segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pare de usar a comida contra a solidão

Essa atitude pode ser uma das culpadas pelo excesso de peso

Por Eliane Contreras
solidãoDepois de um rompimento afetivo comecei a engordar e fracassar em todas as dietas (geralmente malucas) que tentei. Durante o dia até que eu conseguia seguir o cardápio, mas à noite comia muito - jantava e continuava beliscando uma coisa aqui outra ali. Essa compulsão foi crescendo e passei a comer cada vez mais nesse horário. No dia seguinte, acordava sem fome e saia de casa em jejum e comia o mínimo durante o dia para compensar as calorias consumidas em excesso, principalmente porque sabia que, mais tarde, iria voltar a comer sem controle. Hoje continuo pulando o café da manhã, mas procuro comer certo no almoço e no jantar. Mesmo assim, fico triste e aflita, pois não consigo dormir de estômago vazio. Me sinto péssima e fora de forma (tenho 1,70 metro de altura e 79 quilos). Quero emagrecer, mas não consigo. Viviane*, 25 anos

* Nome trocado para preservar a identidade da leitora.

Viviane,
Essa fome fora do comum que você sente depois do jantar tem nome: Transtorno do Comer Noturno. É um distúrbio que atinge 1,5% da população brasileira e estima-se que 10% dessas pessoas estejam obesas.

O comportamento alimentar também é parecido: elas pulam o café da manhã e quase não têm apetite durante o dia, mas comem exageradamente após o jantar - consomem, em média, 50% do valor calórico diário antes de ir para a cama, quando não acordam no meio da noite para assaltar a geladeira. A origem desse transtorno pode ser genética, familiar, cultural ou psicológica e, por isso, exige um bom trabalho de investigação.

Mas você relata que começou a comer sem controle à noite após romper um relacionamento afetivo. Por isso eu arriscaria dizer que usou essa estratégia para aplacar a solidão.

Só que não funciona. Pior: deixa você ainda mais triste e com a sensação de inferioridade por não conseguir emagrecer. Mas, felizmente, já está tentando voltar a comer certo no almoço e no jantar. Logo vai fazer o mesmo no café da manhã, especialmente se, à noite, resistir ao primeiro biscoito ou bombom. No lugar, beba um chá de camomila (acalma e estimula o sono).

Se fizer isso por dois dias, no terceiro já vai ser mais fácil. Mude também a rotina - faça um curso ou saia para encontrar os amigos. É o melhor caminho para superar a solidão, esquecer a comida fora de hora e, finalmente, emagrecer.

O psicoterapeuta Marco Antonio De Tommaso vai ajudar você a se conhecer melhor


Fonte: http://boaforma.abril.com.br/comportamento/bem-estar/

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