quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Entendendo a Compulsão Alimentar

compulsao

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, ou «depenica» constantemente, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto. Ao contrário dos bulímicos, quem come compulsivamente não purga depois de comer em excesso, nem pratica com frequência exercício em excesso na tentativa de queimar calorias. A compulsão alimentar pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo, raça, idade ou estrato socioeconómico e, como quem sofre do transtorno de compulsão alimentar aumenta com frequência de peso ou se torna clinicamente obeso, torna-se passível de contrair uma grande variedade de doenças. Infelizmente, não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva, mas existe uma variedade de opções de tratamento que podem ser exploradas quando o transtorno é diagnosticado.

Sinais de Compulsão Alimentar

Quem sofre do transtorno de compulsão alimentar consome grandes quantidades de comida de uma só vez ou come constantemente durante um determinado período (por exemplo, durante uma festa de aniversário ou na Consoada) mas não purga ou se liberta da comida depois. O transtorno de compulsão alimentar é habitualmente reconhecido por outros devido aos hábitos alimentares de um indivíduo, tais como:

● Ingerir uma quantidade excessiva de comida, mesmo quando não tem fome;

● Comer até se sentir desconfortavelmente cheio ou mesmo agoniado;

● Esconder hábitos alimentares devido a vergonha ou embaraço;

● Esconder comida para episódios de voracidade;

● Esconder embalagens vazias ou caixas de alimentos e gerar lixo em excesso;

● «Depenicar» ou comer constantemente enquanto houver comida disponível;

● Comer quando está sob pressão ou se sente psicologicamente diminuído/a;

● Sentir-se subjugado/a, envergonhado/a e/ou culpado/a durante e/ou depois de um episódio de voracidade;

● Exprimir repugnância em relação a hábitos alimentares, peso, corpo ou aparência;

● Expressar descontentamento com a aparência, peso ou auto-estima.

Diagnóstico de Compulsão Alimentar

O transtorno de compulsão alimentar deve ser diagnosticado por um profissional qualificado, de acordo com os critérios de saúde mental reconhecidos. Estes critérios de diagnóstico incluem episódios cíclicos de alimentação em excesso e sensação de perda de controlo durante os episódios, bem como episódios de compulsão alimentar com pelo menos três das seguintes características: comer depressa, comer até atingir mal-estar físico, comer quando não se tem fome, comer sozinho ou ter sentimentos de vergonha e culpa em relação à alimentação. Outros critérios incluem expressão de ansiedade ou angústia em relação à ingestão compulsiva, episódios de voracidade que ocorrem pelo menos duas vezes por semana durante um período mínimo de seis meses e compulsão alimentar sem recurso posterior a um método de purga (vómito auto-induzido, exercício excessivo, etc).

Obter Ajuda e Tratamento

Não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva. Posto isto, há uma variedade de opções de tratamento que podem ser combinadas de acordo com as necessidades específicas do paciente. As opções de tratamento para o transtorno de compulsão alimentar incluem aconselhamento/terapia, aconselhamento ou terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental (para alterar os comportamentos alimentares), frequência de grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento e planeamento nutricional.

Habitualmente, não são usados medicamentos para tratar o transtorno de ingestão compulsiva, apesar de poderem ser usados supressores de apetite com controlo médico e alguns medicamentos, como anti-depressivos, para o tratamento de condições associadas.

O transtorno de compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, embora muitas vezes mal compreendido. Qualquer informação adicional sobre o transtorno de compulsão alimentar deve ser procurada junto de um médico, um especialista em transtornos alimentares ou outros terapeutas relacionados com este tipo de condição de saúde.

 

926577lsd714rlb8

compulsão

Fonte de Ajuda:

http://www.comedorescompulsivos.com.br

 

Comedores Compulsivos Anônimos é uma Irmandade de indivíduos que, compartilhando experiências, força e esperança estão se recuperando do comer compulsivo. Em CCA damos as boas-vindas a todos que desejam parar de comer compulsivamente. Não há taxas ou mensalidades para ser membro de CCA; somos auto-sustentados por meio de nossas próprias contribuições, não solicitando nem aceitando doações de fora. CCA não se filia a nenhuma organização pública ou privada, movimento político, ideologia ou doutrina religiosa; não tomamos posição em assuntos externos. Nosso propósito primordial é abster-nos do comer compulsivo e transmitir esta mensagem de recuperação aos que ainda sofrem.

CCA é para você?
Somente você pode decidir essa questão. Ninguém poderá tomar essa decisão por você. Nós, que agora estamos em CCA, descobrimos um novo modo de vida, que nos permite viver sem o excesso de comida. Nós acreditamos que o comer compulsivo é uma doença progressiva, que, como o alcoolismo e outras doenças, pode ser detida. Lembre-se, não há vergonha em admitir que você tem um problema; a coisa mais importante é fazer algo sobre isso.

