quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Arroz integral queima a gordura perigosa e faz bem ao coração

Arroz Integral

Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

 

O Saúde Plena já noticiou diversos benefícios sobre os alimentos integrais, que vão do prolongamento da sensação de saciedade ao controle da hipertensão. E uma nova pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, mostra que os benefícios não param por aí. Os pesquisadores analisaram a dieta de 2 800 pessoas, e entre elas, as que consumiam três ou mais porções de cereais integrais diariamente – e não abusavam dos refinados – tinham até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita na parte interna da barriga, recobrindo órgãos como pâncreas, intestino e fígado e traz graves problemas de saúde em médio e longo prazos.

E além de diminuir a gordura corporal, o que é sempre muito bem-vindo, o coração também é muito beneficiado. As células gordurosas menos desenvolvidas significam menos inflamação nas artérias e, consequentemente, menos trabalho do coração para fazer o sangue circular. Isso é grande trunfo na dieta porque pessoas com o peso ideal, mas que apresentam adiposidade nos órgãos internos, correm um risco maior de desenvolverem doenças coronárias e maior probabilidade de aparecimento de tumores, como o de mama.

No caso do arroz, a única diferença visual entre o integral e o branco é que este possui uma casca mais fina. Mas essa casquinha, que parece tão insignificante, tem alto teor de fibras. E quanto maior seu valor, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Eles são os grandes responsáveis por essa deposição de gordura intra-abdominal.

Isso porque as fibras formam uma espécie de goma quando entram em contato com a água e, assim, tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja absorvido mais devagar. Isso evita o aumento da produção de insulina, hormônio responsável por mandar a glicose para dentro das células, que, em excesso, infla os pneus da barriga e, ainda, abre caminho para o diabetes.

Além dessa grande vantagem do arroz para o organismo, outro grande mérito deste alimento é que indivíduos que o ingerem diariamente costumam se alimentar de maneira mais saudável em todas as refeições. Isso é o que mostra um estudo, realizado por uma empresa de consultoria alimentar, baseado no National Health and Nutrition Examination Survey, um levantamento feito periodicamente pelo governo dos Estados Unidos. Ao analisar dados de 1999 a 2004 sobre a dieta de mais de 25 mil crianças e adultos, constatou-se que nos apreciadores desse cereal não havia carência de nutrientes essenciais para o organismo, como ácido fólico, potássio e outras vitaminas do complexo B.

O resultado mostrou que os consumidores regulares de arroz têm menor propensão a acumular quilos extras, 34% menos risco de hipertensão e 27% menos probabilidade de aumento na circunferência abdominal.

 

Fonte:  http://www.divirta-se.uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...