quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

MITOS E VERDADES SOBRE O VERÃO


O verão exige muitos cuidados para ser desfrutado de maneira saudável. A seguir estão relacionadas algumas recomendações importantes:

1- Devemos nos proteger do sol.
Pesquisas recentes atribuem ao sol funções essenciais para a saúde, relacionadas com a síntese da vitamina D, indispensável para o bom funcionamento do organismo. Portanto, a exposição moderada ao sol é uma necessidade para todos nós. No entanto, é melhor ser cauteloso quanto ao tempo de exposição, já que os estudos foram feitos com base em populações escandinavas e britânicas, submetidas a longas temporadas de inverno. Os raios ultravioleta apresentam efeitos aparentemente opostos: ao mesmo tempo em que aumentam a produção de vitamina D, podem também provocar câncer de pele, quando a exposição for excessiva.

2 – O calor aumenta a libido.
Há quem diga que isso realmente ocorre, mas isso pode ser conseqüência dos estímulos visuais provocados pela maior exposição do corpo. Alguns estudiosos afirmam que o calor do verão provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode intensificar a irrigação de sangue nos órgãos sexuais, provocando aumento da libido.

3 - O calor interfere no sono.
Isso ocorre porque o organismo não produz frio, e fica mais difícil manter o corpo em uma temperatura agradável. A temperatura corpórea tende a baixar durante o sono, mas o calor do verão dificulta esse processo.

4 – O calor diminui o apetite.
Ao contrário do frio, o calor reduz o gasto de energia para manter a temperatura do corpo e assim o organismo precisa de menos calorias, deixando a pessoa com menos fome.

5 – No verão as pessoas transpiram mais.
O suor misturado com a oleosidade natural da pele produz uma sensação de maior oleosidade.

6 – O corpo molhado não bronzeia mais, apenas queima mais.
Quando molhada, a pele recebe duas vezes mais a ação do sol, porque a água reflete a luz. É bom saber que cloro e sal são agentes irritantes da pele.

7 - O sol no nordeste é mais forte que no sul e no sudeste.
A intensidade da luz solar é a mesma em todo o planeta, mas em regiões mais próximas da linha do Equador o sol incide em linha reta, deixando o local mais quente.

8 – Dormir com ar-condicionado ligado não provoca gripes nem problemas respiratórios.
Gripes e resfriados são causados por vírus. Aparelhos que refrigeram o ar podem provocar ressecamento no nariz e na garganta, piorando os sintomas da gripe.

9 – A intensidade dos exercícios deve ser reduzida quando a temperatura estiver muito alta.

O calor pode causar superaquecimento do corpo, se os exercícios forem praticados de forma intensa. Se a atividade for praticada em local refrigerado, a intensidade habitual pode ser mantida.

10 – Sucos de frutas perdem rápido os nutrientes.
Sucos de frutas como acerola, laranja, goiaba, maracujá, morango e tangerina perdem as propriedades se não forem bebidos logo após o preparo. A água de coco é uma das melhores fontes de hidratação, porque repõe os sais minerais, mas em excesso pode causar diarréia.

11 – A retina deve ser protegida do excesso de exposição ao sol.
Para proteger os olhos da ação dos raios ultravioleta, os óculos escuros devem ter lentes com filtro de proteção. Usar óculos sem proteção é mais prejudicial que não usar nada. Como a pupila se abre na presença de pouca luz, as lentes escuras, sem filtro, enganam os olhos, e as pupilas dilatadas acabam absorvendo mais luz. As óticas podem atestar a qualidade das lentes, mesmo que os óculos tenham sido comprados em camelódromo.

 

 

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br

 

Um comentário:

  1. Adoro o seu blog.Acompanho sempre.

    Adriana
    dridripin@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...