quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ser ou estar?


O SER (verbo) é estrutural, determinante. O ESTAR (verbo) é flexível, dinâmico, mutável. O que isso significa? Que ser gordo é totalmente diferente de estar gordo! A gordura, o excesso do peso, a distorção da forma, a insatisfação com o corpo... nada disso é estrutural.

Quando nos classificamos e dizemos “Sou gordo!”, estamos nos aprisionando na paralisação. Vamos pensar juntos: ser gordo é definitivo, a gente triste porque não pode mudar essa condição. A tristeza nos consome energia e, portanto, não temos forças para mudar aquilo que pode ser mudado, mudar nossos pensamentos e sentimentos equivocados.

Estar gordo lança à possibilidade da mudança. E ser capaz de mudar traz alegria. Com ela, vem a energia para mudar, para fazer do corpo nossa propriedade, tomá-lo para nós, cuidar dele, apreciá-lo, torná-lo fonte de prazer e realização.

Portanto, se há alguma lógica em tudo isso, ela seria, talvez, ESTAR gordo, ESTAR magro. Perceba a diferença entre ser e estar!

Fonte: Por Laura Cavalcanti, psicóloga*
http://bemleve.com.br

http://www.emagrecerdoi.com.br/

*Laura Cavalcanti é psicóloga com formação em Transtornos Alimentares e Obesidade, Psicoterapia Breve, Psicologia Hospitalar, Teoria e Clínica Psicanalítica, Análise Existencial e Relaxação Terapêutica.Criadora e fundadora do Projeto EMAGRECER DÓI? - Grupo de Apoio Emocional, que atende pacientes com dificuldade de emagrecimento.

Um comentário:

  1. Saudações
    Em primeiro lugar quero parabenizar o belo trabalho desenvolvido neste blog.
    Fico muito feliz em saber que um dos meus textos veiculados no site Bem Leve tenha sido postado aqui. Sinal de que o tema agradou!
    E é isso mesmo... Entre Ser e Estar, existe uma grande diferença e é bom que a gente saiba disso... evitando uma posição de refém, frente às amarras sociais que tendem a nos rotular, nos distanciando cada vez mais de nossa verdadeira essência.
    Aproveito a oportunidade para atualizar o link do site apresentado acima. Terei o maior prazer em receber a visita de cada internauta disposto a desenvolver habilidades para Mudar o Corpo e a Vida de Dentro para Fora.
    Abraços carinhosos
    www.emagrecerdoi.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...