quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Veja os cuidados necessários para congelar carnes e legumes

 

congelar Congelar alimentos é um hábito muito comum que facilita a vida na cozinha e evita desperdícios. Mas não basta apenas guardar os ingredientes em qualquer recipiente e jogar no freezer ou congelador. É preciso alguns cuidados básicos para manter a qualidade deles.

Para conservar a qualidade do alimento e mantê-lo saudável é importante cuidar de detalhes importantes. Use recipientes plásticos ou de vidro com tampa capaz de fechá-los hermeticamente. E não esqueça de retirar todo o ar quando for embrulhar os alimentos, além de etiquetar com o nome do prato e a data do congelamento.

Aves

Para congelar aves no freezer deve ser utilizado filme ou saco plástico. Pode ser congelada cozida ou crua. Quando crua deve ser bem lavada. Em pedaços congela-se um a um com filme plástico e coloca-se no saco plástico a quantidade de uma refeição. Peru e frango duram até 12 meses. Miúdos permanecem por três meses. O fígado não se mistura aos miúdos no congelamento e dura apenas um mês. Patos e gansos duram até seus meses.

Demais tipos de carnes

Antes de ir ao freezer, a carne deve estar limpa, com pouca ou nenhuma gordura, e embalada em potes plásticos fechados hermeticamente ou filme plástico. Os pacotes devem conter a quantidade necessária por refeição, porém bifes e costeletas devem, além disso, ser embalados um a um.

As carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras. Carne de boi ou vaca permanece por até 12 meses. Carne de porco ou vitela dura até nove meses. O descongelamento pode ser feito passando a carne para a geladeira cinco horas antes do uso para cada meio quilo, duas horas em temperatura ambiente ou no seu forno microondas na função descongelar.


Legumes

Lave bem os legumes em água fria e só use aqueles que não estão maduros para congelar. Alguns necessitam a retirada de pontas ou fios. Devem ser picados em pedaços iguais e colocados numa peneira. Mergulhe-os rapidamente em água fervente e logo em seguida em água fria. Deixe esfriar. Escorra muito bem e embale-os em saquinhos plásticos ou potes fechados hermeticamente, na quantidade de uma refeição. Para consumir legumes congelados não é necessário descongelamento, basta colocá-los numa panela com água e sal e tampar até que fiquem cozidos.

 

Fonte: Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...