quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O que fazer quando a balança não responde aos esforços para emagrecer

Por que algumas pessoas simplesmente não conseguem emagrecer? Tenho 8 kg extras e já tentei de tudo para perdê-los, além de malhar 4 vezes por semana - Daniela, de São José dos Campos (SP)

Acho importante começar esta resposta falando sobre o que é o emagrecimento. Principalmente no seu caso, que pratica bastante atividade física. O emagrecimento se dá através da redução do percentual de gordura, seja ela subcutânea (entre músculos e pele) ou visceral (mais interna e entre os órgãos), e também pelo aumento da massa magra.

Portanto, a balança nem sempre serve como um indicador de perda de peso absoluto. Isso porque a balança apenas mostra o peso em quilos e não mede sua composição corporal. É comum ouvirmos de uma pessoa que ela está malhando, comendo bem, sentindo suas roupas mais largas mas a balança não muda. Nesse caso ela pode estar trocando tecido adiposo por massa magra e nesse caso está, sim, emagrecendo. O que ocorre é que músculos também pesam na balança.

Por isso, acho muito importante que você tenha orientação dos profissionais de nutrição e atividade física para que façam um trabalho integrado e otimizem a perda de gordura e ganho ou manutenção de massa magra.

Algumas orientações que podem ajudá-la a melhorar seus hábitos e obter uma perda de peso gradual e saudável:

1. Evite dietas hipocalóricas – a redução calórica diária não deve ser maior do que 500 Kcal;

2. Consuma mais alimentos integrais e naturais. Por exemplo: você não precisa deixar de comer pão, apenas substitua o branco pelo integral em alguns dias da semana; consuma mais frutas e legumes;

3. Estipule metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Por exemplo: se você realiza 3 refeições ao dia, se prepare para incluir mais 2 lanches nos intervalos. Pequenas mudanças podem significar grandes resultados;

4. Consuma açúcar com moderação. Experimente diminuir a quantidade do que já consome. Se coloca um sachê de açúcar no café, passe a usar meio;

5. Consuma sal com moderação, diminuindo a quantidade que você adiciona na mesa;

6. Deixe seu prato mais colorido;

7. Pratique exercícios aeróbicos pelo menos 3 vezes na semana, por um tempo de no mínimo 20 ou 30 minutos;

8. Beba 2 litros de água por dia;

9. Procure manter os novos hábitos de atividade física e alimentação e incorporá-los à sua vida, e não pensar apenas no resultado imediato do emagrecimento. Essa é a melhor equação para manutenção de peso.


Fonte: Por Manoela Figueiredo integra o time exclusivo de GURUS da Revista Marie Claire

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