terça-feira, 29 de setembro de 2009

5 Dietas que funcionam e uma delas é perfeita para você

 

Chegou a hora de secar o peso extra e entrar no biquíni sem drama. Indicamos 5 programas que vão ajudá-la a encarar essa época do ano com tudo em cima. Escolha o seu!

 

Verão batendo à porta. A estação é um convite para fechar a boca e selecionar com critério o que colocamos no prato, já que o objetivo é pôr as curvas em seu devido lugar, certo? Afinal, levante a mão quem resistiu bravamente aos pecadinhos alimentares de cada dia e conseguiu manter o ponteiro da balança imóvel durante o inverno.

Para auxiliá-la nessa tarefa, consultamos cinco endocrinologistas bambas, que indicaram suas apostas de dietapara eliminar os excessos e conservar a forma até o final da temporada. O que não é difícil, pois, segundo Zuleika Salles Cozzi Halpern (RJ), "o clima quente nos leva a comer menos naturalmente e incentiva a buscar itens mais leves".

Uma coisa é certa: o caminho é investir nas escolhas saudáveis de uma vez por todas. "A mudança definitiva dos hábitos alimentares é fundamental, pois a questão não é perder peso, mas não adquiri-lo novamente", ensina Henrique Suplicy, de Curitiba (PR).

Animada? Então veja as sugestões dos especialistas que você pode aplicar no seu dia-a-dia.

 


1- Dieta da Zona Z

por Tércio Rocha – Rio de Janeiro (RJ)


Por que emagrece?

Porque tem como meta reduzir em até 45% a carga calórica ingerida diariamente, levando a pessoa a se sentir estimulada em perder peso, pois vê o resultado na balança mais rápido, porém de forma equilibrada e saudável. Após 30 dias de dieta, o metabolismo do organismo (como o corpo transforma calorias em energia) acelera em até 20%, ajudando ainda mais no processo de emagrecimento.
Quanto se perde em 30 dias?
Até 6 kg, se seguida à risca.

Menu magro

- Faça cinco pequenas refeições por dia. Caso sinta fome nos intervalos aposte em um dos seguintes itens: 2 damascos, uma taça de gelatina diet, 1 copo suco light de goiaba, manga, maracujá ou maçã, 1 fruta, 1 copo de leite de soja light, barra de cereal light (opte pelas mais leves, que têm até de 45 calorias).

- Diminua o consumo de carboidrato. Esse macronutriente aumenta a liberação da insulina, que permite a entrada nas células, não só de outros nutrientes e minerais, mas principalmente do açúcar, que ao entrar na corrente sangüínea, se transforma em placas de gordura, prejudicando a circulação e a perda de peso.

- Exclua os lácteos. Pelo mesmo motivo da premissa anterior, pois o leite, a manteiga e outros derivados são alimentos cuja proteína tem maior capacidade de estimular a liberação de insulina. Prefira leite à base de soja. Sobre a necessidade de cálcio, saiba que esse mineral está em todos os alimentos que saem da terra. Por isso, aposte em verduras e frutas. E troque o copo de leite por 1 ovo cozido, 2 salsichas ou 2 fatias de presunto parma (ricos em cálcio).

- Mastigue os alimentos com calma. Isso permite que o cérebro receba o estímulo e registre a mensagem de saciedade — o que demora no mínimo 15 minutos. "Quem mastiga devagar dificilmente come mais de um prato", lembra Tércio Rocha.

- Mantenha o corpo em movimento. Para isso adote uma rotina diária de exercícios. Se você está totalmente parada, caminhe três vezes por semana, por meia hora. Trata-se de uma boa maneira de começar a melhorar o condicionamento físico.

Cardápio

Sempre ao acordar, ainda em jejum: 1 copo d'água

CAFÉ DA MANHÃ

Opção 1
* 1/2 papaya
* 1 copo de chá gelado
Opção 2
* 2 damascos
* 1 copo de chá
Opção 3
* 2 ameixas
* 1 copo de suco de soja

LANCHE DA MANHÃ

Opção 1
* 1 fruta
Opção 2
* 1 copo de suco light
Opção 3
* 1 copo de suco de soja
ALMOÇO

