quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Obesidade na infância pode levar a problemas na coluna, diz estudo

 

Crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesos têm mais chances de sofrer dores severas nas costas e anormalidades na coluna, segundo estudo apresentado esta semana no Encontro Anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia. Entre um grupo de jovens com dores nas costasatendidos na emergência de um hospital, os autores notaram que a maioria estava acima do peso, e muitos deles tinham anormalidades na parte inferior da coluna, atingindo os discos.

Revisando as imagens da coluna de 188 pessoas com idades entre 12 e 20 anos que reclamavam de dores nas costas, os pesquisadores descobriram que mais da metade tinham anormalidades na coluna lombar, e apenas seis desses pacientes não tinham doença de disco. As análises também mostraram que, entre aqueles com sobrepeso, 68% apresentavam anormalidades, enquanto apenas 38% daqueles com peso normal tinham esses problemas na coluna.

“Hérnia de disco e doença da coluna são geralmente tidas como um problema de pessoas idosas, mas vimos que ocorre também em jovens obesos. Este é o primeiro estudo a mostrar uma associação entre o aumento do índice de massa corporal e anormalidades de disco em crianças”, ressaltou o pesquisador Judah G. Burns.

 

Fonte: http://blogboasaude.zip.net/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...