quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Reeducação alimentar: atitudes comportamentais que ajudam a emagrecer

por Jocelem Salgado

 

Quantas vezes você pulou uma ou mais refeições, achando que essa atitude ajudaria a enxugar alguns quilinhos a mais?
Quantas vezes você jantou assistindo TV ou foi às compras de estômago vazio?
Quanto tempo você leva para fazer uma refeição completa?
Você mastiga devagar?
Pausa o talher enquanto mastiga?
As respostas para essas e outras perguntas, podem ajuda-lo(a) a alcançar o máximo de sucesso em um programa de emagrecimento. Veja alguma delas:

- Fazer as refeições e lanches em horários definidos todos os dias, evita beliscos e o comer a qualquer momento;


- Se você cozinha, evite comer diretamente da panela ou da travessa de servir. Uma dica é mascar um chiclete dietético enquanto estiver preparando os alimentos, para evitar provar a comida a todo instante;


- O hábito de comer assistindo televisão, ler uma revista, falar ao telefone, entre outras atividades, pode distraí-lo(a) e você não perceberá o quanto está comendo. Além do mais, toda vez que se sentar para ver televisão, por exemplo, você se lembrará da comida;


- Mantenha-se longe de alimentos “tentadores”. Não compre, ou esconda, alimentos que sejam ricos em calorias. Lembre-se: longe dos olhos, longe da boca! Não faça compras com o estômago vazio. É mais fácil comprar compulsivamente quando está com fome. Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que precisa e compre somente o que estiver nela;


- Quando sentir impulso de comer fora dos horários das refeições e dos lanches, experimente escovar os dentes para distrair-se. A dica é manter-se ocupado. Você pode ler, costurar, limpar a casa, molhar as plantas, escrever cartas e e-mails, arrumar gavetas, ir às compras ou tomar um banho demorado para evitar comer a cada minuto;


- Negocie com familiares para que não comam alimentos impróprios por perto. Além disso, não leve as travessas de comida à mesa. Sirva-se com pequenas porções, dividindo-as na metade, assim permite-se outra porção. Isso dará alguns segundos a mais, favorecendo sua saciedade;


- Use pratos e talheres pequenos, para dar a sensação de estar comendo grandes quantidades e procure comer devagar e saborear cada porção. Conte o número de vezes que você mastiga cada garfada de alimentos. Se são de 20 a 30 vezes, você está no caminho certo. Coloque seus talheres na mesa entre as garfadas. Só pegue-os novamente depois de mastigar bem e engolir completamente. Esta pausa lhe dará tempo para refletir no que e quanto você está comendo.

 

Essas e outras dicas são extremamente valiosas para quem quer reeducar os hábitos alimentares. Uma atitude que funciona também é planejar uma “recompensa semanal” para estimular a si próprio, como por exemplo, comprar uma roupa nova sempre que você tiver conseguido boas mudanças em seus hábitos alimentares e nos exercícios físicos.

Não desanime


O espelho é sempre uma referência que não mente. Não porque a imagem refletida precisa ser a mais esbelta e a idealizada pela mídia. Mas porque é importante gostarmos de nós mesmos. Quando olhamos no espelho e não gostamos de nós mesmos, é porque temos de fazer mudanças em nossas vidas. Não só no corpo, mas na alma também.
Muitas energias contrárias costumam aparecer quando decidimos fazer mudanças importantes na vida. Emagrecer e adotar práticas saudáveis são um dos desafios que mais sofrem o assédio das tentações. É a vontade de adiar, a vontade de conformar-se, a de se render diante de uma realidade que parece impossível de ser mudada.
Não ceda às tentações e não desanime. Saiba que poderá contar comigo nesta empreitada por um corpo e uma saúde melhor.

 

 

*Fonte: www.jocelemsalgado.com.br

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