Opção 1
* 1 filé (200 g) de carne magra
* 1 prato (sobremesa) de legumes
Opção 2
* 1 filé (300 g) de peixe
* 1 colher (sopa) de purê de abóbora
* folhas verdes à vontade
Opção 3
* 1 filé (250 g) de frango
* salada de tomate, cebola e alface
LANCHE DA TARDE

Opção 1
* 1 fruta
* 2 fatias de peito de peru
Opção 2
* 1 suco light
* 2 kanis
Opção 3
* 1 copo de suco de soja
* 2 ovos de codorna cozidos
JANTAR

Opção 1
* sopa de legumes com 100 g de carne
Opção 2
* ceazar salad sem crôuton com 100 g de salmão
Opção 3
* 2 berinjelas pequenas recheadas com carne moída
Antes de deitar: Suco de maracujá ou chá de camomila

 

2- Dieta Estilo de Vida
por Zuleika Salles Cozzi Halpern – endocrinologista do Rio de Janeiro (RJ)

Por que emagrece?
Porque melhora a qualidade da alimentação e conseqüentemente diminui as
quantidades diárias consumidas, promovendo o balanceamento negativo de energia, isto é, a pessoa consome menos calorias do que gasta, o que leva à perda de peso.
Quanto se perde em 30 dias?
Pode-se eliminar até 2 kg por semana.

Menu magro

- Tenha sempre alimentos saudáveis e variados em casa. Na hora de comprar, verifique o rótulo e escolha os de menor valor energético como gelatina diet, iogurtes desnatados, frutas e legumes magros (jabuticaba, lima, morango, uva Itália, alcachofra, berinjela, brócolis, cenoura) e verduras.

- Varie o cardápio. Assim, você garante os nutrientes necessários para o organismo. "Por mais que seja saudável, não adianta comer só frango com legumes todo dia, pois não supre todas as necessidades nutritivas. Além disso, comer sempre a mesma coisa é monótono, faz a pessoa desistir do regime", explica Zuleika.

- Se não tiver tempo para fazer uma refeição completa... Substitua por um lanche saudável um iogurte, frutas, uma barra de cereal ou um milho verde cozido, por exemplo. Só não pode ficar muito tempo sem comer. Mas atenção: não faça dessa alternativa um hábito.

- Não pule refeições. Dessa forma, não vai surgir aquela vontade incontrolável de comer quando menos se espera – são esses impulsos que põem tudo a perder.

- Use pouco óleo no preparo dos pratos. Para não elevar tanto o valor energético. Para se ter uma idéia 1 colher (sopa) de óleo de soja soma 72 calorias, o equivalente a um brigadeiro. Deixe o sabor por conta dos temperos. Use à vontade cebola, alho, salcinha, manjericão, coentro, alecrim, que não têm calorias.

Cardápio

CAFÉ DA MANHÃ
Opção 1
* 2 fatias de pão integral light
* 1 fatia de queijo branco c/ 1 colher (chá) de geléia diet (na chapa ou no microondas)
* 1 copo de suco de melão
Opção 2
* 1 xícara (chá) de leite desnatado com café e adoçante
* 1 pão francês integral sem miolo
* 1 colher (chá) de margarina light
* 1 laranja
Opção 3
* 1 xícara (chá) de leite desnatado com café e adoçante
* 1 fatia de pão integral light
* 2 colheres (chá) de cottage
* 1/2 papaya + 1 colher (sobremesa) de aveia

ALMOÇO

Opção 1
* salada: rúcula, 2 colheres (sopa) de beterraba, 1 colheres sobremesa de lascas de amêndoas, aceto balsâmico
* 100 g de filé mignon grelhado
* 2 colheres (sopa) de arroz selvagem ou arroz negro com ervilhas
* 6 cerejas
Opção 2
Salada: Agrião, 2 colheres (sopa) de champignon, 2 fatias de peito de peru, 3 azeitonas pretas picadas, 1 colher (sopa) de vinagrete
1 xícara (chá) de penne com molho de tomate e manjericão
1 sobrecoxa grelhada (sem pele)
1 fatia de melancia
Opção 3
* salada: mix de folhas verdes com 1 colher (sopa) de cenoura ralada, 1 colher (sopa) de beterraba ralada e 1 colher (sopa) de kani desfiado, shoyo light
* 2 colheres (sopa) de purê de mandioquinha
* 100g de salmão assado com endro
* 2 nectarinas

