quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Pergunta Que Não Quer Calar: Massa Engorda?

massas E no dia de domingo, ou naquele jantar você se pega diante de uma deliciosa e apetitosa massa, uhm!!! Aí vem a dúvida, se eu comer esta massa vou engordar? Vamos então discutir este tema a seguir.

         

            Torna-se necessário entender primeiramente que Tudo em Excesso faz Mal! Consequentemente a idéia que deve prevalecer em nossas mentes é a de Moderação.

            Massas são carboidratos complexos, estes por sua vez são macronutrientes necessários ao organismo como fonte primária de energia! Ou seja, em quantidades ideais não causam problema algum, mas quando ingeridos em demasia podem não só levar ao ganho de peso como também provocar diversas doenças.

            Assim como os pães, as massas e os derivados da farinha de trigo são importantes para o bom funcionamento do organismo, fornecendo ao mesmo a energia essencial para a realização das atividades diárias, como: falar, trabalhar, caminhar, etc. existe sim um limiar de recomendação que varia com o sexo, idade, peso, altura, níveis de atividade física dentre outros.

            Os carboidratos complexos são capazes de enviar glicose aos poucos para o sangue, desta forma ajudam a manter as taxas normais de glicemia e gerar energia, se o consumo exceder os valores normais, e o gasto de energia for mantido, haverá um “estoque” de energia que por sua vez será armazenada em forma de gordura no organismo.

            Quando consumido com moderação, não há problema, pois o organismo consumirá!

            Uma ótima opção é a prática de exercícios físicos de maneira regular, este auxilia no gasto de energia, na manutenção e fortalecimento da musculatura, na diminuição da gordura corporal e também atua de maneira especial na prevenção de doenças e ganho de qualidade de vida!

            A alimentação de todo individuo deve conter todos os tipos de alimentos: carboidratos (massas, pães, arroz, etc, de preferência integrais), proteínas (carnes em geral, leite e seus derivados, leguminosas, etc), gorduras saudáveis ( como é o caso do azeite), minerais e vitaminas (frutas, verduras, legumes e cereais).

            Como já descrito anteriormente neste texto, as massas são de suma importância na nossa alimentação, mas como todo alimento deve também ser consumido moderadamente.

            A atenção deve estar voltada para os acompanhamentos, ou seja, os molhos! São eles os vilões da caloria e da gordura. Opte sempre pelos molhos “magros” com pouca gordura e de preferência com carne, para que possa ter um equilíbrio entre carboidratos e proteínas. Cuidado também com os queijos, que geralmente acompanham os molhos, escolha os brancos.

            Não há motivos para se privar de tão saboroso prato, somente cuide das quantidades! Desfrute do momento da alimentação para conversar com sua família e se sentir feliz por tudo que tem! Boa massa e boa semana!!!

        

 

Izaara Carvalho Alvarenga

Izaara Carvalho Alvarenga - Perfil do Autor:

Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras/MG, "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas/MG e "Jornal Folha de Catuípe" da cidade de Catuípe/RS, com a coluna “Vida Saudável”.

 

Fonte: http://www.artigonal.com

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