quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os benefícios dos cereais matinais integrais

cereais-matinais

Um produto feito com cereais integrais é beneficiado pela preservação de todas as partes do grão durante o processamento: casca, endosperma e gérmen. A casca, camada mais externa, é composta basicamente por fibras. As camadas internas – endosperma e gérmen – detem importantes quantidades de nutrientes, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A nutricionista Camila Freitas* explica que os cereais matinais integrais são fontes de carboidratos, nutriente que deve ser consumido na maior proporção na alimentação (55 a 75% do total energético ingerido) e cuja função é fornecer combustível para o organismo. “Além disso, os cereais integrais contem grande quantidade de vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibras, além de proteínas e gorduras saudáveis, nutrientes perdidos durante o processo industrial de refinamento dos grãos e que são fundamentais para manutenção da saúde”.

“Por serem ricos em fibras, os cereais integrais melhoram a função intestinal, auxiliam na redução das gorduras do sangue (mantendo níveis desejáveis de colesterol), retardam a absorção de carboidratos (ajudando no controle do diabetes) e promovem maior sensação de saciedade (contribuindo com a manutenção do peso corporal). Ainda, devido ao alto teor de compostos antioxidantes, combatem os radicais livres, compostos que atuam no desenvolvimento de algumas doenças crônicas”, explica Camila.

“O Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde recomenda que se aumente o consumo de grãos integrais”. Entretanto, apesar das recomendações, a população brasileira ainda consome níveis modestos desses alimentos, conforme indicado nos resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. Segundo os dados do estudo, a prevalência de consumo dos alimentos de referência, como pão integral e arroz integral, foi de 1,9% e 3,7%, respectivamente.

Fique de olho nos rótulos e escolha sempre produtos feitos com grãos integrais.

Veja algumas dicas da nutricionista para aumentar o consumo de cereais integrais na sua alimentação:

- Café da Manhã: prefira sempre os pães integrais e varie essa refeição com cereais matinais produzidos com grãos integrais.

- Almoço e jantar: opte pelo arroz integral. A salada pode ser acrescida de milhoou trigo, e a sopa pode adquirir uma consistência mais firme com a adição deaveia em flocos ou flocos finos.

- Lanches: escolha biscoitos integrais ao invés da versão refinada. As barras de cereais ou uma porção de cereal matinal feitos com grãos integrais também são boas opções.

*Camila Freitas é nutricionista graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua nas áreas de nutrição clínica e esportiva.

Fonte: http://www.nestle.com.br

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