LANCHE DA TARDE

Opção 1
* 1 iogurte desnatado
* 2 colheres (sopa) de frutas vermelhas em calda diet (adoçante de uso culinário)
Opção 2
* 1/4 manga c/ 1 bola de sorvete de creme light
Opção 3
* 1 milho verde (sem manteiga)
* 1 picolé de frutas

JANTAR
Opção 1

* salada: Alface americana picada, Rabanete ralado, Pepino japonês com casca em rodelas, shoyo light, 1 colher (chá) de azeite
* 15 fatias de sashimi
* 3 sushis
Opção 2
* sanduíche: alface/ tomate, 1 colheres (chá) maionese light, 2 fatias de pão integral light, 70g de salmão defumado com cream cheese light
Opção 3
* salada: folhas verdes, rabanete em rodelas, cebola, tomate, romã + 1 colheres chá de azeite
* 1 minipão sírio torrado
* 1 pedaço de quibe assado

CEIA
Opção 1

* 1 iogurte light
Opção 2
* 1 frozen iogurte light
Opção 3
* 1 flan diet

 

3- Dieta dos Pontos
Por Alfredo Halpern – endocrinologista de São Paulo (SP)

Porque emagrece?
Aposta na reeducação alimentar onde se come de tudo. Os pontos (cada um equivale a 3,6 calorias) ajudam no controle do que se consome, é um limite. Uma mulher que consome 340 pontos por dia perde em média 1 kg por semana.
Quanto se perde em 30 dias?
De 3 kg a 5 kg, em média.

Menu magro

- Reduza as calorias diárias. Troque alguns itens do cardápio por outros menos energéticos.
Exemplo: substitua o leite integral pelo desnatado ou light, os queijos calóricos por magros (é só ler no rótulo), evite frituras e tire o miolo do pão francês. "Só aí são 10 pontos a menos", explica Halpern.

- Nada é proibido. Mas é preciso ter bom senso. Se sentir vontade de uma sobremesa, permita-se um pedacinho de chocolate. Ignorar esse desejo pode levá-la a comer uma barra inteira em outro momento.

- Compense os exageros no dia seguinte. Como não há pontos fixos para cada refeição, veja as quantidades. Caso tenha consumido 20 pontos a mais no domingo, diminua 20 pontos do cardápio na segunda-feira.

- Fique de olho no preparo dos alimentos. Algumas receitas agregam valor energético à comida. Se comer um bife à milanesa, terá de multiplicar 1 ponto por 4; se for frito, multiplique por 3.

- Atenção no que, por que, quando e quanto você consome. O ato de comer tem de ser, acima de tudo, prazeroso. Deve-se saborear o alimento, hábito que também garante a sensação de saciedade. Mastigar no automático aumenta o risco de consumir muito mais do que a gente precisa.

Cardápio

CAFÉ DA MANHÃ

Opção 1
* 1 xícara de café com leite desnatado (120 ml): 12 pontos
* 1/2 pão francês: 20 pontos
* 1 fatia de queijo fresco: 15 pontos
* 1/2 papaya: 15 pontos
Opção 2
* 1 copo (200 ml) de leite desnatado (20 pontos) com 2 colheres chá de achocolatado: 15 pontos
* 1 fatia de pão integral light: 15 pontos
* 1 colher (sopa) de requeijão light: 10 pontos
* 1 fatia de melão: 10 pontos
Opção 3
* 1/2 iogurte desnatado: 13 pontos
* 1/2 xícara de cereal: 20 pontos
* 1 banana prata: 20 pontos

LANCHE DA MANHÃ

Opção 1
2 castanhas-do-pará: 20 pontos
Chá: 0 ponto
Opção 2
1 copo (200 ml) de suco de soja: 20 pontos
Opção 3
1 pêra: 15 pontos
ALMOÇO

Opção 1
* 1 prato de sobremesa de salada de alface e pepino: 0 ponto
* 2 colheres (sopa) de arroz: 20 pontos
* 1 filé médio (150g) de frango: 45 pontos
* 2 colheres (sopa) de purê de batata: 40 pontos
Opção 2
* 1 prato de sobremesa de salada de agrião (0 ponto), cebola (0 ponto) e 2 lascas de manga: 10 pontos
* 1 xícara de chá de macarrão (30 pontos) com molho de tomate (0 ponto)
* 2 fatias finas de carne assada: 45 pontos
Opção 3
* 1 prato de sobremesa de salada de rúcula (0 ponto) e 2 colheres sopa de beterraba: 10 pontos
* 2 colheres (sopa) de arroz: 20 pontos
* 2 colheres (sopa) de lentilha: 10 pontos
* 1 filé médio (150g) de pescada grelhada: 30 pontos
* Couve refogada: 0 ponto
LANCHE DA TARDE

