terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cuidado! - Fique atento a quantidade de sódio dos alimentos!

instituto_sal

 

CUIDADO COM O SÓDIO!


Se você sofre com retenção de líquidos, cuidado com o sódio! Além de beber bastante água e diminuir o consumo do sal de cozinha, fique atenta com a quantidade de sódio nos alimentos.

Este mineral tem funções importantes em nosso organismo, mas em quantidades excessivas pode prejudicar a saúde. Acontece a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea, o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial.


O sódio está presente nos produtos industrializados, enlatados, conservas, embutidos e defumados. Ele atua no sabor e na conservação dos alimentos. Por isso prefira sempre consumir os alimentos, o mais natural possível.

Mas quando isso não for possível, fique atenta ao rótulo nutricional. Veja um exemplo: Você sabia que o refrigerante light ou diet tem uma quantidade muito maior de sódio do que o tradicional ? Um copo de refrigerante tradicional tem em média 10mg de sódio, já um copo de refrigerante light ou diet tem de 23 a 30mg.


Então pense, se você consumir o refrigerante tradicional terá açúcar, calorias, se optar pelo light ou diet terá o sódio, que em excesso faz você reter líquido e ficar inchada, ou seja, de qualquer forma prejudica o emagrecimento, não é mesmo? Melhor beber suco de fruta natural!


Um pacote individual de sopa pronta pode chegar a ter quase 600mg de sódio! Muito mais saudável preparar em casa uma sopinha com verduras e legumes fresquinhos.
O macarrão instantâneo tem em média 1900mg de sódio em cada pacote. Já a mesma quantidade do macarrão tradicional sem molho tem 20mg.


Estes são alguns alimentos citados, mas tudo que for industrializado é importante checar a quantidade de sódio. Mas como saber se a quantidade é alta ou não?


De acordo com a ANVISA um alimento com quantidade elevada de sódio é aquele que possui em sua composição uma quantidade igual ou superior a 400mg de sódio por 100g ou 100ml na forma como está exposto à venda.

 

FONTE: http://cyberdiet.terra.com.br

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostei da sua postagem sobre o sódio muito legal mesmo aprendi mais uma parabéns
    Um grande abraço
    http://maximumforma.blogspot.com/

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