terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cuidado com o jejum antes dos exercícios físicos

 

fitness Não é muito difícil alguém dizer que acorda e vai para academia sem tomar café da manhã, ou que depois de um dia de trabalho vai praticar exercícios sem comer nada.

Isso geralmente acontece por falta de tempo, por não ter se programado ou com a intenção de queimar mais calorias e emagrecer mais rápido.

Mais sabia que para ter um bom desempenho na prática de exercícios, e em conseqüência queimar gordura corporal é essencial ter se alimentado de forma adequada antes de praticar exercícios? Ficar um longo período sem se alimentar pode resultar em vários sintomas desagradáveis, como: raciocínio confuso, cansaço, dores de cabeça, tontura, etc.

São sintomas relacionados ao processo de hipoglicemia, isto é, a queda da glicose na corrente sanguínea.

Durante o exercício há um aumento do gasto energético e ocorre uma alteração no metabolismo. Se você estiver sem comer há muito tempo ocorre a queda da glicemia, então o organismo começa a usar a proteína como fonte de energia, e dessa forma você perde massa magra (massa muscular). O seu rendimento também cai muito, você se sente cansado, não tendo o mesmo desempenho que teria se estivesse se alimentado corretamente.

Quem pratica exercícios de manhã e não realiza o café da manhã ficará facilmente mais de dez horas em jejum. Isso pode favorecer o aparecimento de infecções, já que o organismo está debilitado devido à falta de nutrientes.

O ideal é consumir pelo menos uma fonte de carboidrato (pão, fruta, barra de cereais, aveia, torrada) uma a duas horas antes dos exercícios. Caso a refeição anterior seja o café da manhã, almoço ou jantar, é importante fazer uma refeição balanceada, com mais grupos alimentares.

 

Fonte: Por Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

http://cyberdiet.terra.com.br

2 comentários:

  1. Beleza de matéria, sempre saio para caminhar em jejum já tinha ouvido falar que não é bom, mais será que comer uma fruto tipo banana ou maçã já ajuda?

    ResponderExcluir
  2. oi eu malho de manha e nao conseguia me alimentar de manha ai o prof sempre falou e como queria emagrecer achava que se eu tomar cafe da manha eu iria engordar
    ai comecei outra academia ta com dois dias e o prof falou que se eu nao comesse nada eu nao poderia malhar hoje ja acordei tomei um 1/2 copo de leito com 1 fatia de pão integral assim vou me adapitando vamos ver se queimo mais calorias
    muito boa suas dicas vio
    bjos otimo dia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...