segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Café da manhã: hábito ajuda na manutenção do peso

family-breakfast

Cuidado! De acordo com uma pesquisa recente, sair de casa sem tomar café pode gerar quilinhos a mais. Que tal experimentar?

 

Quer um bom motivo para não deixar de tomar café da manhã?

A desculpa é sempre a mesma: a pressa faz com que você saia de casa sem tomar o café da manhã. O problema é que esse hábito pode dificultar a manutenção do peso e ainda gerar uns quilinhos a mais.
Estudos apontam que a primeira refeição do dia está diretamente ligada com a manutenção do peso. A maioria das pessoas que conseguem emagrecer e permanecer magras depois da dieta possuem o costume de tomar café da manhã. Segundo pesquisa feita com mais de 15 mil participantes pela Universidade de Medicina de Tapei, Taiwan, e publicada no Jornal Internacional da Obesidade, o risco de chegar à obesidade é 34% maior entre as pessoas que pulam o café.
A explicação do médico endocrinologista e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo João César Castro Soares é simples. O período matutino, em geral, é o mais ativo do dia e, por isso, é também quando o corpo mais gasta calorias. Ou seja, comer de manhã significa gastar a maior parte das calorias que foram ingeridas automaticamente. Além disso, é um hábito que gera mais energia para o resto do dia. Com mais energia, a tendência é que você se sinta mais ativa e aumente o gasto calórico.
Outro bom motivo a favor do desjejum é que ele ajuda a saciar o organismo e evita com que você sinta muita fome ao longo do dia e acabe exagerando nas outras refeições, que acontecem em períodos em que estamos mais em repouso, como à noite, por exemplo. "Comer pão francês no café da manhã é gostoso e liberado, enquanto na parte da noite é melhor evitar", diz o Dr. João César.

Como começar?
Se você não é adepta do café da manhã, separamos 4 dicas infalíveis e 1 menu de café da manhã para quem quer começar a adquirir o hábito.


1. Acordar 15 minutinhos antes: não precisa ser um café da manhã demorado como nos comerciais de margarina. Acordar 15 minutinhos mais cedo não vai fazer muita diferença no seu sono, mas pode fazer tanto na sua saúde quanto na balança.

2. Para quem costuma acordar sem fome e com enjôo matinal: comece pela fruta. A acidez da fruta pode ajudar na digestão e diminuir a sensação de enjoo.

3. Para quem gosta de comer à noite: se você acorda sem fome, pode ser que esteja comendo mais do que o necessário na última refeição do dia. Comer demais antes de dormir atrapalha a digestão e aumenta a sensação de saciedade pela manhã.

4. Para os apressados: sim, já entendemos que você não vai acordar mais cedo. Então leve consigo ao trabalho coisas fáceis de carregar na bolsa. Iogurte, barra de cereais e frutas secas são ótimas opções para começar o dia. Algumas frutas também são fáceis de carregar, como banana e maçã. Vale também levar queijos processados que já vêm embalados para levar de lanche e não precisam ficar na geladeira.

+ 1 menu: dicas para fazer um café da manhã balanceado
- uma porção de frutas ou suco
- uma porção de carboidrato complexo - pães e cereais
- uma porção de proteína - leite, iogurte e queijos
- uma xícara de café - a cafeína dá mais energia, acelera o metabolismo e pode ajudar no gasto calórico.

Dr. João César Castro Soares é médico endocrinologista e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo

Fonte:http://revistacriativa.globo.com/

Um comentário:

  1. Nunca deixo de tomar meu café da manhã, acho realmente muito importante

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...