sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Dicas para você deixar a sua ceia mais light

Está controlando o peso e não quer descuidar no fim do ano? É possível, sim, comemorar o Natal com mais equilíbrio na alimentação - e sem se privar totalmente das guloseimas desta época. A regra é não exagerar nas porções e fazer substituições.

1. Panetones devem ser consumidos com moderação
Ele é uma das iguarias natalinas mais calóricas, mas nem por isso precisa ser cortado do cardápio. Uma sugestão é substituir o pão francês com geléia do café da manhã, por exemplo, por uma fatia da guloseima. Outra alternativa para quem está tentando manter o peso é optar pela versão light e evitar os de chocolate, mousse, nutella ou gianduia.

2. Prefira carnes mais magras
Escolha carnes como tender, chester, lombo ou até o cordeiro; esta última, apesar de não ser tão magra, é uma escolha melhor do que o pernil ou o leitão. E não exagere nas porções.

3. Consuma as frutas da época com moderação
Tâmaras, damascos, castanhas e figos são frutas calóricas e, portanto, não devem ser consumidas à vontade. Uma dica é utilizá-las na preparação de outros alimentos, como nozes no salpicão, ou damascos com lombo. Evite, ainda, as versões cristalizadas, que são ainda mais calóricas.

4. Evite o excesso de sobremesas
Os doces preparados com leite condensado ou creme de leite são muito calóricos. Então, pense em alternativas, como gelatinas incolores preparadas com suco e pedaços de frutas.

5. A ceia deve durar apenas um dia
Para quem está controlando o peso, a sugestão é, no dia após a ceia, fazer refeições balanceadas, leves, e não repetir o mesmo cardápio da noite (o mesmo vale para o Ano Novo). Também consuma bastante água, que ajuda a combater a desidratação causada por bebidas alcoólicas e pelo consumo exagerado de sal.

6. Escolha uma bebida menos calórica para brindar
As bebidas alcoólicas, em geral, são muito calóricas. Dê preferência aos destilados, como vodca e uísque, que são consumidos em volume menor que os fermentados, como vinho e cerveja. Não consuma os coquetéis em excesso, pois estes são feitos com açúcar, leite condensado, licores e álcool, tudo muito calórico.

7. Cuidado com os ingredientes adicionados ao arroz
O arroz é considerado o melhor carboidrato para acompanhar os assados nas ceias. Pode ser integral ou polido, pois não há diferença calórica entre eles; no entanto o integral é mais saudável por ser rico em fibras e nutrientes. Servido à grega, indiano, com lentilha ou na forma de risotos, ele é indispensável em um cardápio equilibrado. Mas, ao acrescentar ingredientes, prefira vegetais, oleaginosas ou carnes magras e frescas (em vez de embutidos como presunto, peito de peru).

8. Prepare uma farofa mais light
A farofa é um prato que geralmente faz parte das ceias de Natal. Para reduzir o valor calórico, evite fritar a farinha em óleo ou margarina, já que esses ingredientes são repletos de gordura.

9. Não fuja da celebração, mas sim, prepare-se para este período do ano
Para quem está tentando perder peso, não há motivos para resistir às ceias de Natal e Ano Novo. Procure, apenas, preparar uma versão um pouco mais “leve” - sem deixar de consumir os pratos tradicionais, como assados, farofa, arroz, frutas secas e castanhas. O que vale é não exagerar nas porções - como nos casos em que os pratos voltam à geladeira e são consumidos na semana após a noite de Natal.

Fonte: rede de Clínicas Anna Aslan

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