domingo, 24 de julho de 2011

Sódio X alimentos processados

 

O sódio deve ser consumido na alimentação de forma moderada, uma vez que seu excesso está relacionado à fatores de risco para o agravo de doenças, assim como a hipertensão. Deste modo a preocupação em relação ao consumo deste nutriente gera diversas discussões e consensos, como pode ser observado em estudo recente, no qual é evidenciado o fato dos alimentos industrializados serem os maiores contribuintes para a ingestão de sódio na dieta da população em geral.

De acordo com o estudo, na Autrália, as indústrias de alimentos começaram a diminuir o sal em uma série de produtos e o objetivo da pesquisa foi monitorar sistematicamente e assim recolher dados sobre o teor de sódio em produtos com diminuição de sódio, para assim comparar aos valores máximos estabelecidos pela Food Standards do Reino Unido. De acordo com os resultados, os grupos de alimentos que apresentaram as maiores quantidades de sódios foram molhos, carnes processadas e pães.

Outra pesquisa foi desenvolvida no Reino Unido com o objetivo de avaliar a redução de sódio nos alimentos processados, visando avaliar se os dados do painel de consumidores domésticos e a compra de alimentos poderia ser usado para avaliar o teor de sódio dos alimentos processados. De acordo com os resultados, os maiores contribuintes em relação ao sódio foram o sal de mesa, carne processada, pãe e outros produtos de panificação, laticínios e molhos prontos. Ainda de acordo com o estudo, sugere-se que os líderes de mercado têm maiores teores de sódio do que a média. Deste modo, deveria haver maior concentração de esforços para a redução de sódio nos produtos mais vendidos, fato que pode levar a grandes reduções de sódio disponível para consumo e, deste modo, promover ganhos para a saúde pública.

Os achados dos estudos evidenciam a quantidade de sódio acima da media, consumida através de produtos industrializados. Deste modo, deve haver intervenções nesta área, para que haja diminuição da adição deste nutriente na formulação dos produtos, contribuindo de forma dierta para a melhora da saúde da população.

 

Fonte: http://www.nutricaoempauta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...