Opção 1
* 1 copo pequeno de suco de abacaxi com hortelã: 10 pontos
* 1 alpino: 20 pontos
Opção 2
* 5 damascos secos: 15 pontos
* 5 amêndoas: 10 pontos
Opção 3
* 1 copo (200 ml) de água de coco: 10 pontos
* 1 pão de queijo: 40 pontos
JANTAR

Opção 1
* 1 sanduíche de atum [2 fatias de pão integral light (30 pontos), 3 colheres sopa de atum light (30 pontos), 1 colher (sobremesa) de maionese light (10 pontos), alface, tomate e cebola (0 ponto)]
* 1 pêssego: 10 pontos
Opção 2
* 1 prato (sobremesa) de salada de acelga e tomate: 0 ponto
* 1 batata assada: 20 pontos
* 2 coxas de frango assado sem pele: 45 pontos
* 2 colheres (sopa) de abobrinha refogada: 10 pontos
Opção 3
* 2 conchas de missoshiro: 34 pontos
* 1 temaki: 40 pontos
* 10 fatias de sashimi: 40 pontos

CEIA

Opção 1
* 1 iogurte light com pedaços de fruta: 15 pontos
Opção 2
* 1 tangerina: 15 pontos
Opção 3
* 1 xícara (chá) de leite com canela (120 ml): 12 pontos
Observação: É considerado 1 colher (sobremesa) de azeite para todas as saladas (10 pontos) e óleo usado no preparo das refeições (15 pontos).

 

4- Dieta das cotas
Por Henrique Suplicy – endocrinologista de Curitiba (PR)

Por que emagrece?
É baseada em cotas, sendo que cada uma contém 75 calorias. Uma paciente
que faz uma dieta de 1.200 calorias diárias, por exemplo, poderá consumir 16 cotas — 4 no café da manhã, 1 no lanche da manhã, 5 no almoço, 1 no lanche da tarde, 4 no jantar e 1 na ceia.
Quanto se perde em 30 dias?
Em média 4 kg.

Menu magro

- Mantenha a disciplina nos finais de semana, festas e feriados. Um dia fora da dieta pode pôr a perder os seis dias de determinação. É importante manter o ritmo na fase de emagrecimento, para o organismo entender o novo processo de reeducação e redução de calorias. "Somente durante a manutenção pode-se dar uma escapada sem comprometer a perda de peso", explica Henrique, se referindo à meta do peso ideal.

- Prefira o adoçante artificial, que não contém calorias. Em vez de açúcar refinado, mascavo e mel (sim, todos são calóricos!). "Duas colheres de café equivalem a 80 calorias, isto é, um pouquinho mais que 1 cota. Por que não economizar essa cota adotando a alternativa artificial?", alerta Suplicy.

- Adote os desnatados e fique longe das frituras. As versões magras de leite e iogurte têm bem menos calorias. Já as frituras triplicam o valor calórico.

- Priorize grãos e alimentos integrais. Eles são saudáveis, provocam mais saciedade e, por terem mais fibras, ajudam o intestino a funcionar melhor.

- Não pule as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). "Evite gastar as cotas de uma só vez. Não adianta nada não se alimentar de manhã e comer algo rapidinho na hora do almoço para, depois, perder o controle à tardinha ou no jantar. Se alimentar na hora certa ajuda o metabolismo do corpo a funcionar corretamente", avisa o médico.

