sábado, 30 de junho de 2012

Falsos amigos: conheça os alimentos que podem colocar a dieta em risco

 

Queijo minas, peito de peru, barrinhas... Eles não são tão inofensivos quanto parecem e podem colocar a dieta em risco! Saiba quais alimentos são falsos amigos do regime e aprenda alternativas para não pecar nas escolhas que faz à mesa

 

alimentos falsos amigos da dieta

Alguns alimentos, como queijo minas, peito de peru, barrinhas, margarina e até algumas frutas,

são falsos amigos da dieta e podem, em vez de ajudá-la, comprometê-la! Fique de olho

 

Basta alguém decidir fazer dieta para abarrotar a geladeira e o armário de alimentos considerados indispensáveis: queijo minas, peito de peru, barrinhas de cereais... A intenção é das melhores, mas nem sempre o resultado acaba sendo o esperado, pois algumas dessastrocas são traiçoeiras e os alimentos tidos como inofensivos são, na verdade, falsos amigos da sua dieta e podem, no fim, comprometê-la em vez de ajudá-la!

"Claro que precisamos respeitar a individualidade e levar em conta que o que faz bem para uma pessoa pode não funcionar para outra", alertaNeiva Souza, nutricionista da VP Consultoria Nutricional (SP). Ainda assim, algumas armadilhas são comuns a todos.

A Corpo a Corpo ouviu quatro nutricionistas que lhe ajudam a entender o que há de errado com osparceiros habituais da dieta - que podem comprometer o peso e a saúde - e o mais importante: ensinam você a encontrar substituições inteligentes. Aproveite!

 

Barrinhas de cereais

barrinhas de cereais

Algumas barrinhas chegam a ter 120 calorias, além de altos índices de gordura e açúcar

Elas surgiram com o propósito de ser uma opção prática para levar na bolsa, guardar na gaveta do escritório... Ricas em fibras, ajudam a controlar a fome e aregular o trânsito intestinal.

"No entanto, muitas contêmcobertura de chocolate, mel, açúcar refinado, gordura hidrogenada e outros ingredientes que podem torná-lasperigosas para quem quer controlar o peso", alerta Roseli Rossi, nutricionista da Equilíbrio Clínica Nutricional (SP).

Algumas chegam a ter 120 calorias, além de altos índices de gordura e açúcar.

Além disso, é preciso lembrar que as qualidades nutricionais da barrinha não são suficientes para substituir uma refeição.

Alternativa

Cookies, frutas desidratadas - como uvas-passas, damasco, ameixas secas... - e sementes oleaginosas - como nozes, amêndoas e castanhas. As frutas secas são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras. Já as oleaginosasainda apresentam gorduras monoinsaturadas, com ação anti-inflamatória.

 

Margarina

É uma das primeiras opções para acompanhar a torrada no café da manhã por não conter colesterol e, em alguns casos, ser enriquecida com vitaminas. Mas se trata de um produto altamente industrializado. "Ela apresenta grande quantidade de gordura hidrogenada e aditivos químicos nocivos à saúde", explica a nutricionista Neiva Souza.

Alternativa

Ficar com a manteiga, feita com gordura natural animal, que não precisou de malabarismos químicos para ser desenvolvida. O valor calórico é similar.

Creme de leite light

O termo light significa que o alimento teve redução de 25% de algum ingrediente de sua composição tradicional. "A redução pode não ter sido de gorduras e açúcares, mas de outro item", diz Roseli Rossi. No caso do creme de leite até há uma redução das gorduras. "Mas aumenta-se a quantidade de sódio. O alimento não é suficientemente saudável nem magro", completa.

Alternativa

Iogurte natural desnatado, que é rico em proteínas, cálcio e probióticos. Além disso, é bem pobre em gorduras.

