontos:

      http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/tabela.shtml

      Excluir
  11. Meu cometário é o seguinte, eu tenho 44 anos e a dois anos estava tinha 109 quilos e por orientação da minha esposa, segui as orientações do livro em 100%, segui a risca e comecei a praticar esporte (corrida de rua e hojé já fiz até um triathlon). Com disciplina não tem erro em oito meses cheguei a 79 quilos. Hoje, dois anos do início, estou com 80 kilos com muito mais massa magra ou seja devo ter perdido mais de 30 quilos de gordura, sem tomar remédios. Hoje tomo apenas suplementos para musculação.
    Marcelino Fernandes

    professormarcelino@hotmail.com

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por disponibilizar o livro para download gratuito ! Quero começar a fazer uma reeducação alimentar.Já havia feito a dieta dos pontos , mas como não cuidei da manutenção do peso , engordei tudo novamente.Mas sei da eficiência desta dieta e só depende de quem faz .O depoimento do Marcelino também é muito motivador.Obrigada.Abraços

    ResponderExcluir
  13. OI TUDO BEM??? QUERO SABER AONDE POSSO COMPRAR O LIVRO EM BOTAFOGO?

    ResponderExcluir
  14. o melhor livro , a melhor dieta ki ja vii em toda a minha viida ! em apenas um mes e quinze dias emagrecii (11) kilos ! tava com 65 . hoje tenho 54... naum é maravilhoso e poderoso? esse tal livrinho? mas naum basta apenas ler o livro . e sim parar de comer ! tudo kii tem vontade .... srsrrs para mim funcionou ! faça vocêe tbm ki deseja está magrinha nesse verão .. Beijos . anny araujo. s. paulo

    ResponderExcluir
  15. oi ! pra quem naum sabe onde achar esse livrinho poderoso! é só ii ate uma bankinha de jornal e pedii o livro (dieta dos pontos) kii lá vai acha-lo com certeza !!! srssrsr.... Beijos galerinha .... anny araujo

    ResponderExcluir
  16. oLÁ ! QUERIA CONFIMAR ... FIZ O CALCULO ... TENHO 78.8 / FEMININO / FAÇO PILATES 2 X POR SEMANA E TENHO 34 ANOS ... USEI A CALCULADORA ... DEU 504 PONTOS . É ISSO MESMO ?

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal alguém sabe me dizer como adquirir a tabela deste livro pois já peguei outras na net e n bate a pontuação, já tive este livro mas perdi ou emprestei n me lembro, alguém pode me ajudar abraços e obrigada......Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. descubr aqui seu limite de pontos http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/calculadora.shtml

      Excluir
  18. ja fiz a dieta dos pontos e funcionou muito bem emagreci 16 quilos em 3 meses hoje sou gorda novamente, pois quem tem a tendência não pode nunca parar e isso me desanima.

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    ja fiz a dieta dos pontos e funcionou muito bem perdi 10kg em 4 meses.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o post! Parabéns! Também gosto de olhar os pontos da tabela no blog Dietas e Hábitos, olha só http://dietasehabitos.com.br/melhores-dietas/dieta-dos-pontos/

    ResponderExcluir
  21. o melhor de todos ! eu só tenho a agradecer a kem enventou essa poderosa dieta dos pontos .... eu estou magra e feli z....

    ResponderExcluir
  22. Olá pessoal, essa dieta é maravilhosa, é a melhor que já fiz. Queria muito saber se alguém sabe me dizer se o livro do Dr Alfredo Halpern com o titulo Desta Vez Eu Emagreço, pode ser usado como esse Dieta dos Pontos, pois eu tenho este e gostaria de fazer a dieta novamente.
    Desde ja eu agradeço a todos.
    Um forte abraço e sucesso a todos.
    jackinhaalvess@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. JA CONSEGUI EMAGRECER 5 KILOS POR MES USANDO O MÉTODO DOS PONTOS, A REEDUCAÇÃO É O SEGREDO PARA CONSEGUIR SEGUIR OS PONTOS.

    ResponderExcluir
  24. Oi Linne, tudo bem.. Adorei seu blog.. Muito incentivador...

    Eu fiz o download do livro, mas ele abre somente para leitura aqui no Pc.Tem como salvá-lo? Como posso fazer???

    Você já fez essa dieta???

    Obrigada : )

    Gi

    ResponderExcluir
  25. eSTOU PROCURANDO O LIVRO E NÃO ENCONTREI NEM NA EDITORA ABRIL, ONDE POSSO ESTAR ADQUIRINDO ESSE LIVRO?? GRATA ELIANA
    MEU E-MAIL: ELISHEBABO@GLOBO.COM

    ResponderExcluir
  26. É uma questão de disciplina mesmo! Obrigada Dr. Alfredo Halpern e nutricionistas, pela orientação!!!!

    Parabéns!!!