O que você pode esperar de CCA
Após anos de luta com o peso e obsessão pela comida, você decidiu dar uma chance a CCA. Você pode encontrar uma reunião de CCA perto de você através da Internet ou telefonando para nosso escritório de serviço - JUNCCAB. Telefonando para a pessoa responsável pelo grupo você pode confirmar a hora, o local e o dia da reunião e ter certeza de que as informações não foram mudadas.
Ao chegar à reunião, você encontrará homens e mulheres que sofrem de uma doença comum - o comer compulsivo - e encontraram uma solução comum: Os Doze Passos e as Doze Tradições de Comedores Compulsivos Anônimos. Em qualquer lugar, você verá de três a trinta pessoas na reunião. Em média, uma reunião tem 10 pessoas. Você será calorosamente recebido (a).
A reunião geralmente é iniciada com a Oração da Serenidade, e você poderá ouvir uma leitura chamada "Nosso convite a você", que descreve a doença do comer compulsivo e a solução dos Doze Passos. O formato das reuniões pode variar, mas todos os grupos são unânimes em buscar a recuperação em três níveis - físico, emocional e espiritual - através dos Doze Passos, e o único requisito para ser membro é o desejo de parar de comer compulsivamente.
Você poderá ouvir um orador abrir a reunião e falar por 10 a 15 minutos sobre como era a vida antes de vir para CCA, o que aconteceu e como ele ou ela está agora; ou alguém poderá ler algo da literatura de CCA ou de AA (Alcoólicos Anônimos). Outros membros irão compartilhar sua experiência, força e esperança. Você terá a oportunidade de se apresentar como um recém chegado, se você desejar. Você irá descobrir que não está sozinho e que existe uma saída para o desespero. Sendo o anonimato um princípio crítico no programa de CCA, você está seguro de que aquilo que compartilhar será confidencial. Isto garante a segurança necessária para você compartilhar suas experiências honestamente.
Você poderá reconhecer a sua própria história quando ouvir a partilha dos outros. Escutar irá ajudá-lo a encontrar outros que têm aquilo que você quer, seja perda de peso, clareza, alegria, ou recuperação da obsessão. Você poderá pedir a alguém para ser seu padrinho. Um padrinho irá ajudá-lo a trabalhar os Passos do programa a fim de atingir a recuperação que procura.
Quando membros compartilham, você poderá ouvi-los falar sobre Deus ou um Poder Superior. CCA não é um programa religioso e não apóia nenhuma ideologia religiosa específica. Trata-se de um programa que pratica princípios espirituais, e os membros abordam esses princípios com um Poder Superior do seu próprio entendimento.
Uma lista pode ser passada para que todos coloquem seus nomes e telefones a fim de que membros possam se ajudar fora das reuniões. Algum membro da reunião que você freqüenta poderá lhe telefonar e responder quaisquer perguntas sobre o programa. Você também terá a oportunidade de anotar os números de telefones de outros membros para pedir ajuda. O telefone é um importante instrumento em CCA para dar e pedir ajuda, e para lembrar que você não está sozinho.
A duração das reuniões varia entre uma e duas horas e geralmente elas incluem um intervalo. Durante o intervalo, sinta-se a vontade para fazer perguntas e para olhar a literatura de CCA, o que ajudará você a entender melhor o programa. Ao pedir ajuda, você está dando um importante passo em direção a recuperação.
Como CCA é auto-sustentável, uma sacola será passada para a coleta de doações.
Você notará que alguns membros trabalham voluntariamente para o andamento da reunião como o secretário do grupo, o tesoureiro e o recepcionista. Membros descobrem que prestar serviço a CCA os mantém sem comer compulsivamente. O serviço é importante na recuperação deles porque os permite dar de volta para a Irmandade que salvou a suas vidas. Oportunidades de serviço existem em vários níveis na Irmandade, desde fazer o café e arrumar as cadeiras em uma reunião até estar na Assembléia.
A reunião geralmente é encerrada com uma leitura como as promessas de CCA. Se você não se sentir bem na reunião que você assistiu, tente um grupo diferente em local e horário diferentes. É uma boa idéia assistir a pelo menos seis reuniões antes de decidir qual é a melhor para você.
O que você não irá encontrar em uma reunião de CCA são pesagens, pacotes de refeições, taxas, mensalidades, "deveria", "teria" ou julgamentos.


Você irá encontrar nas reuniões:
►Aceitação - como você é agora, como você foi e como você será.
►Compreensão dos problemas que você está enfrentando agora - problemas quase que certamente compartilhados por outros no grupo.
►Comunicação que surge como resultado natural da nossa compreensão e aceitação mútua.
►Recuperação da sua doença.
►Poder para entrar em um novo modo de vida através da compreensão e da aceitação de si mesmo, da prática do programa de recuperação dos Doze Passos, da crença em um Poder Superior a você mesmo, e do apoio e companheirismo do grupo.
Se você decidir que é um de nós, vos damos as boas vindas de braços abertos. Quaisquer que sejam as suas circunstâncias, nós te oferecemos o presente da aceitação. Você não está mais sozinho. Bem vindo a Comedores Compulsivos Anônimos. Bem vindo a casa.

Clique aqui para uma reunião perto de você.

Um comentário:

  1. Eu sofri de compulsividade para comer durante toda a vida e por quase 40 anos busquei uma solução que me libertasse da escravidão ao vício do comer compulsivo. Encontrei a solução no "Programa de Recuperação de Comedores Compulsivos Anônimos - CCA", estou me sentindo muito bem, participando da reunião toda a semana e em plena recuperação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...