Frutas

Segundo Zoe Harcombe, autora do livro The Obesity Epidemic - What Caused it? How Can we Stop it?("A Epidemia de Obesidade - Qual a Causa? Como Podemos Pará-la?", em tradução livre), as frutas são boas fontes de vitamina C, mas praticamente dispensáveis quando se fala das outras. Não dá para viver apenas desses alimentos.

Alternativa

Variar. Quanto mais frutas diferentes consumir, maior os benefícios nutritivos. Mas evite o abacate,que tem 180 calorias em 100 gramas, e o açaí, que traz 247 calorias na mesma quantidade.

Carne de frango

Não se iluda com a aparente inocência da carne branca. Um filé de frango grelhado tem, em média, 183 calorias, contra 131 de uma bisteca suína. São surpreendentes 30% a mais. Com pele, então, o frango vira um veneno, que pode aumentar os níveis de colesterol e comprometer a saúde do coração. Vá com calma!

Alternativa

Os peixes são de longe a opção mais saudável. Os de carne branca oferecem ainda a vantagem de serem, em média, 20% menos calóricos do que a carne vermelha.

 

Peito de peru

peito de peru

O peito de peru é uma carne mais magra sim, mas continua sendo um embutido, rico em sal e aditivos químicos

Nove entre dez lanches naturais levam pelo menos algumas fatias desse item em sua composição. Apesar de se tratar de uma carne magra, o peito de peru também é um embutido e, assim como o salame ou a mortadela, rico em sal - que incha! - e aditivos químicos como corantes, conservantes, espessantes e realçadores de sabor.

"O consumo abusivo dessas substâncias desencadeia hipertensão arterial e há pesquisas indicando que pode levar ao surgimento de câncer", ressalta Neiva Souza. Poder pode, mas não toda hora, entendido?

Alternativa

A sardinha e o atum em lata são opções práticas e saudáveis, apesar de serem conservados em óleo. Esses dois peixes representam fontes de proteína de alta qualidade, além de vitaminas e minerais.

Sopinha de pacote

sopa de pacotinho

As sopas de pacotinho podem ter até 40% da recomendação diária de sal! Fique atenta...

Embora seja uma opção rápida, um pacote de sopa pronta chega a ter 2 gramas de sal, o que equivale a 40% da recomendação diária. Esse exagero pode causar a retenção de líquidos em curto prazo e, mais à frente propiciar um quadro de hipertensão arterial. "Além disso, as sopinhas são muito pobres nutriticionalmente para substituir uma refeição", lembra Inty Davidson, nutricionista (SP).

Alternativa

Dá mais trabalho, mas fazer uma sopa em casa é sempre mais saudável (e mais gostoso!). Coloque em uma panela de pressão legumes cortados, muito alho, cebola e pouco sal. Para completar comproteínas, adicione também um pedaço de frango ou músculo bovino. Se a ideia é ganhar tempo,depois de pronta, bata tudo no liquidificador e congele em potinhos. Pronto: o preparo passa a ser uma opção tão rápida quanto a sopa de pacotinho, porém com muitas vantagens.

Sucos de caixinha

Pela praticidade, são usados como opção ao refrigerante. Mas não se iluda, eles não são tão saudáveis. A concentração de fibras e da própria fruta, com suas vitaminas e minerais, é pequena nesses produtos. E ainda são adicionados aditivos químicos. "Estudos científicos têm associado o consumo dessa bebida com o aumento do risco de doenças cardiovasculares, acúmulo de gordura no fígado e obesidade", conta Neiva Souza.

Alternativa

Suco de fruta natural ou água de coco, que hidrata superbem.

Molho light para saladas

Mais uma vez, o problema aqui é o sódio, que causa retenção hídrica, além de prejudicar o fluxo de nutrientes entre as células. A versão light do molho tem quase 50% a mais de sódio que a tradicional. "A preocupação não deve ser apenas com a quantidade de calorias, mas principalmente com a saúde", alerta Roseli Rossi.

