quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tem doce na dieta!

 

Mas nada de açúcar refinado. Aproveite as frutas e mate sua vontade de comer um docinho...
Por TaigaCazarine

acucar-m Não tem jeito: às vezes, bate mesmo aquela vontade incontrolável de comer um docinho. E sabe por que isso acontece? Ao consumir um alimento com açúcar, o organismo entende que você está experimentando uma sensação de euforia por estimular a produção de insulina. Já quando ocorre uma queda nos níveis de açúcar, vem o cansaço e o desânimo. Por isso, essa sensação de prazer momentânea acaba provocando uma vontade de ingerir mais e mais e mais doce, tornando o ciclo vicioso. “O limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde como consumo ideal diário é de 50 gramas de açúcar - o equivalente a 5 colheres de sobremesa. Mais do que isso já é exagero”, alerta a nutricionista do departamento de nutrição da Clínica Doutor José Bento de Souza, Camila Cavichioli, de São Paulo. Sem contar que o excesso de açúcar pode ser perigoso, pois você corre o risco de ter hipoglicemia ou desenvolver diabete. Então, a melhor maneira de consumir glicose, importante para um bom funcionamento do organismo, é por meio das frutas - além de saudáveis, não possuem praticamente gordura e são ricas em frutose, um açúcar natural mais doce que o refinado - tudo de bom para acabar em um minuto com aquela fúria por doce. No entanto, também não dá para abusar: como todo açúcar, a frutose, quando ingerida sem moderação, gera um pico de insulina que produz energia além da conta para o corpo - quando não utilizada, essa energia é acumulada em forma de gordura. O ideal é comer cerca de três porções diárias (a porção é igual a uma fruta média ou uma xícara de chá da fruta picada).

 

Fonte: http://www.revistashape.com.br

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