domingo, 4 de setembro de 2011

Personalidade determina grau de obesidade

 

peso

 

Pessoas impulsivas, cínicas, competitivas ou agressivas são mais propensas a estar acima do peso

The New York Times | 22/07/2011

 

A sua personalidade pode ter um papel inportante no seu peso, de acordo com um novo estudo norte-americano. Os pesquisadores do U.S. National Institute on Aging (Instituto Nacional de Envelhecimento) descobriram que pessoas impulsivas, cínicas, competitivas ou agressivas são mais propensas a estar acima do peso.
E pessoas altamente neuróticas e menos conscienciosas estão mais propensas a passar pelo efeito sanfona (engorda-emagrece).

“Indivíduos com esses traços tendem a cair em tentação e não têm disciplina para andar na linha entre tantas dificuldades e frustrações”, disseram os pesquisadores, no material de divulgação da pesquisa. “Para manter o peso ideal, é necessário ter uma dieta saudável e fazer parte de um programa de atividade física. Os dois, no entanto, requerem compromisso e comedimento. Tal controle pode ser difícil para indivíduos impulsivos.”

Para o estudo, publicado em Julho no American Psychological Association’s Journal (Periódico da Associação Americana de Psicologia), os pesquisadores examinaram informações compiladas nos últimos 50 anos em aproximadamente 2000 pessoas saudáveis e com alto índice educacional para determinar como sua personalidade pode afetar seu peso e seu índice de massa corpórea (IMC).

Os participantes foram avaliados em cinco traços amplos de personalidade existentes – franqueza, consciencioso, extrovertido, afável e neurótico – assim como em 30 subcategorias desses traços. Eles foram pesados e medidos durante o curso do estudo.

Apesar de as pessoas tenderem a ganhar peso com a idade, o estudo descobriu que aqueles que eram impulsivos estavam mais propensos à obesidade. As pessoas que pontuaram pelo menos 10% em impulsividade tinham 10kg a mais do que aqueles abaixo desse valor. Aqueles que são cínicos, competitivos e agressivos tabém tiveram grande ganho de peso, mostrou o estudo.

“Pesquisas prévias descobriram que individuos impulsivos tendem a ter ataques de voracidade alimentar e alcoólica”, diz a autoria do estudo, Angelina R. Sutin. “Esses padrões de comportamento podem contribuir para o ganho de peso ao longo do tempo.”

Por outro lado, o estudo descobriu que as pessoas mais conscienciosas são mais magras e seu peso não variou de acordo com as mudanças de personalidade quando adultos.“O caminho dos traços de personalidade do ganho de peso é complexo e provavlemente inclui mecanismos psicobiológicos, além daqueles comportamentais”, conclui Sutin.
“Nós esperamos que quanto mais claramente identificarmos a associação entre personalidade e obesidade, mais tratamentos combinados serão desenvolvidos. Por exemplo, estilo de vida e exercício feitos em grupos são mais efetivos para os extrovertidos do que para os introvertidos.”

 

Fonte: http://saude.ig.com.br

Um comentário:

  1. Que ótima reprtagem...realmente, sou muito impulsiva...será essa a resposta???

    beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...