sábado, 22 de maio de 2010

Dieta do bem

 

frutas

 

Que tal perder um quilo por semana? Achou pouco? Então conheça a primeira lição da reeducação alimentar: só vale emagrecer com saúde. E para isso, é necessário selecionar o que você insere em seu organismo. Para entender um pouco mais sobre o tema, conversamos com a nutricionista Thaís Artur; o doutor em endocrinologia Fillipo Pedrinola; a nutricionista e coordenadora do Centro de Educação Alimentar da Sanovita, Thais Seabra; e a nutricionista Daniela Hueb.

Todos são unânimes em afirmar que a perda de peso varia muito de acordo com a estrutura corporal e estilo de vida de cada mulher. Mas asseguram que perder de 500 gramas até um quilo a cada sete dias é extremamente saudável para qualquer pessoa.

1 – Coma de tudo

“O corpo humano precisa de vários nutrientes diariamente – carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais –, portanto só uma alimentação variada, contendo carnes, massas, integrais, frutas e saladas, pode suprir tudo o que precisamos”, explica Daniela Hueb. Portanto, aquela história de cortar alimentos está mais do que ultrapassada. Ao agir assim, você deixará de ingerir algum nutriente que precisa e isso trará danos ao seu corpo.

2 – Lugar de comer é à mesa

Se você ficava brava toda vez que sua mãe mandava sentar-se à mesa para fazer a refeição, agradeça a ela por ter esse hábito. “É importante comer com calma, sentir o sabor de todos os alimentos e mastigar devagar”, explica a doutora Thais Seabra. Portanto, nem pense em comer assistindo à TV.

3 – Não à fome

“A fome é um sinal que o corpo dá quando começa a cair a glicemia e o organismo entra em um processo de desnutrição”, afirma Thais Seabra. Por isso, quando sentimos fome por um longo período, comemos muito na refeição seguinte. E isso não é nada bom quando se pretende perder peso.

4 – Beba água

A água é fundamental porque facilita a limpeza do organismo e ajuda a eliminar as toxinas. Também é responsável pela absorção de algumas vitaminas hidrossolúveis.Condicione-se a beber dois litros por dia. Se você é daquelas que preferem sucos, invista nos naturais ou, então, abuse de melão e melancia, que tem muita água na composição.

5 – Dá-lhe frutas

Coma frutas diariamente. Além de deliciosas, são alimentos naturais que só farão bem ao organismo. Vale todas as opções que há no mercado, mesmo aquelas que são mais calóricas, como a banana e o abacate. “Basta comer um pedaço, não precisa consumir tudo se não quiser”, diz Thais Artur.

6 – Jamais pule uma refeição

Ignore todos aqueles que insistem em dizer que não precisa jantar ou tomar café da manhã. Todos os entrevistados são unânimes em afirmar que precisamos comer de três em três horas, e pular uma refeição só trará más consequências. “Fazendo todas as refeições pode-se fracionar os alimentos de forma que as calorias que precisamos ingerir no dia sejam distribuídas”, conta Thais Artur.

7 – salada primeiro

Além de seguir as regras dos manuais de etiqueta que rodam por aí, comer as saladas primeiro, durante a refeição, faz um bem danado ao organismo. “Elas são ricas em fibras e ajudam a diminuir a fome”, explica Fillipo Pedrinola.

8 – Sim às massas

Está achando bom demais para ser verdade? Pois saiba que, de acordo com os entrevistados, as massas são necessárias, pois os carboidratos ajudam no regulamento do metabolismo. Além disso, eles representam 55% do total de calorias que ingerimos ao dia. Portanto, a macarronada está liberada. Mas vá com calma no molho: prefira os feitos com tomates porque o creme de leite engorda muito.

9 – Cachaça não é água

Confesse: você aceitou aquela teoria de que o que engorda é o petisco que a gente consome com a cervejinha, só para ir ao happy hour com menos culpa, não é? Mas já que decidiu entrar de cabeça na reeducação alimentar, está mais do que na hora de aceitar a verdade: bebida alcoólica engorda, sim!

