segunda-feira, 26 de outubro de 2009

30 Minutos de exercício por dia será que adianta?

 

Especialistas respondem se você consegue emagrecer doando meia hora do seu tempo a uma atividade física

Por Renata Rode

Todo ano é a mesma coisa: você faz matrícula na academia e não a frequenta, dizendo ter a falta de tempo como aliado. Mas experimente começar com apenas 30 minutos por dia, selecionando também o que come. Pronto! Você vai emagrecer de maneira saudável e sem quase perceber.

Para Marcelo Peres, professor de educação física e personal trainer, nosso corpo necessita de movimento constante. “As atividades do cotidiano, quando não nos mantém estagnados fazem pior, submetem-nos a posturas e esforços altamente inadequados”. Daí surgem doenças, dores e quilinhos a mais, que incomodam e persistem. Atividades como caminhada, alongamento, hidroginástica e natação podem ser praticadas por 30 minutos de maneira dosada, já que não exigem um grande tempo de recuperação do corpo.

É claro que o emagrecimento também depende do seu cardápio. É importante ao iniciar qualquer atividade física, associá-la a uma dieta nutricional balanceada, com recuperação adequada entre os treinos, incluindo o bom sono. “Sempre oriento os alunos a procurar orientação especializada antes ao menos de iniciar a atividade, assim, ele saberá qual a frequência cardíaca ideal durante uma caminhada e vai acompanhar sua evolução, motivando a continuidade da rotina de exercícios”, fala o especialista.

 

A prática de atividade física constante mesmo com duração de pouco tempo, mas que seja frequente, melhora o sistema cardiovascular e previne diversas doenças em todos os sistemas do corpo. “Algumas atividades podem recuperar quadros de leões musculares anteriores e até problemas de articulação. Além disso, a depressão e outras ocorrências de ordem psicológica são minimizados com os efeitos da liberação de serotonina na corrente sanguínea após a prática de exercício, causando a sensação de bem estar”, explica. Isso pode te auxiliar na luta contra a balança, já que, sentindo-se melhor e mais bonita, você está estimulada a conseguir mais resultados.

Para Artur Zular, médico especializado em doenças psicossomáticas, é possível emagrecer facilmente praticando atividades físicas rotineiramente, mesmo com as modalidades mais “leves”. “Em uma semana você já começa a perceber os resultados e acaba de motivando a buscar sempre mais e mais. Apenas não recomendo a prática à noite porque pode prejudicar o sono”. Para Artur, pequenas atitudes como descer um ponto antes do trabalho para caminhar duas quadras ou deixar o carro na garagem para ir à padaria já contribuem para que a pessoa saia do sedentarismo e queime algumas calorias.

 

Musculação também pode

Se você frequenta academia, também pode montar um treino específico de musculação com duração de meia hora. “Já que o seu objetivo é a queima de gordura, você pode iniciar com qualquer atividade. Se o programa for feito corretamente sabemos que não só a corrida emagrece, como a musculação também”, ensina Paulo Domingos Junior, professor de musculação da Cia Athletica de Ribeirão Preto.
Para ter um bom desempenho em suas atividades físicas, e com isso diminuir o percentual de gordura, precisamos pensar não só nos momentos que antecedem o treino, e sim ter uma visão macro da situação. “Isso significa que nosso corpo necessita de uma dieta balanceada de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas). Mas, quando você for treinar, faça uma ingestão de carboidatros de 30 a 60 minutos antes do treino e nunca se esqueça da hidratação”, fala Thiago Nogueira Brieger, personal trainer.
Caminhar é preciso

Se você não está acostumada com atividade física, inicie com uma caminhada simples, uma vez por dia por 30 minutos. Você deve escolher roupas leves, confortáveis e de cores claras. Fique atenta para a escolha do tênis, que deve ter amortecimento adequado à sua pisada, para não causar lesões. Sempre antes de iniciar e após o exercício, faça um alongamento simples de pernas e braços e hidrate-se antes, durante e depois. Com uma dieta balanceada e a caminhada diária você pode perder até um quilo e meio por semana. Arregace as mangas e não esqueça do protetor solar se for caminhar ao ar livre, hein!

Fontes:
www.iqv.com.br
www.fitboard.com.br
www.ciaathletica.com.br
Imagens: Get Images

Matéria  publicada no site http://itodas.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...