quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Prestar atenção no valor calórico dos alimentos ajuda a manter o peso

 

Veja o quanto um alimento muito calórico equivale de outras opções mais saudáveis e organize seu lanche.

 

Muitas vezes, consumimos alimentos que são verdadeiras bombas calóricas disfarçadas, enquanto outros não engordam tanto quanto parecem. E é importante ficar de olho nessas quantidades para não ultrapassar o valor diário recomendado: 2 mil calorias para mulheres e 2.500 para homens.

Para falar sobre somas, trocas, ajustes e equilíbrios calóricos, o Bem Estar desta quarta-feira (3) convidou o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Mônica Beyruti.

No Jogo das Equivalências, o programa mostrou 25 alimentos, e um casal participante teve que acertar o valor calórico de cada um.

Calorias equivalentes (Foto: Arte/G1)

*clique na imagem para ver maior

A professora de dança Sueli Costa, de 53 anos, trabalhou a vida toda como bailarina clássica, é porta-bandeira há 16 anos e há 8 carrega o pavilhão oficial da escola de samba paulistana Rosas de Ouro. Ela se preocupa com a aparência: vai à esteticista, malha, faz tudo para melhorar o corpo por fora e também por dentro. Uma vez por ano, faz um check-up completo.

No café da manhã, por volta das 9h, Sueli come meio pãozinho ou duas bisnaguinhas e café com leite. Também gosta de presunto e queijo puros, sem pão. No almoço, opta por feijão. Massas, só uma vez por semana. Ela também adora verduras e legumes: alface, rúcula, tomate seco e abobrinha, além do champignon.

Ela e o marido, Osmar, trabalham à noite e, por isso, o jantar é uma refeição fundamental para o casal. Ela costuma preparar arroz, feijão, macarrão, frango, churrasco ou carne cozida. Gosta de batata frita, mas só fora de casa. Come de tudo, sempre com moderação. E é viciada em suco de melancia.

O empresário Osmar Costa, de 50 anos, tem uma vida sedentária e estressante: passa o dia inteiro sem se alimentar e come muito à noite. Procura dormir 7 horas por noite, mas reconhece que isso é difícil. No café da manhã, só cafezinho preto. No almoço, não costuma comer nada, e começa a trabalhar por volta do meio-dia. À tarde, raramente come algo no escritório, só quando sente fome.

No jantar, Osmar pega pesado. Em casa, a Sueli sempre se preocupa em ter salada. Ele diz que come sanduíche de lanchonete, mas dificilmente fast food e salgadinhos. Prefere comida feita na chapa. Não bebe nada de álcool há 16 anos, só água, refrigerante e café. Não gosta de leite nem suco, mas não dispensa um queijinho nem consegue voltar do supermercado sem uma caixa de bombom. Depois das refeições, sempre procura algum doce. E diz que não se preocupa com calorias nem rótulos.

Valor calórico dos alimentos
- Macarrão instantâneo = 400 calorias
- Bolo de chocolate = 350 calorias
- Misto-quente = 340 calorias
- Açaí com granola = 250 calorias
- Pudim de leite = 230 calorias
- Meio pão na chapa = 230 calorias
- Pão de queijo = 220 calorias
- Empadinha de palmito = 200 calorias
- Leite com achocolatado = 200 calorias
- Bife = 170 calorias
- Chopp = 120 calorias
- Leite = 120 calorias
- Suco de laranja sem açúcar = 120 calorias
- Bombom = 110 calorias
- Salgadinho = 100 calorias
- Filé de frango = 100 calorias
- Refrigerante = 80 calorias
- Pipoca = 70 calorias
- Brigadeiro = 60 calorias
- Meio mamão papaia = 50 calorias
- Café com leite e açúcar = 120 calorias
- Uma colher de leite condensado = 50 calorias
- Água de coco = 40 calorias
- Biscoito recheado = 40 calorias
- Bolacha água e sal = 20 calorias

Quantidade diária recomendada

Homem
Café da manhã – 500 calorias
Lanche da manhã – 250 calorias
Almoço – 750 calorias
Lanche da tarde – 250 calorias
Jantar – 750 calorias

Total: 2.500 calorias

Mulher
Café da manhã – 400 calorias
Lanche da manhã – 200 calorias
Almoço – 600 calorias
Lanche da tarde – 200 calorias
Jantar – 600 calorias

Total: 2.000 calorias

 

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar


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