domingo, 1 de julho de 2012

Deixe as comidas de inverno mais light

 

Nos dias frios, a gente sempre caindo em tentação. Para não se arrepender e brigar com a balança depois, veja como deixar as comidas de inverno mais leves

 

fondue e uma das tentacoes do inverno...

Fondue é uma das tentações que chega junto ao inverno, assim como o chocolate quente, os doces, as massas...

Fondue, chocolate quente, doces, massas... Não tem jeito! Noinverno nos deparamos com essas delícias e acabamos comendo mais do que no verão. Mas isso não é gula não, sabia? Há uma explicação: "Como a temperatura externa durante o inverno é bemmais baixa, nosso corpo precisa trabalhar mais para manter atemperatura interna equilibrada. Por isso, precisamos de mais comida para obter mais energia para o corpo funcionar", explica Laís Aliberti de Abreu, nutricionista da Unilever (SP).

Segundo ela, neste período do ano é comum gastarmos um pouco mais de calorias, o que resulta na sensação de mais fome. "Isto seria como uma compensação do corpo para proteção, algo instintivo", afirma. Porém, algumas pessoaspassam do limite com essa desculpa e acabam comendo mais do que o necessário.

Para você não brigar com a balança depois que a estação do frio passar, a Corpo a Corpo traz algumas dicas da nutricionista para deixar as comidas de inverno mais leves. Confira!

Nos dias frios, a gente sempre caindo em tentação. Para não se arrepender e brigar com a balança depois, veja como deixar as comidas de inverno mais leves

Deixe as comidas mais leves no inverno

O segredo é equilíbrio. "Quando nos privamos de algo que estamos com vontade, corremos o risco deperder o controle e acabar consumindo mais do que é adequado depois", explica Laís.

De acordo com a nutricionista, se estamos com vontade de comer doce ou alguma receita mais calórica, é importante fazer de forma consciente: "Opte por um tipo e coma na quantidade adequada. Evite também repetir o prato ou exagerar na dose", indica.

Segundo ela, para algumas pessoas fica mais fácil manter a alimentação equilibrada quando é selecionado um dia da semana para comer um prato mais calórico, seja salgado ou doce.

Veja as dicas dela para driblar as diversas tentações a que estamos expostas nessa época fria do ano:

Tentação 1: comer muitas massas

massas

Para não deixar a massa mais gorda, opte pelos molhos à base de tomate

Evite molhos à base de queijo e aposte em molhos à base de tomates, que são menos calóricos e gordurosos. Trocar a massa refinada por integral também ajuda no controle do peso. A massa integral tem mais fibras e mantém a saciedade por mais tempo.

Tentação 2: alimentos com manteiga ou creme de leite

Esses alimentos são calóricos e fontes de gorduras ruins. Eles podem ser substituídos, dependendo da receita, por creme vegetal, leite, iogurte desnatado e maionese.

 

Quando der vontade de um docinho, coma. Mas com moderação...

Tentação 3: extrapolar nos doces

doce

Quando aparecer aquela vontade de comer um docinho, não há problemas: opte por um tipo e tente se satisfizer com apenas uma porção ou pedaço. A palavra-chave é a moderação.

 
Tentação 4: exagerar na quantidade de açúcar

Diminuir a quantidade de açúcar nas receitas também é uma ótima opção. Prefira o adoçante ou o açúcar light ao açúcar ou, se possível, tente se acostumar com o sabor amargoe não adoce a bebida. Com o passar do tempo, nosso paladar começa cada vez mais a se adaptar ao sabor menos doce.

Tentação 5: consumir mais pão

Há também uma tendência em exagerar na quantidade do pãozinho ou torrada como acompanhamento. Para evitar o exagero, separe apenas um pedaço e dê preferência ao pão integral.

Tentação 6: "engordar" as sopas

As sopas de legumes são ótimas opções. No entanto, evite incrementá-las com creme de leite e farinha refinada.

Tentação 7: não consumir salada e vegetais

Com a queda de temperatura, é comum a saladinha ficar menos atrativa. Mas de forma alguma os alimentos dos grupos das hortaliças devem ser deixados de lado! Aposte em preparações refogadas e ao vapor,como couve, brócolis, cenoura, vagem etc.

Tentação 8: bebidas de inverno

Chocolates quentes, capuccinnos, frapuccinos e bebidas do gêneros são extremamente calóricas, ainda mais se tiverem chocolate extra, chantilly, marshmallow...). Em cafeterias ou máquinas, essas bebidas contêm essencias, que deixam a delícia ainda mais calórica. Alguns copos chegam a ter mais de 300 calorias! Para não passar vontade, a dica é fazer sua bebida você mesma. Chocolate quente? Use leite desnatado e achocolatado light ou cacau em pó. O capuccinno segue a mesma receita, mas feito com café. Outra dica: leite quente polvilhado com canela e adoçante... Tem gostinho de inverno!

 

Nos dias frios, a gente sempre caindo em tentação. Para não se arrepender e brigar com a balança depois, veja como deixar as comidas de inverno mais leves

 

Mais dicas para não brigar com a balança depois do inverno

aposte nas comidas e bebidas quentes

Aposte nas bebidas e comidas quentes, que dão sensação de tranquilidade e ajudam a controlar o impulso de comer

 

Aposte nos alimentos e bebidas quentes, já que a temperatura também contribui para a sensação de tranquilidade e, consequentemente, ajuda asegurar o impulso de devorar os alimentos. "Neste contexto, oschás são boas opções para acompanhar os lanches ao longo do dia", indica a nutricionista.

Tentar fazer períodos de jejumtambém pode ser uma armadilha: "Quando pulamos uma refeição, tendemos a consumir muito mais calorias do que deveríamos na refeição seguinte", afirma Laís.

Outra dica é fazer 3 refeições principais e 2 lanches intermediários. "Se fazemos 5 refeições ao dia, diminuímos a tendência ao exagero. Ao fazer a refeição é importante evitar outras formas de distração, como a televisão, mastigar devagar e saborear o alimento. Temos que exercitar o sentido de saciedade, prestando atenção durante as refeições para ver se já estamos satisfeitos, evitando assim comer por impulso", garante a expert.

A atividade física também é uma aliada da alimentação equilibrada. "No inverno é necessária uma dose extra de coragempara deixar a preguiça de lado e colocar a roupa de ginástica, mas essa é uma atitude essencial para a manutenção da saúde e da boa forma", completa Laís.

Fonte: Reportagem: Carla Festucci - http://corpoacorpo.uol.com.br

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