sexta-feira, 20 de julho de 2012

Proteína não é só carne

 

Vegetarianos convictos ou quem não aprecia carnes em geral precisam ficar de olho no consumo de proteínas. Confira aqui quais são os alimentos vegetais ricos nesse nutriente para inserí-los em seu cardápio. Os valores se referem a porções de 100 g



 

dos hipertensos sabe que é portador da doença. No Brasil, um levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que 23,3% dos adultos sofriam de pressão alta em 2010

 

Troca esperta

É possível escolher uma alternativa mais saudável do que o requeijão

Requeijão cremoso
Mais que o alto valor calórico dele (cada colher de sopa da versão tradicional tem 54 calorias), há conservantes e aromatizantes, que, em excesso, podem causar muitas doenças associadas a maus comportamentos alimentares.
Ricota temperada 
A cada 500 g desse queijo, coloque duas colheres (sopa) de pimenta dedo-de-moça, uma colher (sobremesa) de alho, duas colheres (sopa) de cheiro-verde e sal a gosto. Sementes de linhaça ou chia enriquecem a receita com ômega-3.

Fontes: Tabelas Brasileiras de Composição de Alimentos (Unicamp e USP); Tabela de Calorias dos Alimentos (Unesp) e Tabela do Serviço de Pesquisas Agrícolas (ARS ) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA ); Mara Silvia Marconatto, nutricionista (Universidade de Marília-SP); Ministério da Saúde.

 

De olho nos alimentos

Higiene da geladeira
A maioria das doenças transmitidas por meio de alimentos, como infecções e intoxicações, acontece em casa. Um dos perigos é a geladeira. A falta de higiene facilita o crescimento de bactérias e fungos e aumenta o risco de doenças. Limpá-la é simples: passe uma solução de água e detergente neutro. Use um pano embebido numa mistura com 2 colheres (sopa) de bicarbonato e 1 litro de água morna ou uma solução de vinagre dissolvido em água (meio a meio), pois retira manchas e não deixa cheiro; evite produtos abrasivos e esponjas de aço: eles arranham as paredes e facilitam o alojamento das bactérias e fungos.

Cláudio Lima apresenta o quadro Mais Saúde na TV Verdes Mares (Globo /CE)

 

 

 


5 dicas para desintoxicar

1. Os benefícios? "Eliminar toxinas que causam obesidade, insônia, dores, muco (rinite e sinusite), depressão, estresse, flatulências, intestino preso e problemas no estômago", enumera Cris Ayres, do Ayurveda do Espaço Nirvana, (Rio de Janeiro). 
2. O plano detox deve ser orientado por um especialista e pode durar sete dias. 
3. Nada de fazer um dia de dieta e achar que vai ficar tudo bem depois. O corpo precisa de uma correção maior para eliminar todos os desconfortos e todas as desarmonias", destaca a especialista Cris Ayres. 
4. Exercícios que exigem muito do corpo, como os aeróbicos, devem ser evitados durante a semana do detox. A terapeuta recomenda: "O melhor é a ioga, que trabalha muito bem com a Ayurveda, pois são práticas irmãs e se complementam". Tá esperando o que para provar? 
5. Beba um copo de 100 ml de água morna com gotas de limão. Após 10 minutos, ingira duas colheres de chá de óleo de coco extra-virgem. Faça um bochecho com chá de cardamomo, limão e uma pitada de sal.

( A atenção dos pais ajuda no controle dos hábitos nutricionais dos filhos na fase escolar. "O ideal é optar por uma alimentação mais natural, rica em frutas, verduras e legumes", afirma o cardiologista Allyson Nakamoto, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo )

 

Propaganda leguminosa

Tudo bem que a intenção da chef Maria Lia, autora do livroA Moderna Cozinha Vegetariana - Aventuras Culinárias para o Paladar Contemporâneo (Ed. Marco Zero), não é fazer que todos se tornem vegetarianos. Mas com tantas receitas sedutoras para se executar usando ingredientes vegetais, é o estímulo para que alguns costumes mudem, reduzindo o consumo de carne no dia a dia. R$ 76,90





 

FONTE: http://revistavivasaude.uol.com.br/


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