domingo, 1 de novembro de 2009

Tirando dúvidas: Iso-Stretching

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O QUE É ISO-STRETCHING ?

 

É um método de ginástica postural criada pelo kinésithérapeute Bernard Redondo que atua na musculatura profunda, responsável pela manutenção da postura.

 

"É uma ginástica, que age ao mesmo tempo sobre as patologias crônicas da coluna de origem mecânica, na prevenção destas, e na aquisição de uma boa forma física.”

 

“O Iso Stretching será um treinamento físico e uma aprendizagem postural: daí seu interesse nas algias mecânicas crônicas e como base de toda atividade esportiva.”

A melhoria da atitude e do gesto começa:

 

por um reforço dos músculos profundos da coluna.

 

pelo alongamento das cadeias musculares.

 

O trabalho dos músculos profundos permite:

 

Um melhor controle do posicionamento e da ação da coluna, em relação aos gestos e às atitudes da vida (prevenção dos acidentes discais e articulares);

 

A descompressão discal e dos articulares posteriores através do crescimento e da modificação das curvaturas em função do posicionamento.

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ISO – STRETCHING

  Por Bernard Redondo

O sedentarismo, o envelhecimento, as atitudes viciadas, e até mesmo a atividade física intensa (musculação, gestos repetitivos), favorecem o enrijecimento. Daí a necessidade, para manter uma boa mobilidade e ter uma atitude elegante, de trabalhar os alongamentos. A hipoflexibilidade muscular é uma das causas essenciais das patologias crônicas.
O isostretching é uma ginástica, que age ao mesmo tempo sobre as patologias crônicas da coluna de origem mecânica, na prevenção destas, e na aquisição de uma boa forma fisica.

Através:
• de um reforço da musculatura profunda
• da flexibilidade muscular e da mobilidade articular
• do controle respiratório e da concentração mental

Contrariamente à atividade física normal ou mesmo esportiva, na qual o fortalecimento profundo é automaticamente feito de forma proprioceptiva, optamos por tomar consciência desse fortalecimento profundo e por privilegiá-lo.
Iremos, assim, solicitar contrações isométricas com a retificação da coluna (redução das curvas fisiológicas) a fim de desenvolver mais especificamente esse sistema muscular de fibras tônicas, situado essencialmente ao longo da coluna vertebral, e bem próximo aos ossos.

O trabalho dos músculos eretores permite:
• Um melhor controle do posicionamento e da ação da coluna, em relação aos gestos e às atitudes da vida (prevenção dos acidentes discais e articulares)
• A descompressão discal e dos articulares posteriores através do crescimento e da modificação das curvaturas em função do posicionamento

A vantagem desses alongamentos é múltipla:
• facilitar o movimento
• diminuir as pressões articulares
• rearmonizar as tensões
• Agir sobre a circulação sanguínea e linfática, graças às deformações dos envelopes e do tecido conjuntivo.

Os alongamentos podem ser feitos sob diversas formas:
• segmentares ou globais
• simétricos ou assimétricos
• no eixo ou em rotação

Escolhemos os alongamentos globais, na maioria das vezes simétricos ou no eixo, a fim de melhor harmonizar as tensões e evitar as compensações que favorecem as torções. Desta forma, os músculos mais rígidos responderão em primeiro lugar.

A BACIA
A bacia rege o alongamento a qual, em razão de sua posição, no meio do corpo, irá controlar, selecionar e organizar as tensões, posicionando-se em anteversão ou em retroversão.

O posicionamento da bacia éessencial:
• para os alongamentos,
• para aliviar a coluna vertebral
• para o trabalho dos abdominais

A COLUNA VERTEBRAL
O auto-crescimento, com a redução das curvaturas irá necessitar de:
• flexibilidade: a coluna estando então em seu maior comprimento
• força: trabalho importante dos paravertebrais.
Esse trabalho vai ser essencial no lso Stretching, somente a atividade postural poderá permitir que se conheça “o posicionamento real da coluna no espaço, a qual não corresponde à sensação subjetiva”.
Na maioria das posturas, faremos com que a coluna vertebral se alinhe com a bacia, que terá sido previamente colocada em torno do eixo transversal bifemural.

FORTALECIMENTOS DOS MÚSCULOS ABDOMINAIS
Da mesma forma como ocorre com a bacia, em razão de sua situação e de suas funções, esses músculos são essenciais à harmonia e ao bom funcionamento do corpo.
Não existe bom funcionamento dos músculos posteriores sem uma boa atividade dos anteriores. O sistema pneumático descrito por L.BUSQUET não pode funcionar bem sem uma tonicidade suficiente do grupo períneo-abdominal, mas ele não pode, sozinho, sustentar o edifício.

A RESPIRAÇÃO
A respiração é a única função orgânica que qualquer um pode facilmente comandar, pois, além de sua ação visceral, ela participa da atividade mecânica, da mesma forma que um “air-bag”, e é atividade estática, através do diafragma.
Todos os exercícios são feitos em expiração profunda e controlada. “Como os músculos espinhais e o diafragma são “compactantes” e lordosantes em inspiração, todos os exercício deverão ser feito em expiração”.
melhorando assim a mobilidade do diafragma e do grio costal
evitando exercer uma pressão abdominal muito forte
ritmando o tempo de trabalho.

Conclusão
• Não pode haver boa qualidade do movimento sem colocação prévia da bacia-coluna “Toda educação e reeducação da coluna deve começar assegurando a sustentação anatomo - fisiolôqica vertebral através de um trabalho sistemático do plano profundo”

A melhoria da atitude e do gesto começa:
• pelo alongamento das cadeias musculares
• por um reforço dos músculos profundos da coluna.

O lso-Stretching é uma ginástica postural, global, que vai melhorar mais especificamente a musculatura profunda, reduzir o enrijecimento, facilitar o movimento, corrigir a postura e desenvolver a tomada de consciência das posições corretas da coluna e da capacidade respiratória.
O desenvolvimento das forças proprioceptivas da coluna será feita através da musculação estática. Só o trabalho postural despertará a correta consciência do sistema protetor da coluna.
“O lso Stretching será um treinamento físico e uma aprendizagem postural: dai seu interesse nas algias mecânicas crônicas e como base de toda atividade esportiva.

 

Fonte: http://www.fstcursos.com/

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