terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Você conhece bem suas medidas?

Para saber se o seu peso está normal ou se você está com uns quilinhos a mais, métodos não faltam. Por isso, um site sobre emagrecimento selecionou as formas mais utilizadas de medida e avaliação corporal, para que você as conheça e tire suas dúvidas. Segue a baixo a matéria retirada do site Cyber Diet.


Deixamos claro, que não existe um método de medidas perfeito, pois todos apresentam suas vantagens e desvantagens. Desta maneira, para cada situação um deles é recomendado. Além disso, você saberá como funcionam os aparelhos que conseguem detectar quanto tem de gordura no seu corpo. Achou interessante? Então acompanhe.

Independente da avaliação que será feita é muito importante que alguns cuidados na medição do seu peso e estatura sejam tomados. Assim, confira as dicas abaixo para não ter erro:


Ao se pesar


-Não importa o tipo de balança utilizada, fique em pé, em posição reta e com os pés afastados lado a lado. O olhar deve estar fixado em um ponto à frente;

-Utilize o mínimo de roupa possível;

-A pesagem deve ser feita preferencialmente pela manhã ou duas horas após a última refeição, para que a ingestão de alimentos não interfira no resultado;

-É recomendado que a pesagem seja feita semanalmente - e não diariamente - para ter o acompanhamento do ganho ou eliminação de peso;

-Para cada pesagem, utilize sempre a mesma balança.

Para medir a altura


-Os braços devem ficar soltos ao lado do corpo, com as palmas voltadas para as coxas;

- Fique descalço ou com meias finas e com o mínimo de roupas, para que a posição do corpo possa ser vista e avaliada;

- Os calcanhares devem ficar unidos e devem tocar a superfície vertical (a parede, por exemplo), que está sendo usada para fazer a medida;

- Distribua o peso do corpo nos dois pés;

- Mantenha a postura ereta;

- Faça uma inspiração profunda, mantendo o equilíbrio do corpo, para que a medida seja registrada.

Veja abaixo os métodos de avaliação mais utilizados:

Índice de massa corporal (IMC)

Através dos valores de peso e altura de uma pessoa, pode-se fazer o cálculo do IMC. Esta fórmula procura relacionar o comprimento (altura) com a largura (peso) do corpo. Assim, conforme o resultado do IMC, pode-se classificar se a pessoa está com o peso reduzido, adequado, com sobrepeso ou obesidade


A faixa de IMC considerada normal é de 18,5 a 24,9; valores abaixo de 18,5 indicam desnutrição
e entre 25 e 29,9, que a pessoa está com sobrepeso. Um valor de IMC acima de 30 significa obesidade. O IMC é o método de avaliação utilizado pelo Cyber Diet.

Talvez você já saiba de cor e salteado, mas muitos estudos foram feitos para se chegar a esta fórmula, que hoje é bastante conhecida:

IMC = Peso (Kg) / altura (m)2

Para ficar mais claro, observe este exemplo:

Uma pessoa que pese 57Kg, cuja estatura é 1,67m possui um valor de IMC igual a 20,43; este valor enquadra-se, portanto, na faixa normal.

Vantagem do método: resultado eficaz, baixo custo e praticidade.

Desvantagem do método: não discrimina quanto o corpo tem de massa magra (músculos, ossos e órgãos) e gorda (tecido gorduroso). A sua utilização, entretanto, não é recomendada para atletas, pois eles possuem grande quantidade de massa magra, devido ao nível intenso de atividade física que praticam.



Índice cintura quadril (ICQ) e Dobras cutâneas

Este indicador é utilizado para relacionar a gordura localizada
na região abdominal e no quadril

Algumas pessoas têm "forma de maçã", pois possuem mais gordura na região abdominal, enquanto outras têm "forma de pêra", pois apresentam mais gordura no quadril. Alguns estudos demonstram que pessoas com "forma de maçã" têm mais risco de desenvolver doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares.

A fórmula para calcular este índice é:

ICQ = perímetro cintura (cm)/perímetro quadril (cm)

­ Um resultado superior a 1 para homens ou 0,8 para mulheres


indica que há excesso de gordura abdominal e isso pode representar risco à saúde como, por exemplo, para doenças coronarianas.

Dobras cutâneas

O adipômetro é o aparelho usado para medir as pregas (ou dobras) cutâneas. As medidas são feitas em lugares do corpo pré-determinados, onde a gordura costuma se depositar. Com essas medidas, são feitos alguns cálculos, para assim, estimar a quantidade total de gordura corporal. Esse método é bastante utilizado em clínicas e academias. Mas, é preciso verificar se o profissional está habilitado a tirar as medidas. É necessário que ele esteja padronizado, pois erro na pinçada acarreta em uma avaliação errônea da composição corporal.



Bioimpedância ou Impedância Bio-elétrica

É um método muito utilizado em academias, clubes e consultórios para avaliar a composição corporal de gordura. A bioimpedância utiliza um aparelho que consegue medir a gordura do corpo através de uma corrente elétrica de baixa intensidade, que é imperceptível. Quanto maior a quantidade de água contida em um órgão, mais facilmente a corrente irá passar

Assim, como a gordura possui pouca água, a corrente sofrerá uma resistência maior nos órgãos que têm mais gordura, ocasionando uma corrente mais lenta. Desta maneira, é feito o registro da corrente elétrica de acordo com a quantidade de água e de gordura presentes no corpo.

Para fazer essa avaliação, dois eletrodos são colocados nos braços e dois nos pés. Alguns cuidados devem ser tomados, para que o resultado seja perfeito. Assim, a pessoa avaliada não deve consumir alimentos e líquidos - especialmente bebidas alcoólicas e café - algumas horas antes do teste, nem mesmo realizar atividade física.


Além disso, o avaliado não pode tomar diuréticos nos 7 dias antecedentes e deve urinar e permanecer em repouso alguns minutos antes da avaliação, para não interferir nos resultados. Mais alguns detalhes: todos os acessórios de metal (brincos e pulseiras) devem ser retirados; gestantes e portadores de marcapasso não podem passar por esta avaliação. Qualquer falha antes ou durante o teste pode levar a um resultado alterado, portanto, a atenção deve ser redobrada.

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