quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Hortaliças do bem

Verduras e legumes parecem todos iguais? Entenda por que os médicos insistem tanto em variar o cardápio

 

Quando bate aquela vontade de comer algo gostoso, poucos procuram comer uma salada com alface e cenoura para saciar a fome, certo? Doces, frituras e massas são os preferidos dos gulosos de plantão e mesmo quem segue uma alimentação regrada pode dar uma escorregada.
Mas quem disse que esse prato precisa ser sem graça? As verduras e legumes são alimentos funcionais, ou seja, possuem vitaminas e sais minerais que auxiliam o corpo a funcionar melhor. A sensação de saciedade proporcionada pelas fibras segura a fome e evita ataques compulsivos comuns a quem faz alterações na alimentação.
“Começar a refeição pela salada potencializa o efeito dos alimentos, melhora o trânsito intestinal e faz com que se coma menos os pratos mais calóricos”, afirma a nutricionista Juliana Pansardi (PR).
Segundo o princípio da pirâmide alimentar, é necessário ingerir de 3 a 5 porções de hortaliças por dia. Você pode deixar a salada mais saborosa acrescentando grãos (como quinoa e granola), carnes magras (como peito de peru e frango), temperos naturais (como orégano e pimenta-doreino) e molhos leves (como os feitos com iogurte natural e limão).
Um fio de azeite deixa o prato ainda mais saudável, pois esse tipo de gordura, sem excessos, faz bem ao coração. As frutas também são excelentes acompanhamentos para saladas. Pedaços de manga, abacaxi ou maçã dão um toque agridoce ao prato sem pesar nas calorias. Experimente!

Entenda mais sobre os nutrientes:


VITAMINA A E BETACAROTENO
Regeneram os tecidos, fortalecem o sistema de defesa do organismo. Fontes alimentares: Nos vegetais de cor amarela, alaranjado, verde-escuro.
VITAMINA B6
Participa no controle dos sintomas da tensão pré-menstrual. Fontes alimentares: Farelo de trigo, soja, aveia, amendoim, nozes.
ÁCIDO FÓLICO
Atua nos mecanismos de multiplicação das células. Fontes alimentares: Folhas verdes, brócolis, espinafre, aspargo, trigo, arroz integral, levedo de cerveja.
VITAMINA C
Fortalece as defesas do corpo e melhora a absorção de ferro. Fontes alimentares: Tomate, couve-flor.
VITAMINA D
Participa no aproveitamento de cálcio. Fontes alimentares: Gema de ovo, sardinha.
VITAMINA E
Auxilia na formação das gorduras, previne os radicais livres. Fontes alimentares: Cereais integrais, gérmen de trigo, espinafre, ovos, castanhas, soja, brócolis.
CÁLCIO
Previne a osteoporose, participa do controle da pressão arterial. Fontes alimentares: Queijos, iogurtes, brócolis, peixe, nozes.
FERRO
Previne a anemia. Fontes alimentares: Carnes, feijão, vegetais verdes-escuros.
ZINCO
Atua no metabolismo dos açúcares, fortalece a resistência imunológica. Fontes alimentares: Cereais integrais, nozes, sementes, ostras, fígado.

Por Isabelle Lindote
Fonte: Revista Zero/Ed. 06
Fotos: Símbolo Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...