sexta-feira, 2 de abril de 2010

Receitas: Páscoa light

 

 

 

Por Luana Stoduto, nutricionista do portal Bem Leve

 

Se engana quem pensa que, só porque é Páscoa, pode abusar das delícias do almoço em família e das sobremesas saborosas que o chocolate nos proporciona. OK, vale dar uma escapadinha da dieta, mas sem exageros. Agora, se você não quer mesmo sair da linha, existem opções de pratos maravilhosos que não vão pesar na balança – e nem na consciência.

Uma das coisas que não pode faltar na Páscoa é o chocolate. Rico em carboidratos e gorduras, todo mundo sabe que ele é bem calórico. Para se ter uma ideia, uma barra pequena de chocolate ao leite (30g) fornece em média 150 kcal – um valor muito alto para quem está querendo perder peso.

Não deixe de comer chocolate, mas prefira versões sem doce de leite, avelãs, amêndoas, entre outros. E não esqueça que o chocolate diet não favorece o emagrecimento. Ele não tem açúcar, mas vem com grande quantidade de gordura.

No almoço da Sexta-Feira Santa, invista no peixe, rico em vitaminas B1 e D, sódio, magnésio, proteínas, além de ácidos graxos ômegas 3 e 6, que são grandes combatentes de doenças cardiovasculares e do mau colesterol.

No domingo de Páscoa, faça preparações saudáveis com salada colorida, legumes e carne branca, como peixe ou frango. Dê preferência aos alimentos integrais, como o arroz integral, que tem mais nutrientes.

Para a sobremesa, além do chocolate (pouquinho!), escolha uma preparação com frutas, que será menos calórica, mais barata e muito mais saudável.

Confira os cardápios light para a Páscoa!

Bacalhau light

Ingredientes:

- 1 Kg de bacalhau
- 1 Kg de batatas descascadas
- ½ xícara de chá de azeitona verde picada
- 2 colheres (sopa) de alcaparras
- 2 dentes de alho fatiados
- 1 cebola grande fatiada
- 1 xícara de chá de uvas passas sem semente
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Lave o bacalhau e coloque-o de molho em água por 36 a 48 horas, trocando de água várias vezes. Retire, coloque numa panela e cubra com água. Cozinhe por 15 minutos ou até ficar um pouco macio. Retire da panela, tire a pele e as espinhas e reserve. Pique as batatas em rodelas não muito finas. Numa panela grande de fundo grosso, distribua metade das batatas, o bacalhau, as azeitonas, as alcaparras, o alho, a cebola, as uvas passas e a pimenta-do-reino. Regue com a metade do azeite e meia xícara de chá água. Cubra com as batatas restantes e regue com mais meia xícara de água e o restante do azeite. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos. Abaixe o fogo e deixe apurando por mais 30 minutos.

Rendimento:10 porções.
Calorias: 195 Kcal (por porção).

Peixe ao limão

Ingredientes:

- 4 filés de peixe grandes
- ¼ de xícara de chá de cenoura em cubos
- ¼ de xícara de chá de aipo em cubos
- ¼ de xícara de chá de cebolinha verde picada
- 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
- 2 limões cortados em fatias finas

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 170 graus. Corte dois pedaços de 60cm de papel alumínio e dobre ao meio para formar um quadrado de 30 cm. Coloque um filé de peixe ligeiramente abaixo do meio de cada quadrado de papel. Coloque ¼ da mistura de hortaliças (cenoura, aipo, cebolinha e salsa) sobre cada filé. Termine com as fatias de limão. Dobre o papel sobre o peixe e feche bem as pontas. Coloque cada filé embrulhado no alumínio em um tabuleiro e leve ao forno por 15 a 20 minutos.

Rendimento: 4 porções.
Calorias: 119 Kcal (por porção).

 

Opções de sobremesas light!

Rocambole de doce de leite light

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de doce de leite light
- 1 colher (sopa) de margarina light
- 4 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó
- 4 ovos
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:

Ligue o forno à temperatura média. Numa tigela, peneire a farinha de trigo com o fermento e reserve. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, acrescente as gemas uma de cada vez. Bata por mais 1 minuto. Adicione 3 colheres (sopa) de adoçante, aos poucos, e bata por mais 2 minutos. Incorpore, aos poucos, os ingredientes secos peneirados e misture cuidadosamente até obter uma massa homogênea.

Forre uma assadeira de 24 cm x 34 cm com papel-manteiga, unte com a margarina e enfarinhe. Coloque a massa e nivele com o auxílio de uma colher. Leve ao forno por 10 minutos ou até que, enfiando um palito na massa, ele saia limpo. Retire do forno. Coloque o pão-de-ló sobre um pedaço de filme plástico polvilhado com o restante do adoçante. Com a massa ainda quente, espalhe o recheio e enrole como rocambole usando o filme plástico e apertando a massa suavemente. Corte em fatias e sirva.

Rendimento: 8 porções.
Calorias: 140 Kcal (por porção).

Brownie integral

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de açúcar demerara (aquele granulado, de coloração amarelada)
- ½ xícara de chá de trigo para quibe
- ½ xícara de chá de farinha de trigo integral
- 1 xícara de chá de castanha-do-pará
- ½ xícara de chá de farinha de trigo branca
- ½ barra de chocolate meio amargo
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 ovos (de preferência caipira)
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 4 colheres (sopa) de água

Modo de preparo:

Adicione a água no trigo para quibe e dê uma breve mexida. Derreta o chocolate em banho maria, acrescente a manteiga, o açúcar, mexa até homogeneizar e reserve. Adicione os outros ingredientes, mexendo sempre. Coloque a mistura em forma untada e enfarinhada e asse em forno médio por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

Calorias: 70 Kcal (1 fatia média).

 

Fonte: http://bemleve.bolsademulher.com/

4 comentários:

  1. bwownie integral *-* qlqr dia vou experimentar :D

    ResponderExcluir
  2. Olá, divulgue nossa promoção, segue o link:

    http://www.dicasdenutricao.com/2010/03/promocao-no-blog-dicas-de-nutricao.html

    Obrigada e boa páscoa!

    ResponderExcluir
  3. Demorei um pouquinho para avisar, mas tem selinho para você lá no meu blog:

    http://maquiagemmineral.blogspot.com/2010/03/ganhei-novamente-o-selo-este-blog-e-um.html

    Passa lá!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  4. meu comentário não tem nada a ver com o post, eu só queria dizer que adoro DEMAIS essa mulher, ela é maravilhosa, só é uma pena que more longe demais... :)
    bjos Milady

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...