quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A mudança começa por você

 

Para alcançar seus objetivos, é essencial descobrir - sozinha - as melhores maneiras de realizar as modificações necessárias

por Luiz Alberto Py

 

O excesso de peso está afetando não só minhas emoções, mas minha vida. Sinto-me amarrada e não consigo forças para mudar. Há dias choro muito sozinha, principalmente porque toda roupa que visto não fica bem no meu corpo. Sinto até vergonha de ir à academia e as pessoas ficarem observando como estou enorme. Tenho hipotireoidismo, já estou em tratamento, mas ainda não consegui reduzir o peso. Segundo meu médico, a minha genética me prejudica. Preciso de ajuda.
Lívia, Lins - SP

Cara Lívia, você termina sua carta dizendo que precisa de ajuda. A grande questão é que só existe, no mundo todo, uma única pessoa que pode ajudá-la. Sim, é isso mesmo que está pensando: somente você pode interferir na própria perda de peso e transformar efetivamente a vida para melhor. E olha: não desista do tratamento, que além de ser muito importante para a sua saúde, a ajuda a normalizar o metabolismo. Se sua genética a prejudica, é mais uma razão para não desanimar. Certo?
Agora, você há de concordar comigo que evitar o excesso de comida é algo que só depende de você mesma. Esse é o ponto de partida para essa grande mudança. E digo mais: controlar a alimentação é uma tarefa diária que implica em constante esforço. O desafio aqui é modificar seu antigo hábito de comer mais do que o necessário. Sim, é um serviço árduo, porém indispensável.
Lamento dizer, mas não há saída mais fácil, simples e milagrosa. A boa notícia? Quando você parar de esperar soluções mágicas e se dispuser a assumir o esforço necessário - além de continuar tratando a sua disfunção na tireoide - seu problema de obesidade será resolvido. Pois é, Lívia, a disposição necessária para realizar cada etapa depende somente do seu empenho emocional. Procure, portanto, se dedicar ao propósito de emagrecer e verá a recompensa num corpo saudável e bonito. Vamos lá, mãos à obra e o sucesso será garantido.

 


Luiz Alberto Py Médico psicanalista, psiquiatra e autor de oito livros, entre eles Amor e superação.

luiz@albertopy.com.br

 

Fonte:  http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/

2 comentários:

  1. e verdade vio
    so depende de nos mesmo

    ResponderExcluir
  2. Dr Luiz Alberto Py falou TUUUUUUUUUUUUDO =)A resposta dele foi tao obvia e tao interessante ao mesmo tempo! ADOREI!!!!!!!!!!!! =D

    Patricia, EUA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...