quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A relação entre o cigarro e o peso

 

Um dos maiores medos de quem quer parar de fumar é o de engordar. As estatísticas mostram que 1/3 dos ex-fumantes de fato ganham peso. Outro 1/3, no entanto, mantém o mesmo corpo e o 1/3 restante até emagrece.


Mesmo entre os que engordam, apenas 10% permanecem nessa situação por mais de seis meses, tempo aproximado que o organismo leva para se adaptar à nova vida.


Na verdade, indivíduos que fumam têm propensão a ser mais magros. Isso ocorre porque a nicotina diminui o apetite, entre outras razões, por paralisar as papilas gustativas. Assim, o ex-fumante apura seus sentidos: o paladar e o olfato melhoram sensivelmente, aumentando o prazer de comer. Outro motivo para o ganho de peso é o fato de o cigarro acelerar o metabolismo da gordura. Sem ele, o metabolismo torna-se mais lento.


Há também um componente psicológico nesse fenômeno. Para diminuir a ansiedade provocada pela abstinência, o ex-fumante tende a levar balas e outros alimentos à boca em substituição ao cigarro. E muitos passam a comer mais por achar que merecem um prêmio pelo sacrifício de largar o cigarro.


Evitar essas armadilhas psicológicas e iniciar ou aumentar a intensidade do exercício físico constituem o melhor antídoto contra o ganho de peso.

 

Fonte: Site Emagrecendo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...