sexta-feira, 16 de julho de 2010

Caminhada e outras atividades físicas: esclareça suas dúvidas!

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Vai começar a praticar alguma atividade física? Antes de escolher uma modalidade, nem que seja uma simples caminhada, fique atenta a algumas indicações básicas.


1. Quais erros posso cometer durante as caminhadas?

Embora caminhar seja um movimento natural ao ser humano, você poderá apresentar alguns problemas como lesões se fizer caminhada de forma errada.

Veja abaixo alguns desses erros:

  • Não caminhe com caneleiras achando que irá melhorar a sua performance. A carga não ajuda em nada e pode sobrecarregar as articulações causando sérias lesões. Neste caso você conseguirá resultados satisfatórios se usar velocidade, subidas e descidas para melhorar o seu condicionamento.

  • Olhe para frente. Evite caminhar de cabeça baixa. É lógico que você deve prestar atenção no caminho como em buracos no chão etc...Mas tente manter uma boa postura, olhando para frente para evitar lesões na região cervical.

  • Não é preciso dar passadas muito largas para não forçar os joelhos e o quadril. Mantenha uma passada confortável.

  • Evite cruzar os braços à frente do corpo, mantê-los parado ou movimentá-los demais. Os braços têm um movimento em 90 graus para frente e para trás, ajudando no equilíbrio do corpo.

  • Fazer alongamentos apenas antes ou depois da caminhada. Os alongamentos são essenciais e devem ser feitos antes (preparando a musculatura e as articulações) e depois (relaxando a musculatura) da caminhada.

  • Não use qualquer calçado para caminhar. O correto é usar um tênis apropriado para caminhadas com sistema de amortecedor, seja a caminhada curta ou longa, na rua ou na areia etc...

  • Use roupas adequadas que promovam a ventilação necessária.

  • Evite carregar peso como sacolas ou bolsas enquanto caminha. Reserve um tempinho apenas para as caminhada.

  • Não caminhe de qualquer jeito. Monte um programa de caminhadas de forma que você possa ter melhoras no seu condicionamento físico com este exercício.


  • 2. O que é melhor tomar durante a prática esportiva?

    É muito importante fazer um trabalho com nutricionista durante toda a vida e principalmente aquelas pessoas que praticam atividades físicas e precisam repor as energias gastas. A água é a melhor opção para repor os líquidos perdidos durante a atividade física, além de ser suficiente para transportar os nutrientes para os músculos. Embora os isotônicos reponham os sais minerais, só são recomendados para quem malha muito e necessita de isotônicos. Por isso é tão importante fazer uma avaliação com uma nutricionista.

    3. Por que sentimos dor quando iniciamos uma atividade física?

    Principalmente os iniciantes sentem dor porque todo exercício exige uma adaptação do organismo ao exercício, já que este não estava acostumado com a atividade física. Essas adaptações acontecem no sistema metabólico, cardiovascular, endócrino, neuromuscular, etc.

    No sistema muscular ocorre principalmente por rupturas musculares bem pequenas e benéficas, acúmulo de ácido lático etc. Esta dor tende a desaparecer com o treinamento que deve ser progressivo de acordo com a sua condição física. Esta dor acontece mais depois da atividade do que durante a atividade, aliás, se você sentir dor durante o exercício comunique ao professor para que ele verifique se você está fazendo o exercício de forma e postura corretas ou se você não está se excedendo nos exercícios.

     

    Fonte: Site “Cyber Diet

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