quinta-feira, 13 de maio de 2010

Coma abóbora e turbine a dieta

 

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Com 90% da polpa feita de água, a abóbora tem poucas calorias, mas vitaminas suficientes para ajudar você a comer bem sem engordar

Faça um pedido que parece impossível: comer algo gostoso, que vai bem em vários pratos, e não engorda. A abóbora atende seu desejo!

Ela é tão pouco calórica que 100 g da polpa cozida têm apenas 20 calorias. Além disso, o fruto da aboboreira, conhecido também como jerimum no Norte e no Nordeste, é muito saudável. Rico em minerais e vitaminas, tem betacaroteno, que diminui o risco de câncer e doenças cardíacas. Por tudo isso, trata-se de um ingrediente indispensável numa dieta equilibrada.

Da abóbora tudo se aproveita

abobora-dieta-ana-maria-2-6Veja como cada pedacinho do vegetal pode ser utilizado na culinária:

- Polpa
Dá sabor a pratos doces e salgados, como sopas, compotas e quibebes. A combinação com carne-seca é de dar água na boca. Você pode usá-la também em massas (veja a receita de nhoque na pág. ao lado) e panquecas. 
- Flores
Refogadas e à milanesa, até elas são comestíveis! Experimente adicioná-las à omelete. O gostinho das flores faz toda a diferença. 
- Brotos
Chamados de cambuquira, incrementam os ensopados e são servidos como acompanhamento de vários pratos assados. 
- Casca
Cozida, empresta um gostinho especial ao arroz, à farofa e à carne moída. 
- Sementes
Basta torrá-las por cerca de 12 minutos para que elas se transformem num saudável aperitivo.

 

Saiba em que pratos os 8 tipos de abóbora vão bem

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Estas são as principais variedades, entre as mais de 100 existentes.

Japonesa (ou cabotiã)
Mais consistente e menos úmida, a polpa é ideal para preparar pratos salgados, como sopas e refogados.
Espaguete (ou gília)
Cozida, a polpa se separa da casca em longos fios, como espaguete. É ingrediente para pratos salgados, como molhos para massas e refogados com carne-seca.
Italiana
Conhecida como abobrinha, fica ótima refogada, recheada ou grelhada.
Menina brasileira (ou abóbora de pescoço)
É a mais comum e a maior de todas. Chega a pesar 15 kg. Pode ser consumida crua, ralada fininha ou em saladas.
Paulista
É muito parecida com a abóbora de pescoço (acima), só que menor. É boa para sopas, refogados e doces variados.
Moranga
A polpa é usada em refogados e sopas. Misture com carne-seca, frango ou camarão.
Do campo
O formato é o de uma pera. Adocicada, a polpa serve para fazer pães, doces e bolos.
Brasileirinha
Tem a casca verde e amarela, de onde vem seu nome popular. Ótima para refogados.

Benefícios à sáude

- Evita doenças
A abóbora é rica em betacaroteno, substância que previne contra câncer, derrame, catarata e doenças do coração. 
- Equilibra o colesterol
As fibras e a água ajudam a eliminar gorduras e regulam o intestino. 
- Tem minerais essenciais
As sementes da abóbora são fonte de ferro, zinco, fósforo, potássio e magnésio. 
- Revigora a pele
Possui vitamina B3, que estimula a formação do colágeno e evita problemas de digestão.

 

Fonte: Conteúdo do site ANAMARIA

 

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