terça-feira, 16 de março de 2010

Dieta vegetariana - Seus prós e contras!


O termo “vegetariano” se aplica a todas as pessoas que excluem de sua alimentação o consumo de todo tipo de carne (boi, porco, peixe, frutos do mar, frango e outras aves).


Eles podem se dividir em 2 grupos: os que além de carne não consomem também nenhum tipo de alimento de origem animal (os vegetarianos restritos) e os que consomem leite e seus derivados, e ovos (ovo-lacto-vegetarianos). A maior preocupação que se deve ter ao adotar uma dieta vegetariana é quanto a ingestão adequada de proteínas.

A proteína de origem animal (de alto valor biológico) é a principal fonte de ferro e única fonte de vitamina B12, responsável pela manutenção da estrutura do sistema nervoso e na maturação das células sanguíneas.

O ferro deve ter atenção especial tanto dos vegetarianos restritos quanto dos ovo-lacto-vegetarianos, pois apesar de alguns vegetais serem fonte de ferro, eles se encontram na forma não-heme que é menos absorvida pelo organismo.

Com relação a vitamina B12, somente os restritos devem ter maior atenção, já que os ovo-lacto-vegetarianos conseguem com a ingestão diária de ovo, leite e seus derivados consumir quantidade adequada de vitamina B12.

Outro tipo de vegetarino que muito tem se falado é o chamado vegetariano vegan ou vegana. O vegan segue o mesmo tipo de dieta do vegetariano restrito, mas além de não consumir nenhum alimento de origem animal, nem mel e gelatina, ele também não utiliza nenhum produto de origem animal, mesmo os não alimentícios.
Na verdade, o veganismo não é um tipo de dieta e sim uma filosofia baseada no direito dos animais.

Apesar das possíveis deficiências de ferro e vitamina B12 que uma dieta vegetariana pode acarretar, pessoas que optam por seguí-la, tendem a apresentar menor nível de colesterol sanguíneo, o que contribui para um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

O que podemos concluir é que quando bem planejada, uma alimentação vegetariana pode ser capaz de atender as necessidades nutricionais, mas é essencial que tenha um acompanhamento nutricional para garantir a combinação adequada dos alimentos e não prejudicar a sua saúde.


Fonte: Coluna assinada pela Nutricionista
Camila Rebouças de Castro. http://cyberdiet.terra.com.br/

4 comentários:

  1. Oiii
    Que Deus me ajude,um dia chego a ser vegetariana,mas o problema é que adoro uma carninha,um franguinho,mas morro de dó de comer os bichinhos...Principalmente qnd vejo matarem....

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  2. Gosto muito do seu blog,visito sempre,parabéns pelo seu cantinho é lindo,bjinhos

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  3. sou vegetariana e adoro minha dieta! Ser vegetariano não sei se ajuda a emagrecer mas estou fazendo RA há 7 meses e já perdi 20kg!
    abraços

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  4. Oláa estou criando um blog que trataa do mesmo assunto! só que falaa muuito de saúde bem estar dos animais, do meio ambiente sobre vegetarianismo á vida sem carne etc. só que esses são os temas que eu pretendo colocar. não teem nada AINDAA !!! Goostaria de ajuda por favor me ajudee a colocar esses tópicos nelee Goostei muuuuuuuuito mesmo do seu e queria que alguém que entendee me explicasse como atualizar, e deixalo bem legal e interessante. Please. Obrigada desde jáa olhee se quiser falaar cmg o meio MIni blog hehe é esse http://www.gabriela-pet-vegetarianos.blogspot.com/ EMTRE EM CONTATO CMG POOOR FAVOOR!!!!!!! meu email: (msn) gabycristina2@hotmail.com

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