Cardápio

CAFÉ DA MANHÃ

Opção 1
* 1/2 pão francês (1 cota)
* 1 fatia queijo (1 cota)
* 1 xícara (chá) de leite desnatado (1 cota)
* café com adoçante
* 1 maçã média (1 cota)
Opção 2
* 2 fatias de pão light (1 cota)
* 1 fatia de presunto (1 cota)
* 1 xícara (chá) de leite desnanatado (1 cota)
* 1 laranja (1 cota)
Opção 3
* 1 xícara (chá) leite desnatado (1 cota)
* 6 colheres (sopa) sucrilhos sem açúcar (2 cotas)
* ½ mamão papaya (1 cota)
LANCHE DA MANHÃ

Opção 1
* 1 banana (1 cota)
Opção 2
* 1 iogurte diet (1 cota)
Opção 3
* 1 barra de cereal (1 cota)
ALMOÇO

Opção 1
* 1 prato raso de salada de alface e tomate (1 cota)
* 2 colheres (sopa) arroz (1cota)
* 3 colheres (sopa) feijão (1cota)
* 1/3 bife (1 cota)
* 1 pêra (1 cota)
Opção 2
* salada c/ 2 tomates e 2 talos de palmito (1 cota)
* 2 colheres (sopa) de arroz integral (1 cota)
* 1 fatia de peito de frango grelhado (1 cota)
* 1 batata cozida média(1 cota)
* 1 pêssego pequeno (1 cota)
Opção 3
* salada de rúcula com alface (1 cota)
* 2 colheres (sopa) grão-de-bico (1 cota)
* 2 colheres (sopa) bacalhau desfiado (1 cota)
* 2 colheres (chá) azeite (1 cota)
* 1 kiwi (1 cota)
LANCHE DA TARDE

Opção 1
* 1 Polenguinho (1 cota)
Opção 2
* 1 picolé de frutas (1 cota)
Opção 3
* 1 xícara (chá) de pipoca sem gordura (1 cota)
JANTAR

Opção 1
* 1 pão francês (2 cotas)
* 1 hambúrguer de peru assado (1cota)
* 1 fatia de queijo (1 cota)
Opção 2
* Salada de acelga (1 cota)
* 1 posta de peixe (2 cotas)
* 1 batata inglesa média cozida (1 cota)
Opção 3
* 2 pegadores de macarrão com molho de tomate (2 cotas)
* 1 colher (sopa) rasa de queijo ralado (1 cota)
* 2 torradas (1 cota)

CEIA

Opção 1
* 1 copo de leite desnatado (1 cota)
Opção 2
* 2 bolachas água e sal (1 cota)
Opção 3
1 iogurte desnatado (1 cota)

 

5- Nova Dieta Mediterrânea
Por Ruth Clapauch – endocrinologista do Rio de Janeiro (RJ)

Por que emagrece?
Por que combina alimentos mais naturais e saudáveis, com restrição de calorias, o que leva à perda de peso. Esse regime se caracteriza pela abundância de verduras, saladas, legumes, frutas frescas e secas e moderado consumo de produtos lácteos, ovos e carnes vermelhas.
Quanto se perde em 30 dias?
Pode variar de 2 kg a 6 kg.

Menu magro
- Não acrescente molhos e muito azeite. Pois são calóricos e “engordam” pratos naturalmente magros.

- Comece as refeições sempre pela salada. Está comprovado que isso traz a sensação de saciedade mais rapidamente, o que faz com que a ingestão de calorias na seqüência seja menor.

- Conscientize-se de que nem tudo o que é saudável é magro. “Um suco feito com três laranjas é mais calórico do que chupar uma laranja. É preferível apostar na fruta, que é nutritiva e não engorda”, avisa Ruth.

- Não substitua os alimentos prescritos, nem pelos diet. Afinal, esses itens são específicos para quem é diabético e não pode consumir açúcar. “Como é o caso do chocolate. A versão diet contém mais gordura do que a normal e pode comprometer a dieta”, esclarece a endocrinologista.

- Pratique pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente. Comece a caminhar pelo menos três vezes por semana e vá aumentando o ritmo aos poucos. O ideal é chegar a cinco vezes. “Além de trazer bem-estar, a endorfina liberada pela atividade física aumenta a massa muscular e diminui a gordura”, explica Ruth.