10 – Carne vermelha com moderação

Você se sente estufada após a ingestão de carne vermelha? Saiba que não é a única. Esse alimento realmente demora muito mais para ser absorvido pelo corpo humano. “A carne vermelha tem muito músculo e, por isso, dá mais trabalho ao organismo para digerir”, exemplifica Thais Seabra. A dica é comer carne vermelha, no máximo, três vezes por semana.

11 – Evite frios

É duro. Nós sabemos. Mas o queijinho, o salaminho e aquele presunto defumando devem ser evitados, ou, pelo menos, consumidos com muita moderação.

12 – Cuidado com os dias de folga

O perigo está nesses momentos que desencanamos de tudo. “Os dias de folga podem acabar com os resultados de uma semana inteira”, adverte Fillipo Pedrinola.

13 – Faça trocas

Altere o azeite pelo limão. Eleja o iogurte desnatado para temperar a salada ao invés da maionese e o creme de leite. Se sentir muita vontade de beber durante uma refeição, prefira um chá gelado ou limonada a um refrigerante.“Também use com moderação mostarda, catchup e molhos prontos”, diz Fillipo Pedrinola.

14 – Anote tudo

Parece metódico, mas é super importante. “É fundamental colocar tudo no papel para ter consciência do que está comendo diariamente”, diz a Dra. Thais Seabra. Só que não vale mentir para si mesma e omitir aquelas balas que você comeu após o almoço. Anote tudo mesmo, sem exceção. Só assim conseguirá identificar todos os seus excessos.

15 – Pratique exercícios

Alinhar a prática de exercícios físicos à reeducação alimentar é o caminho mais rápido quando se pretende perder aqueles quilos extras. Não precisa fazer maratonas, nem séries excessivas em academias. Comece com caminhadas, suba escadas e acostume-se a dar uma volta sempre após o almoço.

 

Fonte:Revista Barbara/ed.3

lliella_FFlavors_apple2

3 comentários:

  1. Oi linne!
    Realmente amiga as vezes eu quero emagrecer do dia pra noite e hoje estou compreendendo que não é bem assim.Emagrecer um kg por semana é bem mais saudavel!
    Òtimo findy pra ti!
    BjO

    ResponderExcluir
  2. DEUS
    * . *.*. * . ** . *.*abriu as janelas
    * .. * . * ..* * . *.*. * do céu me viu,
    (¸.o´ (¸.o` *.*.*.** . *.*. *e perguntou:
    ...*(¨`o.o´¨) .*.*.*.*.* * . *.*. *Qual o seu
    . * .`o.¸(¨`o.o´¨) * . * . * . * ...*desejo
    . * .*.. *`o.¸.o´* (¨`o.o´¨) * . *para hoje?
    ..* ... *`o.¸.o´ * *. * . * . * ... *Eu respondi:
    ___♥♥♥♥♥___♥♥♥♥♥ *.*. * . * .. *SENHOR
    __♥♥♥♥♥♥♥_♥♥♥♥♥♥♥. * . * . *cuida
    __♥♥♥♥ JESUS ♥♥♥♥. * . * . *bem
    ___♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ * . * . * . *da
    ____♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ * . *. * . * .*pessoa
    ______♥♥♥♥♥♥♥ * . *. * . * . * .. * . *.*que
    ________♥♥♥ * . *. * . * ... * . *.*está
    _________♥* . * .. ** .. * . *.*lendo
    * . * .. ** .. * . * . * . * . *.*essa
    .. * . (\ *** /) * . *.*.*mensagem
    .* . * ( \(_)/ ) * * . pois,
    .* . * (_ /|\ _) . *. * ela é
    .* . * . /___\ * . . * . *muito
    *. * . * . * . . * . *.*. * . *querida!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga cadê vc?,rsrss...
    Òtimo findy!
    BjO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...