sexta-feira, 24 de abril de 2009

Evite as gorduras trans

 

gordura_trans

As gorduras trans

 

Na natureza, as gorduras são de dois tipos: saturadas (predominantemente de origem animal) e insaturadas (a maior parte delas vinda dos vegetais). As transaturadas (ou trans) são artificialmente obtidas por meio de um processo de hidrogenação das moléculas insaturadas. Estas, teoricamente mais saudáveis do que as saturadas, adquirem assim uma consistência sólida e adequada à conservação dos alimentos. Mas o tiro saiu pela culatra.

Estudos mostram que as gorduras trans tornaram-se ainda mais perigosas do que as saturadas. Elevam o colesterol ruim, diminuem o bom, acumulam-se facilmente no abdômen e causam problemas circulatórios, como infarto e derrame cerebral. Não sabemos exatamente por que isso acontece, mas é provável que as gorduras trans sejam metabolizadas com mais dificuldade. Acho louvável a iniciativa das autoridades sanitárias de obrigar os produtos industrializados a informar no rótulo a adição dessas moléculas. E aconselho a todos evitá-las.

Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor do livro Dieta dos Pontos, lançado por SAÚDE!

Fonte: Site “Revista saúde”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...