quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Peso ideal = peso saudável?

 

balança,peso

Atualmente o que mais os profissionais da área da saúde indicam, é que as pessoas estejam dentro do peso considerado saudável, e assim evite o aparecimento de doenças como obesidade e outras relacionadas ao excesso de peso.

Porém, é essencial observar de que forma as pessoas conseguem ou tentam atingir esse peso.
Imagine falar para uma pessoa "chocolátra" que existe a dieta do chocolate, na qual consiste em comer apenas chocolate durante o dia e que assim ela eliminará peso. Seria um sonho não é? Mas pode ser que funcione, se ela reduzir o total de calorias e estas forem apenas provenientes de chocolate, ela até poderá emagrecer, mas os resultados serão desastrosos!
O peso na balança poderá cair, mas o aumento de gordura corporal e o surgimento de doenças como colesterol elevado, gastrite e outras, é quase inevitável. É preciso ter consciência que para emagrecer para valer, pensando em saúde, é importante ter uma alimentação balanceada, que forneça todos os nutrientes importantes para o seu organismo.
Uma pesquisa recentemente divulgada na mídia, fala-se sobre o perfil nutricional de modelos brasileiras. Verificou-se que apesar da maioria estar dentro da classificação saudável do IMC (Índice de Massa Corporal), muitas estão com a porcentagem de gordura corporal elevada e estão deficientes em nutrientes essenciais para o corpo. Apenas 8% cuidam do peso corretamente com dieta balanceada e atividade física.
A busca em estar bela nas passarelas, faz com que façam dietas desequilibradas e tenham atitudes erradas do ponto de vista nutricional, como fazer jejum, ficar muito tempo sem comer, fazer compensações, etc. Dessa forma, as chances de desenvolverem distúrbios como transtornos alimentares aumentam cada vez mais, além da possibilidade de contrair outras doenças resultantes de uma má alimentação.
Por isso, estar no peso ideal não significa estar com um peso saudável! O caminho para alcançar o peso tão sonhado de forma saudável pode ser até mais longo, mas com certeza valerá a pena, pode ter certeza!

 

Fonte: Por Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

 

imagesb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...