segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Perda de peso nos dois sexos

Entrevista publicada no site “www.drauziovarella.com.br”

 

DrauzioQuem engorda mais fácil e quem tem maior dificuldade para perder peso, os homens ou as mulheres?

Bernardo – Os homens perdem peso com mais dificuldade por causa da vida que levam. As mulheres perdem mais facilmente por interesse pela aparência do próprio corpo. A longo prazo, porém, ambos continuam gordos a não ser nos casos raros em que o individuo adere à medicação. Tenho alguns pacientes nessa situação. Eles me telefonam e dizem que o remédio deixou de funcionar e eu faço outra associação de drogas. Não é a conduta ideal. O ideal é a mudança de comportamento.
A propósito, gostaria de comentar que o governo americano patrocinou um programa chamado Diabetes Prevention Program (DPP), Programa de Prevenção ao Diabetes, que custou 150 milhões de dólares. Eles mostraram que os indivíduos que aderiram à mudança de estilo de vida e aos exercícios perdiam mais peso e reduziam o desencadeamento das complicações do diabetes em seis anos. Fiquei surpreso e fui conversar com quem apresentou esse trabalho num congresso em Glasgow, em 2001. Soube que o grupo de 5.000 pacientes que fazia parte do estudo foi selecionado por anúncio de jornal e cada um recebia uma ajuda de custo para não interromper a experiência. No dia-a-dia, os resultados não são os mesmos.
Os endocrinologistas não podem desprezar as características de comportamento do obeso. A Behavior Therapy (Terapia Comportamental), teoria desenvolvida por um cientista da Filadélfia, visa exatamente à mudança de comportamento desse paciente.

 

Dr. Bernardo Leo Wajchenberg é médico. Professor de endocrinologia há muitos anos, influenciou a formação de inúmeros profissionais dessa área em todo o Brasil.

2 comentários:

  1. Oi Li!
    è ai que a gente ve a qualidade da saúde pública no Brasil né? O dia que chover canivete o Brasil faz um programa desses, hehehe... Adorei a reportagem!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. adorei todas as materias...muito obrigada,pois este ano vou emagrecer 25 kilos so faz dois dias que começei.mais um ja foi...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...