terça-feira, 12 de junho de 2012

Sou intolerante à lactose. E agora?

sou intoleranteSe você é uma dessas pessoas que acaba de descobrir a intolerância à lactose e sente-se perdido, leia nossas dicas, aprenda como se alimentar de forma saudável e descubra que há uma luz no fim do túnel.

Você foi ao médico, fez seus exames e o diagnóstico é Intolerância à Lactose. “Então isso significa que eu não posso mais ingerir nenhum tipo de alimento que contém leite?”, você se pergunta. Logo em seguida passam todas aquelas imagens pela sua mente: sorvetes, caldas de chocolate, pizzas com queijo derretido. Tudo aquilo que você sempre comeu e acha uma delícia! “Como se privar de tudo isso? Como sobreviver a essa tortura? Não há mais nada que eu possa comer!” Bate o desespero e você não sabe mais o que fazer.

Acalme-se! A intolerância à Lactose não é esse bicho de sete cabeças que muitos pensam. Ao contrário, você poderá vir a descobrir que no fundo sua alimentação não era das mais saudáveis. Com novos hábitos alimentares, você terá a oportunidade de experimentar novos sabores, abusar de frutas e verduras e ainda curtir muitos dos pratos que você sempre amou!

Veja algumas dicas valiosas para quem ainda entende pouco sobre o assunto:

1. A primeira dica que damos a todos: informe-se bem sobre o que é a IL. Quanto melhor você entender seu problema e melhor entender sobre os alimentos, mais tranquilo e confiante você se sentirá. Leia mais informações em nossa página sobre a Intolerância à Lactose.

2. A tolerância aos alimentos com lactose é variável. Algumas pessoas com IL podem comer pequenas quantidades de alimentos com lactose sem sentir os sintomas da IL enquanto outras  não conseguem ingerir nada que contenha lactose. É possível que você possa continuar colocando queijo ralado no seu prato favorito sem sentir nenhum sintoma! Esta condição varia de indivíduo para indivíduo e até o momento não há exames que possam detectar seu nível de tolerância.

3. Você não encontra produtos em supermercados com algum rótulo escrito em destaque “SEM LACTOSE”? Bem, infelizmente são poucas as empresas que ajudam o consumidor nesta hora. É por isso que antes de comprar bolos, pães e biscoitos, você deve procurar na composição destes produtos por ingredientes como: leite em pó, soro de leite em pó, creme de leite, queijo, nata, iogurte ou qualquer outro ingrediente derivado do leite. Conhecer a composição dos seus alimentos favoritos ajudará nas suas escolhas na hora das compras. Leia também as nossas dicas na seção Alimentos e a Lactose.

4. Visite lojas de alimentos para fins especiais. Há lojas de alimentos que vendem uma série de produtos sem lactose ou com baixo teor de lactose. Essas lojas geralmente comercializam alimentos sem açúcar para diabéticos, sem glúten para celíacos e sem lactose para celíacos e intolerantes à lactose. Passe em uma dessas lojas e descubra o que há de novo. Eu sempre saio de uma delas com uma caixinha de biscoitos ou uma barra de chocolate nova no mercado. Muitas vezes os produtos superam as minhas expectativas!

5.Prepare seu próprio alimento. Essa é uma das dicas mais valiosas. Ao invés de ficar naquela frustração, pois o biscoito que voce ou seu filho mais gostava é fabricado com leite, prepare os seus biscoitos em casa. Além de você desenvolver suas habilidades na cozinha você terá a certeza de estar comendo algo mais saudável, sem conservantes, corantes e saborizantes.

6.Você adora leite e sobremesas como pudins, bolos, tortas, cremes, etc? Bem, existem duas ótimas opções: você pode experimentar os leites com baixo teor de lactose (geralmente são muito bem tolerados pela maioria das pessoas com IL) e preparar seus pratos favoritos com esse tipo de leite. Caso você não possa consumir produtos com baixo teor de lactose, você poderá experimentar os “leites” de soja, amêndoas, arroz e ainda usar o leite de coco como substituto em diversas sobremesas. Veja algumas de nossas receitas.

7. Converse com seu médico ou nutricionista para usar cápsulas de lactase. Essas cápsulas auxiliam pessoas com IL a consumirem alimentos lácteos sem sentir os sintomas da IL. Não há estudos mais aprofundados na área, mas muitos relatos de usuários desta enzima afirmam que o uso dessas cápsulas funciona muito bem se usadas eventualmente, para uma festa ou jantar, onde evitar a ingestão de lactose é mais difícil e frustrante.

8.Faça substituições dos alimentos que você estava acostumado. Seu sorvete favorito era o de creme? Experimente sorvetes de frutas*. Seu molho favorito era o de 4 queijos? Troque por molho de tomate. Seus hábitos alimentares irão mudar e sua saúde irá agradecer!
*alguns sorvetes de frutas são elaborados com leite. Veirifique com o fabricante.

9.Quando você pedir um prato em um restaurante, peça ao garçom para que ele confirme com o cozinheiro que seu prato não será preparado com leite, nata, creme de leite, queijo ou outro derivado. Eu já passei por situações em que apesar de explicar que não poderia comer nada com leite, (evito a palavra lactose para não ver uma cara de “lacto-o-quê?”) recebi um prato recheado de ricota e uma cara de espanto do garçom: mas o prato tem ricota, não tem queijo!” hmmmmm…

Luciane é portoalegrense, graduada em Letras e pós-graduada em Marketing. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB e na Escola de Gastronomia de Brasília. Após consultar diversos médicos, descobriu sua intolerância à lactose em 2006. Sua paixão pela culinária a levou a criar e adaptar receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007, após ampla pesquisa sobre o tema, Luciane criou o Semlactose.com e, desde então, atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área. Luciane reside em Brasília, DF.
Luciane Baldo
Editora
luciane@semlactose.com

FONTE: http://www.semlactose.com

Um comentário:

  1. Boa tarde, tudo bem?
    Entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...