quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mamãe nutrida - Dicas de alimentação para você ter uma gravidez saudável

 

gravidez

 

Mulheres com uma nutrição adequada durante a gravidez têm menos risco de complicações e dão à luz bebês maiores e mais saudáveis. Por isso, o Bem Leve dá dicas nutricionais para as futuras mamães terem uma gravidez saudável. Anote!

As gestantes devem consumir alimentos ricos em ferro como carnes vermelhas, fígado, peixes, feijões, beterraba, quiabo e hortaliças folhosas a fim de melhorar ou evitar a anemia.

É importante consumir fontes de ácido fólico, uma vitamina do complexo B que auxilia na formação do material genético de cada célula. Sua deficiência pode causar mal-formações no feto. Fontes: hortaliças folhosas verdes, leguminosas (feijão, ervilha, soja, lentilha), frutas cítricas (laranja, limão, caju, goiaba, morango, acerola, umbu), iogurte, cereais integrais (pão, arroz, macarrão, biscoitos, farelo de trigo).

As mulheres grávidas precisam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Além disso, o corpo está estocando cálcio para a produção de leite. Além disso, a ingestão adequada de cálcio pode evitar câimbra nas pernas, cáries dentárias e pressão alta. Fontes: leite e derivados, folhosos verdes, feijões, aveia, abóbora, peixes etc.

Para evitar a obstipação (prisão de ventre) é importante comer alimentos ricos em fibra, como: folhosos, frutas com casca ou bagaço, vegetais crus, entre outros. Não esquecer a água (de oito a 10 copos por dia).

Procure evitar frituras e alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão. Prefira óleos vegetais como os de soja, milho, girassol, canola, oliva etc.

Alimentos ricos em potássio (mamão, banana, maracujá, tomate, beterraba, folhosos, feijão etc) devem ser ingeridos para controle da pressão arterial, caso a mamãe não tenha problema renal.

Não coma grandes volumes de alimentos de uma só vez para não ter má digestão. É importante fazer todas as refeições, inclusive os lanches, estabelecendo um horário para cada uma. Mas lembre-se: a gestante não deve comer por dois!

Para evitar o mal-estar matinal que é comum até o terceiro mês, procure manter bolacha de água e sal ou torradas na mesa de cabeceira para comer pela manhã, antes de se levantar. Experimente também alimentos gelados e evite alimentos gordurosos e muito condimentados.

Se tiver azia, evite deitar imediatamente após comer. Mantenha a posição sentada. Espere de uma a duas horas e, então, deite do lado direito para ajudar o seu estômago a esvaziar.
A mulher grávida deve evitar o álcool completamente, pois o seu excesso está relacionado a deficiências mentais, retardo no crescimento e anormalidades comportamentais nos bebês.


Fonte: http://bemleve.com.br

*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

 

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