terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Aprenda a montar lanches saudáveis sem depender da lanchonete do trabalho

 

matka_Wariatka

Quero fugir dos doces e salgados da lanchonete do trabalho. Que lanches posso levar para subsituí-los? - Anelise, de São Paulo (SP)
Tem dias que o trabalho é intenso e não dá nem para levantar da cadeira, não é? Antes mesmo, em casa, pegamos o celular, a bolsa, o computador e saímos na pressa, sem lembrar de levar algo especial para comer. Está na hora de mudar isso. Algumas lanchonetes podem ter opções saudáveis, mas não devem ser consideradas como a salvação para a sua fome. 

Para montar o seu arsenal, vai aqui uma lista de compras útil:

Barras de cereais – as marcas Nature Valley Granola, Nutry Organic, Ebar, Quacker Kids, Supino, Levittá e Airon são boas opções; procure também barras com quinoa e gergelim.
Biscoitos e pães – Entre os cookies, procure os orgânicos e integrais, com aveia ou quinoa, das marcas Jasmine, Vitao, Nutry e Native. Outras boas pedidas são as torradas integrais Marylan, os bolinhos Suavipan, os pães Bisnaguinha integrais e a sua marca preferida de biscoitos de arroz.
Salgadinhos - Os de arroz integral Rozen são ótimos. Você pode levar também pipoca salgada e biscoito de polvilho e garantir um lanche saudável.
Chocolate - Os clássicos Bis são doses pequenas, o Chocosoy tem a vantagem da soja e o Choco Pop combina pipoca com chocolate, deixando a guloseima mais leve.

Sementes – Separe porções de 20 a 40 gramas de sementes (como abóbora e girassol) e frutas secas, mudando a combinação a cada dia. Prefira as sementes não torradas ou salgadas.
Frutas - Maçã, pêra, ameixa, banana, uva e frutas secas são as mais fáceis de levar, mas você também pode acomodar caquis e abacaxi em potinhos.
Bebidas - Sucos de soja (Ades, Shefa) e de fruta (Ceres, Sufresh, Maraú, Yakult), além da água de coco, merecem um espaço no seu lanche.
Leite e derivados – Achocolatados, queijo Polenguinho com fibras e cálcio e leite fermentado (Yakult ou Chamyto) podem ser levados na bolsa. Se você tiver acesso a uma geladeira, não esqueça de incluir iogurte de frutas no seu lanche.
Muitas pessoas ainda têm o hábito de fazer apenas três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar. Esquecem ou simplesmente julgam não serem importantes os lanchinhos no meio da manhã e da tarde – que podem ser seguidos também de uma ceia.

Quando uma pessoa fica muitas horas sem se alimentar ou faz refeições de baixo valor nutricional pode ocorrer uma queda nos níveis de açúcar do organismo, causando uma situação que chamamos de hipoglicemia (“hipo”, pouco, “glic”, glicose e “emia”, sangue). Ou seja, pouco açúcar circulando no sangue como fonte de energia. Isso pode causar perda ou diminuição da concentração e da atenção, irritabilidade e sonolência, além de sensação de fraqueza e tonturas.

Para prevenir a hipoglicemia é importante seguir duas regrinhas básicas:
1) Nunca pular uma refeição ou ficar mais de três horas sem comer.
2) Ingerir uma boa quantidade de carboidratos nas refeições, principalmente os integrais.

 

 

Fonte: Por Redação Marie Claire  - Guru de Nutrição / Dieta - 09/03/2010 .

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...