sábado, 23 de junho de 2012

Hora do chá

 

74

Os dias frios se foram, mas chás são sempre uma boa pedida! Branco, verde, mate, de camomila ou hortelã, são inúmeros os chás ou infusões que, além de aquecer o corpinho, oferecem benefícios.
Os chás verdes e os brancos são os mais famosos. Ambos são ricos em polifenóis catequinas, incluindo a epigalocatequina galato, que tem poderosa ação antioxidante. "Pesquisas recentes mostram uma forte associação entre o consumo desses chás com uma ação antioxidante, anti-inflamatória e anti-carcinogênica no trato digestivo. Alguns estudos evidenciam também os benefícios para o coração e o sistema cardiovascular", diz Jocelem Salgado, professora de Nutrição da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. Estudo da Universidade de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o consumo desses chás diminui a incidência do aparecimento de diversos tipos de câncer, como o de mama, pâncreas, cólon, esôfago e pulmão. Eles também teriam o poder de estimular o sistema imunológico, aumentando nossa proteção natural contra as infecções, inclusive contra gripe.

A fama dos chás verde e branco também está muito associada ao emagrecimento. De acordo com Jocelem, ambos são capazes de aumentar as taxas metabólicas e acelerar a oxidação das gorduras, graças à presença da cafeína e polifenóis. Claro que esse poder só existe quando associado a uma dieta equilibrada. E, para conseguir os benefícios, esses chás devem ser tomados todos os dias, três ou quatro xícaras por dia.

Outros chás e infusões

O tradicional chá preto é um poderoso estimulante. Para ficar ligadão, ingira até três xícaras por dia, mas quem sofre de insônia deve evitar a bebida após 16h.

A infusão de erva mate também tem poder estimulante. Além disso, ajuda a reduzir o colesterol, tem função digestiva e levemente diurética. Para conseguir todos esses benefícios, beba entre três e quatro xícaras por dia. E, sim, tomar gelada, com limão ou como chimarrão, também vale.

Outras infusões muito comuns oferecem benefícios. É o caso da camomila, que tem efeito calmante, anti-inflamatório, reduz sintomas de TPM, atua contra cólicas (duas xícaras ao longo do dia), distúrbios digestivos e insônia leve (basta tomar uma xícara antes de deitar).

Quem toma uma infusão de hortelã após uma refeição pesada sabe: a erva é digestiva e atua contra gases e cólicas. Outro benefício é a redução dos chatinhos calores da menopausa. Para sentir a melhora, tome três xícaras ao longo do dia.

Outra infusão que pode ajudar na digestão é a de erva-doce, que age contra gases e cólicas. Beba duas xícaras por dia. A tradicional erva-cidreira melhora a absorção de vitaminas e minerais, acalma, protege a parede estomacal reduzindo gastrites, age contra gases, cólicas e distúrbios do sono. Tudo isso por apenas três xícaras ao longo do dia.

Como beber

Chás de saquinho ou prontos para beber gelado têm registro no Ministério da Agricultura e não no da Saúde. Isso significa que não há controle sobre os fins terapêuticos das ervas. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) já reprovou infusões por substituir ervas mais raras e caras por outras mais baratas, ter partículas metálicas, terra ou areia e outras porcarias que você não vai querer saber. Por isso, é melhor evitar as infusões mistas e marcas desconhecidas. Também não dá para saber exatamente a quantidade de princípios ativos contidos, mas eles estão lá, portanto os chás gelados ainda são uma opção melhor do que um refrigerante qualquer. Alguns estudos comprovaram que as bebidas prontas para consumo têm concentrações de fotoquímicos suficientes para prevenção de doenças cardiovasculares.

Quem quer fazer o chá como manda o figurino, ou seja, com a planta mesmo, deve fazer a infusão com a folhinha tirada da horta ou a erva comprada numa farmácia de manipulação. Especialmente se os fins são medicinais, porque aí sim os princípios ativos estão presentes.

Outras dicas valiosas para um chá gostoso e cheio de benefícios são: beber longe das refeições para não interferir com a absorção de nenhum nutriente, tomar a infusão imediatamente (no máximo em algumas horas), porque os óleos essenciais são deteriorados depois de um tempo, e conservar ervas e saquinhos ao abrigo da umidade, calor e luz solar. Quem tem problema de hipertensão deve evitar chás preto, verde e mate. Já quem tem problema de anemia ferropriva precisa esperar uma hora após as refeições para tomar o chá verde, pois ele prejudica a absorção do ferro.

 

FONTE:  http://www.euqueroviverbem.com.br

 

tea1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...