    Acho que o Dr. Alfredo precisa falar sobre o Livro Dieta dos Pontos, no programa Estar Bem!!!! DIVULGUE MAISSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  27. já conhecia superficialmente a dieta dos pontos mas foi atraves do programa bem estar, que descobri que foi um brasileiro Dr Alfredo halpern o cridor dessa espertissima dieta ou se preferir reeducaçao alimentar.

    ResponderExcluir
  28. oi comei a dieta dos pontos a uma semana ja emagreci 2,5kg, mas estou tendo dificuldade por que esta faltando a pagina 160 a 163, gostaria que se pudesse me enviasse, ficarei muito agradecida. nanda_duran2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda essas paginas referen-se a tabela de pontos de alimentos doces e de alimentos de festinhas.. que voce pode encontrar aqui http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/tabela.shtml.. aqui tem varios produtos, clique na categoria e role a barra que abaixo vai aparecer os pontos de cada produto. Vc tb pode colocar tudo o que consumiu no dia, é bem fácil!!!

      Excluir
  29. olá , gostaria de saber como adiquirir, o livro da dieta dos pontos do DR Alfredo Harpen. em que site consigo. 27 de junho de 2011 .

    ResponderExcluir
  30. OLÁ,

    É POSSÍVEL COMPRAR O LIVRO PELO SITE "LOJA ABRIL"

    ResponderExcluir
  31. Sandra - Curitiba2 de agosto de 2011 18:49

    Dr. Alfredo e o cara!!! Super gentil e simpatico! O mais importante e que ele investiga as causas da sua obesidade a fundo e logo da solucao para o problema. Ja emagreci 5 kgs em menos de 3 meses. A Renat tambem e otima, da muitas orientacoes e dicas. Obrigada a equipe toda!!!!!

    ResponderExcluir
  32. consengui alguns alimentos ja com os pontos, fiz a dieta e adorei o resultado.continuo fazendo a dieta para manter o peso.
    eu ainda não consigui achar o livro, nem no site da Abril

    ResponderExcluir
  33. Eu engordei muito na gravidez e até hoje não consegui volta o peso de antes. E gostaria de saber como eu faço a dieta.

    ResponderExcluir
  34. onde posso achar este livro pois não consigo acha-lo em nenhuma livraria,....obrigada

    ResponderExcluir
  35. como faço para adquirir um livro deste? Uma vez que ja tive um, emprestei mas nao me devolveram

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Estou seguindo a Dieta dos Pontos, e a minha dúvida é por qual o período que ficarei com a minha pontuação.
    Por exemplo, daqui a 1 mês, caso perca 4 kilos, refarei o cálculo de limite de pontos novamente, ou continuarei com a mesma pontuação até chegar ao meu peso ideal?
    Atualmente o meu limite é de 314 pontos.

    Grata

    ResponderExcluir
  37. Eu me peso semanalmente, então, toda semana eu refaço o cálculo dos pontos.

    ResponderExcluir
  38. estou a procura do livro do drº alfredo halpern e não acho na minha cidade, como faço tem como me ajudar? beijos agradeço sua atençaão.

    ResponderExcluir
  39. Também estou a procura do livro do Doutor Alfredo. Já procurei em livrarias, bancas de jornal e junto ao site da Editora Abril. O atentende da Editora Abril me informou que não havia nenhum livro em estoque e que provavelmente o livro não esta mais sendo publicado. O que faço agora?

    ResponderExcluir
  40. ola estou fazendo a dieta dos pontos e em dois meses emagreci 10kg mas consta que meu peso ideal é 53,42kg,no entanto todo mundo acha que emagreci muito, ms quero continuar até a meta de 53.42 e deixo aqui meu relato pois pra fazer essa dieta tem que ter muita força de vontade e eu estou conseguindo sem passar fome

    ResponderExcluir
  41. ESTOU FAZENDO A DIETA DOS PONTOS A VINTE E SETE DIAS E JA EMAGRECI 4 KILOS É A MELHOR DIETA EU RECOMENDO

    ResponderExcluir
  42. adorei dos comentários das pessoas sobre a dieta dos pontos ,vou fazer também ,pois estou muito acima do meu peso

    ResponderExcluir
  43. ooi adorei essa dieta e mais ainda sua iniciativa de por o livro para download e tbm gostaria que pudece me enviar as paginas 160 a 163?
    Muito obrigado =D

    kamigari_dragon@ hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  44. Quero muito começar essa dieta

    ResponderExcluir
  45. Desculpem-me se o livro está incompleto. Infelizmente, não tenho como conseguir as páginas que faltam. Irei continuar a procura na net, quando eu encontrar, colocarei aqui no blog.

    ResponderExcluir
  46. Em quanto tempo será necessário refazwer os cálculos a medida em que formos emagrecendo

    ResponderExcluir
  47. Bom dia ,gostaria de saber se esse livro que vcs mostram é da 3ª edição ( terceira edição ),tenho o livro e gostaria de saber se esse é o mais atual. Desde já agradeço um grande abraço .

    ResponderExcluir
  48. gostaria de tirar uma dúvida do livro,li que temos que deduzir da nossa pontuação(análise individual) 15 pontos ref. a preparação da comida,é isso mesmo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...