quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Frutas secas tradicionais são tão saudáveis quanto frutas frescas

frutas secas

Versões como a da maçã e ameixa ajudam a cumprir meta de consumo

Por Minha Vida

Segundo trabalhos apresentados no 30º Congresso Mundial de Castanhas e Frutas Secas, em maio deste ano, o consumo de frutas secas é uma boa alternativa para alcançar a ingestão recomendada de frutas em uma dieta balanceada. Os pesquisadores presentes no evento afirmaram que frutas desidratadas como damasco, maçã, tâmara, figo, uva passa e ameixa deveriam ser postas lado a lado com as frutas frescas pelos formuladores de dietas.
As frutas desidratadas são ótimas fontes de fibra e, assim como as frutas frescas, têm baixos índices glicêmicos, desempenhando um importante papel na prevenção de diversas doenças metabólicas. Além disso, elas estão entre os principais alimentos ricos em potássio e ainda contêm grande variedade de antioxidantes, vitaminas e minerais, únicos para cada fruta.

papel manteiga folha

Um erro frequente encontrado nas comparações entre frutas secas e frescas, até então, era o fato de as análises utilizarem amostras de peso equivalentes. Como era previsível, a quantidade de açúcar presente na porção de frutas desidratadas era bem maior, já que ela não contava com o peso da água. Entretanto, se as porções e a quantidade de água forem levadas em conta, o açúcar natural das frutas e suas calorias se tornam equivalentes aos das frutas secas.
Organizado pela Fundação Internacional de Castanhas e Frutas Secas, o congresso uniu as principais indústrias do ramo e renomados pesquisadores da área de saúde. Estiveram presentes 30 estudiosos dos Estados Unidos, Grécia, Turquia, Japão e Reino unido.

Benefícios do consumo de frutas
Pouco importa se são secas ou frescas. O importante é não deixar de ingerir frutas. Elas são saborosas e contêm fibras e fitoquímicos capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer, além de serem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento, diz a nutricionista Daniela Jobst. Conheça alguns dos principais benefícios de algumas delas.

1. Banana: ótima fonte de potássio, ajuda a regular a pressão arterial. Também são ricas em vitaminas do complexo B e C. Além disso, a fruta é ideal para ingerir entre as refeições, quando bate aquela vontade de atacar um doce, já que conta com triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar.
2. Pera: segundo um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, comer três peras por dia ajuda a eliminar os quilos extras. A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água.
3. Mamão: a papaína encontrada no mamão é altamente digestiva. Além disso, esta fruta tem excelente poder laxante.
4. Abacaxi: a bromelina encontrada no abacaxi é capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, auxiliando na digestão de carnes e outras proteínas.
5. Goiaba: assim como o tomate, a fruta é rica em licopeno, substância que neutraliza a ação de radicais livres e estimula o sistema imunológico. Estudos apontam o licopeno como redutor de risco de câncer, principalmente de próstata.

 

Fonte: http://msn.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...