quinta-feira, 21 de julho de 2011

Romã - Indispensável na sua alimentação

 

Roma

 

É uma fruta exótica, rica em propriedades benéficas para o organismo e para a saúde. Ajuda a baixar os níveis de coleterol e de tensão arterial, para além de nos proteger das constipações, visto ser uma fonte de vitamina C.

• Como escolher?

Quanto mais pesadas forem, mais saborosas são. Tenha também em conta se não têm cortes nem estão “amassadas”, bem como se têm uma casca rija e de cor viva. As romãs originárias do Afeganistão, de tom vermelho muito vivo e cerca de 10 centímetros de diâmetro, são conhecidas como as melhores do mundo!

• Porque é tão saudável?

- Não tem gordura alguma, apenas hidratos de carbono que dão energia de forma imediata, e também uma enorme quantidade de água que lhe confere uma suculência incomparável e ajuda a manter o corpo saudável e hidratado.

- Tem uma quantidade significativa de potássio , o que ajuda a repor o nível hídrico das células. Isto traduz-se em melhorias do sistema nervoso e muscular e também redução da tensão arterial.

- É rica em substâncias antioxidantes, como vitamina A e vitamina C, que ajudam a controlar os níveis de colesterol.

- Possui uma acção anti-inflamatória, digestiva e purificadora do sangue.

• Como nos beneficia?

- É uma fruta recomendada para diabéticos por ter quantidades quase nulas de sacarose. Para além disso ajuda a emagrecer porque é pouco calórica e tem um ligeiro efeito diurético. Ajuda na digestão e é indicada para problemas gastrointestinais como diarreia, úlceras ou flatulência, bem como na prevenção das hemorróidas. É ainda uma excelente aliada contra o stress, hipertensão, colesterol alto doenças cardiovasculares e até mesmo cancro, principalmente da próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...