Cardápio

CAFÉ DA MANHÃ

Opção 1
* 1 pão árabe pequeno
* 1 colher (sopa) de queijo Cottage
* chá ou café com adoçante
* 1 fruta média
Opção 2
* 1 copo de iogurte desnatado ou diet
* 2 colheres (sopa) de aveia
* 1 fruta média
* chá ou café com adoçante
Opção 3
* 1 fruta grande
* 1 colher (sopa) de mel ou geléia diet
* 1 fatia de pão integral
* chá ou café com adoçante
LANCHE DA MANHÃ

Opção 1
* 1 fruta grande
Opção 2
3 castanhas-do-pará
Opção 3
4 damascos secos
ALMOÇO

Opção 1
* Salada de tomate com manjericão e 1 colher de chá de azeite
* 1 prato (sobremesa) de brócolis cozido
* 1 filé médio de salmão grelhado
Opção 2
* Salada de alface *e pepino com 1 colher de chá de azeite
* 1 prato (sobremesa) de abobrinhas ou berinjelas cozidas ou com molho de tomate
* 100 g de atum cozido ou em água e sal (1/2 lata)
Opção 3
* 1 prato médio de macarrão com molho de tomate e 1 fio de azeite
LANCHE DA TARDE

Opção 1
* 1 banana passa
Opção 2
* 1 fruta grande
Opção 3
* 1 iogurte diet
JANTAR

(em todas as opções 1/2 copo de vinho tinto seco ou suco de uva diet)
Opção 1
* sopa de legumes (cebola, chuchu, vagem, cenoura, repolho, alho poró)
* 1 batata média cozida com 1 fatia de mussarela, tomate, champignon e orégano
Opção 2
* salada verde
* 3 colheres (sopa) de grão-de-bico
* 50 g de bacalhau desfiado
* salsa e cebolinha
Opção 3
* salada de palmito
* 4 colheres (sopa) de arroz integral com frutos do mar

CEIA

Opção 1
* 1 pêra ou maçã ou banana no microondas com canela
Opção 2
* 1 copo de iogurte
* gelatina diet
Opção 3
* 10 uvas

Observação: À vontade nas 3 opções: refrescos naturais de limão e maracujá, café e chá com adoçante.

* Drs. Alfredo Halpern, Ruth Clapauch, Henrique Suplicy e Zuleika Halpern são membros da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM.

Fonte: Revista UMA

Edição 98

10 comentários:

  1. nossa quanta dieta!!!! eu só conhecia a dos pontos rs.bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Linne!!!

    Adorei seu post!!! Realmente se procurarmos sempre haverá uma dieta que se enquadrará no nosso estilo de vida!!! Muito obrigada pelas dicas e obrigada por nos manter sempre atualizadas!!!

    Beijokas e uma ótima semana pra vc!!!
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Confesso sou indisciplina, a única que consigo fazer e ainda me traz bons resultados é a dos pontos, pois de uma certa forma atende a todas as minhas necessidades e não me restringe muito!
    Beijos
    Fran
    xD

    ResponderExcluir
  4. Boa noite amigas...
    Eu como em media 200 pontos por dia
    nao ultrapasso isso porem nao emagreço
    nao sei mais o q fazer


    alguma soluçao?

    odeio academia, exercios e caminhada...
    nao sei mais como fazer pra perder os 11k mais q ganhei na gravidez a 4 anos a traz

    fani.baby@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Quarta feira pela manhã coloque meio copo de agua , dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Nao coloque grãos a mais do que você deseja,pois os quilos perdidos não são recuperados.
    A noite beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água. Quinta feira pela manhã em jejum beba a água deixando os grãos de arroz, complentando novamente com meio copo de água.
    Sexta-feira pela manhã em jejum beba a água com os grãos de arroz junto.
    Obs: 1- Conserve o mesmo copo durante o processo, 2- Não faça regime pois a simpatia é infalivel, 3- Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder 4- Começe na quarta feira após distribuir as cópias, 5- Publique na mesma semana .
    Boa Sorte

    ResponderExcluir
  6. Nossa! quantas dicas legais para perder peso sem perder saúde!!
    realmente muito proveitoso, vou testar e com certeza vou perder os "quilinhos" que estão sobrando.

    ResponderExcluir
  7. Fantásticas.. excelentes dietas e ótimas dicas!! parabéns!! http://dietasehabitos.com.br também tem umas legais, mas a seleção sua ficou muito 10!! Rebeca

    ResponderExcluir
  8. Ja fiz a dieta dos pontos e perdi 1kg por semana; é boa pq nao te priva de nada, apenas diminui a quantidade

    ResponderExcluir
  9. Tem mais futuro fazer a da USP que perco mais em menos tempo

    ResponderExcluir
  10. é mais tbm fica fraca como vontade de matar todo mundo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...