quinta-feira, 28 de julho de 2011

MyPlate, novo guia americano de nutrição

0,,53805501,00

O MyPlate é um guia de nutrição recém-lançado nos Estados Unidos para substituir o desenho de pirâmide alimentar, bastante usado na área para ressaltar quais porções e alimentos devem ser consumidos em uma dieta equilibrada.

Nessa nova representação gráfica, as cores são o principal diferencial e chamam a atenção para a maneira correta de montar seu prato a cada refeição. A divisão é feita em quatro grupos:vegetais, grãos, frutas, proteínas e laticínios.

No entanto, vale lembrar que os hábitos alimentares dos brasileiros são diferentes dos americanos e, por isso, provavelmente os laticínios se encaixam melhor nos lanches, entre as refeições principais, em forma de iogurte, leite ou queijo. No restante, o MyPlate é adequado e até parece a antiga receita de nossos avós: arroz, feijão, carne e salada, seguido de uma fruta.

Alguém tem dúvidas de que teríamos uma sociedade mais em forma se comêssemos como nossos avós nos ensinaram? Ou como mães cuidadosas alimentam seus filhos nos primeiros anos de vida? Eu não.

O guia traz ainda dicas muito objetivas e simples, que vale registrar:
· Divirta-se com o que come, mas coma menos!;
· Evite porções gigantes;
· Consuma metade do prato com vegetais e frutas;

· Opte por grãos integrais em pelo menos metade dos alimentos ricos em carboidratos;
· Prefira o leite desnatado ou semi.

· Preste atenção e compare o sódio de certos alimentos tais quais sopas, pães e congelados. Prefira os que tenham menor valor da substância.

· Beba água ao invés de bebidas adoçadas.

Fonte: Cynthia Antonaccio -  http://revistamarieclaire.globo.com

 

Blog_Divider_shabbymissjenndesigns4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...