sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Arroz e feijão: par perfeito

Essa dupla nutritiva e pouco calórica contribui para uma dieta balanceada.

 

Juntos, o arroz e o feijão têm diversos nutrientes e aminoácidos, o que faz deles a dupla perfeita no quesito nutrição. Quem afirma é a nutróloga Valéria Goulart, de São Paulo. "O que falta em um, é suprido pelo outro. Como os aminoácidos metionina e lisina (importantes para a imunidade). O primeiro, embora não seja encontrado no feijão, é rico no arroz. Já o segundo, é escasso no arroz e oferecido generosamente no feijão. Este, aliás, além de conter ferro - importante para prevenir a anemia - é um dos vegetais que mais tem proteínas. Estas, por sua vez, são melhores absorvidas pelo organismo na presença do amido, contido no arroz. Ou seja, eles se completam no aspecto nutricional", explica.

A especialista destaca ainda que o consumo de ambos contribui para perda de peso. No arroz branco, por exemplo, ½ xíc. (chá), tem apenas 100 calorias; sua versão integral reúne cerca de 110. O feijão - acredite - tem apenas 58 calorias em 1 col. (sopa). E se a ideia é afinar sem dispensá-los do prato, anote essas dicas:

1. No preparo, use de preferência o azeite. Estudos recentes demonstram que ele age como um ativo anti-barriga. Isso se deve às gorduras monoinsaturadas, que diminuem a produção e a secreção da insulina, reduzindo, assim, as chances de acúmulo de gordura no abdome.

2. Não abuse na quantidade. Lembre-se que são dois carboidratos.

3. Prefira o arroz integral. Tem mais fibras que saciam a fome por mais tempo.

SAIBA MAIS:

ARROZ

FEIJÃO

·         150 g de arroz integral por dia satisfaz 50% das necessidades de vitamina B1 e 40 % da B6.

·         É fonte de carboidrato, cálcio, folato, ferro, zinco e amido.

·         Não possui glúten, sendo indicado para pessoas alérgicas (celíacos)

·         No arroz integral a maior parte dos nutrientes é preservada no seu processamento. Já no branco, mais da metade deles (75%), são perdidas. Os grãos são polidos e perde-se uma quantidade considerável de fibras. Opte, portanto, pela versão integral.

·         É rico em ferro, vitamina B, ácido fólico, carboidrato, fibras, zinco e magnésio.

·         Amplia a saciedade e, por isso, contribui para evitar o ganho de peso.

·          É rico em fibra solúvel, favorecendo o equilíbrio de glicose no sangue.

 

·         No feijão preto é encontrada maior fonte de carboidratos.

 

 

 

Fonte:http://dietaja.uol.com.br/

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