sexta-feira, 24 de abril de 2009

Mascar chiclete sem açúcar ajuda na redução de peso, diz estudo

 

chiclete_mascado

Cientistas do Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington, em Lousiana (EUA) descobriram que pessoas que mascam chicletes sem açúcar regularmente consomem menos guloseimas, portanto, têm uma ingestão menor de calorias. O estudo foi apresentado para o meio científico na semana passada, em um encontro de biologia experimental que ocorreu em Nova Orleans.

O trabalho, conduzido pela cientista Paula J. Geiselman, chefe do departamento de Saúde da Mulher e Comportamento Alimentar de Pennington, é parte do programa científico da Sociedade Americana de Nutrição.

Outros estudos, feitos anteriormente, já mostravam que o consumo de gomas de mascar sem açúcar está diretamente associado a uma diminuição no consumo de guloseimas. O que diferencia este estudo das pesquisas prévias é a análise do teor nutricional dos alimentos escolhidos pelos voluntários após mascarem chicletes sem açúcar.

O estudo envolveu 115 voluntários com idade entre 18 e 54 anos. Os voluntários faziam duas visitas por dia ao laboratório: uma para testar seu apetite ao mascarem chiclete, e outra, para quando não tinham consumido o produto. No início de cada visita, eles faziam um lanche cujo teor nutricional era equivalente a um quarto da ingestão de calorias necessárias para um dia. Depois, permaneciam por cerca de três horas no laboratório.

Em uma das visitas que faziam, os visitantes, após lanchar, tinham que mascar chiclete sem açúcar por 15 minutos a cada hora. Na segunda visita, não consumiam gomas de mascar após o lanche. Após três horas da última refeição, os cientistas ofereciam alimentos variados, entre eles guloseimas com altos teores de açúcares e compostas por carboidratos complexos (presente em alimentos como pães, massas, entre outros), e alimentos com altos e baixos níveis de gordura. Os voluntários podiam comer o quanto queriam dos alimentos que escolhessem.

Após os testes, os voluntários preencheram questionários que avaliaram sua autopercepção em relação à sensação de fome, ao desejo de consumir guloseimas, bem como o nível de energia física.

Os resultados demonstraram que, nos testes que incluíram o consumo das gomas sem açúcar, os voluntários reportaram um diminuição com relação à sensação de fome e desejo por doces. Também disseram sentir que seu nível de energia se manteve o mesmo durante a tarde, e ficaram menos sonolentos.

De acordo com Paula, "em geral, a pesquisa demonstra o potencial dos chicletes sem açúcar como uma ferramenta para controle do apetite, redução da ingestão de guloseimas entre as refeições, e controle do peso".

24/04/2009 - 14h42

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...