quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Emagreça o prato

 

Alguns truques na hora de preparar os alimentos garantem uma refeição mais leve e saborosa.

Não é só de produtos diet e light que sobrevive uma dieta. Com algumas mudanças na preparação dos alimentos, dá para ressaltar o sabor do prato tradicional, além de deixá-lo magrinho. Siga as sugestões da nutricionista Cinthya Maggi e elimine as calorias extras:

► Fritar os filés de frango ou bifes? Não mais: troque parte do óleo na frigideira por um pouco de suco de laranja ou abacaxi. Deixe cozinhar até que o líquido seque ou que a carne fique dourada.
► Substitua temperos à base de creme de leite e maionese, ingredientes gordurosos, por iogurte temperado com mostarda, ervas frescas e cogumelos.
► Para executar receitas que levam gemas, sempre calóricas e ricas em colesterol, utilize duas claras no lugar de um ovo. Essa técnica funciona bem até em bolos.
► Peixes, aves e verduras ficam deliciosos quando preparados no papel-alumínio ao forno. Tempere como de costume e coloque os alimentos dentro da folha. Nesse caso, não é preciso usar gordura, pois o vapor que se concentra dentro da embalagem deixa a comida

A expert responde

P Mesmo com o meu dia sendo muito corrido, devido ao trabalho e à faculdade, gostaria de manter uma alimentação saudável. O que posso fazer para evitar as guloseimas e, assim, perder aqueles quilinhos indesejáveis?

R Barras de cereais, cookies e torradas integrais são algumas das alternativas saborosas e práticas de carregar para as pessoas que vivem apressadas no dia a dia. Porém, para os que preferem alimentos naturais, também há escolhas saudáveis e fáceis de serem transportadas, como as frutas desidratadas e in natura, além de sementes como castanhas, nozes ou amêndoas. Essas últimas, aliás, são fontes das gorduras consideradas "boas", que proporcionam maior saciedade. Já quem optar pelos alimentos integrais também encontrará benefícios, já que eles reduzem a fome por conter mais fibras que as versões tradicionais. Iogurte? Outra boa opção, mas somente para aqueles que têm a possibilidade de manter o produto refrigerado para evitar a proliferação de microorganismos.

"Vai se refrescar com um suco? Aposte, então, em duas ou mais frutas para obter combinações importantes. A laranja, por exemplo, é rica em vitamina C; já o mamão é fonte de vitamina A. A bebida, portanto, acaba funcionando como um bom suplemento de vitaminas".
Jana Corona, nutróloga

Sobremesas liberadas
Em mais uma obra dedicada aos amantes da culinária, a Larousse lança um guia completo de sobremesas. Para compor o livro, o mestre francês, Pierre Hermé, selecionou 346 receitas de tortas, sorvetes, flãs, crepes, suflês, trufas, petits-fours, doces de ovos entre muitas outras, da culinária francesa e internacional, clássica e contemporânea. O conteúdo reúne ainda várias opções de doces light, ideais para quem está de dieta, mas não deseja abrir mão dessas delícias. À venda em todas as livrarias do país por R$ 90.

Truque magro
Que tal aliviar o calor escaldante com um sorvete de flocos? para não extrapolar na guloseima, veja como deixá-la mais magrinha

Na versão leve do doce, o leite é substituído pelo desnatado. Já o creme de leite e o leite condensado dão lugar às versões light. A maior redução, porém, ocorre na troca do chocolate ao leite pelo amargo, pois, além de ter menos lipídios, concentra maior quantidade de cacau, que auxilia na prevenção de doenças do coração. No final, o sorvete magro apresenta metade das calorias que o original, ou seja, de 120 kcal por bola ele fica com 60 kcal.

Ingredientes
 1 lata de leite condensado
 1 lata de creme de leite
 2 latas de leite de vaca (utilize a lata de leite condensado como medida)
 100 g de chocolate ao leite picado
 Gotas de baunilha

Modo de preparo
1.
Reserve o chocolate picado e bata os demais ingredientes no liquidificador
2. Leve para gelar até endurecer e, em seguida, bata na batedeira até ficar cremoso
3. Adicione o chocolate e leve para gelar novamente até endurecer

Fibra Milagrosa: Rica em vitaminas, sais minerais e potássio, a pera também possui propriedades que auxiliam a perda de peso. Uma fruta média, por exemplo, tem 6 g de pectina, substância que auxilia na redução e na absorção de carboidratos pelo organismo. Trata-se, portanto, da fruta com a maior quantidade desse tipo de fibra - o consumo de uma unidade representa 12% da necessidade diária deste nutriente. Se a ideia, então, é afinar a cinturinha, vá de pera!

A redação testou

Parece açúcar
O adoçante dietético à base de sucralose da União, não contém glúten. Cada envelope de 0,8 g possui 3 kcal. R$ 6, sachê com 50 unidades.

"Pequenas quantidades são suficientes para adoçar a bebida, além de realçar o sabor do alimento."

Praticidade
A barra de fruta morango com chocolate light, da Nutry, concentra cereais em 40% de sua composição. São 85 kcal em uma unidade. R$ 1,20.

"Opção prática e nutritiva para quem tem o dia corrido e precisa fazer um lanchinho."

Superleve
O yakisoba express da Selmi não contém gordura trans. A cada 32 g (1/4 do prato) são encontrados 149 kcal. R$ 3.

"Deliciosa alternativa para quem aprecia a culinária oriental, mas não quer ganhar quilinhos extras."

Excêntrico
O pão de açaí com banana da Nutrella é rico em fibras, lipídios e antioxidantes. São 115 kcal em duas fatias. R$ 4.

"Ideal para quem precisa de uma refeição leve, mas não quer deixar o sabor de lado. Fica irresistível com uma boa margarina light."

Fonte: Matéria publicada no site da Revita “Dieta Já”

Fotos: Shutterstock. com a colaboração de Bruno Godoy (estagiário)

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