Alternativa

Usar temperos naturais e especiarias. Algumas delas permitem até deixar o sal de lado, como azeite de oliva com vinagre de maçã, orégano e mostarda. Hummm!

Mel

Embora seja um alimento natural, ele provoca no organismo os mesmos efeitos do açúcar quando se trata da elevação da glicemia e do acúmulo de triglicérides, que levam ao aumento da gordura na cintura. "E há um agravante: muitas vezes, por ter o paladar menos doce, acaba sendo usado emmaior quantidade", diz Inty Davidson. Uma única colher (sopa) tem mais de 60 calorias.

Alternativa

Adoçantes. Dê preferência às versões mais naturais, como aqueles à base de estévia e sucralose.

Queijo de minas

queijo minas

O queijo minas tem o mesmo teor de gordura que a mozarela, acredita?

Foto: Danilo Tanaka

Por ser branco e liberar pouca gordura quando aquecido, existe o mito de que seja mais light do que os outros tipos de queijo. "Na verdade, ele tem o mesmo teor de gordura que a mozarela, por exemplo", dizFernanda Bassan, nutricionista (DF). Quem nunca se deixou enganar que atire a primeira pedra!

Alternativa

O cottage e a ricota são duas boas fontes de proteínas e cálcio, com uma quantidade bem menor de gordura saturada. Invista!

Biscoito de água e sal

biscoito agua e sal

4 bolachinhas água e sal têm a mesma quantidade de calorias de um pão francês - só que com 4x mais gordura!

 

Apesar da aparência de "sequinho", no processo de produção adiciona-se gordura hidrogenada (péssima para o coração!) para deixá-lo mais crocante e saboroso. Além disso, a maioria é feita com farinha branca refinada, que tem alto valor calórico sem acrescentar vitaminas e minerais.

De aparência inocente, cada bolachinha tem cerca de 30 calorias. "Quatro unidades têm a mesma quantidade de calorias de um pão francês, porém com quatro vezes mais gordura", alerta Inty Davidson. Surpresa?

Alternativa

Torradas integrais caseiras com patê são uma boa opção, porqueaumentam a saciedade. O mesmo vale para os pães integrais, que demoram mais tempo para serem digeridos, devido à presença de fibras, e evitam grandes elevações da glicemia, causa da famosa barriguinha.

Aveia e farelo de trigo

São ótimos para o bom funcionamento do sistema digestório. Mas se forem consumidos “a seco”, travam o intestino. Para entender como, faça a seguinte experiência: coloque duas colheres (sopa) de farelo de trigo em uma vasilha com apenas uma colher (sopa) de água. O que acontece? “As fibras puxam todo o líquido e a mistura vira um cimento”, descreve Inty Davidson, nutricionista (SP). É constipação na certa! Aí o humor fica péssimo, você fica inchada, a dieta não dá os resultados esperados na balança...

Alternativa

Não precisa eliminar a fibra em farelo, mas é preciso consumir muuuita água. Uma boa opção é escolher também outros tipos de fibras para compor seu cardápio, como as presentes nos vegetais e nas frutas.

Cafezinho

Por ter ação estimulante, pode até acelerar o metabolismo. “Mas é comum vermos pacientes tomarem vários cafezinhos com açúcar ao dia”, conta Fernanda Bassan. Aí já viu, né? E atenção: mesmo o café com adoçante não está totalmente liberado. “O adoçante, quando consumido várias vezes ao dia, pode prejudicar o controle da saciedade, aumentando o apetite na próxima refeição”, completa a nutricionista. É o feitiço se virando contra a feiticeira...

Alternativa

Chás naturais sem açúcar. Para pessoas muito ansiosas ou irritadas, os chás calmantes são uma boa opção e podem até ajudar a evitar ataques à geladeira no final do dia. É que além das propriedades, a água preenche parte do estômago.

 

Fonte: Reportagem: Ivonete Lucirio - http://corpoacorpo.uol.com.br

 

609066ldsgizqdu6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...