sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pra ter uma vida saudável é preciso de suplementos?

 

Eles estão na moda. Mas antes de correr até a farmácia mais próxima para comprar o seu, faça o teste e descubra se é realmente necessário lançar mão deles ou se a alimentação já supre suas necessidades diárias

por Liana Pires | fotos Marcelo Resende produção Janaína Resende

 

Cada vez mais populares, os suplementos de vitaminas e minerais fazem parte da rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. A função dessas pílulas é suprir a deficiência de certos nutrientes de que o corpo precisa.

Se bem empregadas, elas melhoram o rendimento no trabalho, nos estudos e nas atividades físicas, além de garantir maior disposição para realizar tarefas cotidianas. Adultos, crianças e até idosos podem consumi- las, desde que sejam prescritas por um médico ou nutricionista.

O endocrinologista Carlos Alberto Cruz Mello, de São Paulo, diz que os suplementos são indicados para remediar as carências nutritivas de quem se alimenta mal ou de atletas que não conseguem repor o que foi gasto apenas com a alimentação.

"Seu uso deve ser feito em situações especiais, como deficiência causada por doença ou situação momentânea de saúde. Esportistas com grande carga também são candidatos", explica Israel Adolfo Busto, nutricionista do esporte e especialista em fisiologia do exercício, de São Paulo (SP).

Nutrientes em falta
Com os cuidados necessários, a suplementação pode ser aliada da boa saúde, fazendo os processos metabólicos que usam vitaminas e minerais funcionarem perfeitamente. Quando esses nutrientes estão em falta, o corpo age mais lentamente, e só não para porque há um estoque.

Apesar de os nutrientes em forma de pílula estarem na moda, especialistas em nutrição são unânimes em dizer que a suplementação não substitui a ingestão de frutas, verduras e legumes de três a seis porções por dia. Eles contêm naturalmente todas as substâncias que o organismo precisa. Por exemplo: figo, abacaxi, beterraba, alcachofra, abacate e quiabo são ricos em magnésio; a banana tem muita vitamina B6; enquanto todas as frutas consumidas com casca, como maçã e pera, possuem fibras.

"Os complementos oferecem quantidades altas - totais ou acima da recomendação - de nutrientes. Associados à alimentação, podem gerar uma ingestão excessiva que causa riscos ao organismo", explica o nutricionista clínico e esportivo Patrick Lima, de São Paulo (SP). Entre os problemas que a ingestão desnecessária de suplementos pode trazer estão: toxidade, falha na absorção de outras vitaminas e minerais, acne, seborreia, esterilidade, saturação dos rins e do fígado e estresse no sistema cardiovascular.

Por isso, nada de se render a modismos ou comprar aquela cápsula que está fazendo milagres pela saúde de uma amiga. Além dos danos físicos, pesquisas da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) indicam que os suplementos em excesso podem causar agressividade, mudanças de personalidade, euforia, depressão, agitação e insônia, além de agravar doenças preexistentes.

Quem precisa deles
O nutricionista do esporte Israel Adolfo Busto esclarece para quem e quando é recomendada a ingestão de suplementos

Crianças: devem recorrer aos suplementos desde que estejam com carências nutricionais, como anemia por deficiência de ferro.

Grávidas: geralmente nessa fase é necessária a suplementação de alguns elementos, como o ácido fólico, primordial para a formação do sistema nervoso, e o ferro, para a produção de hemoglobina.

Idosos: podem usar suplementos quando sofrem por doenças causadas devido a carências nutricionais, como é o caso da osteoporose, que ocorre pela baixa ingestão de cálcio.

Mulheres na menopausa: a prevenção deve começar antes dessa fase, que ocorre por volta dos 45 anos. Quando isso não é feito, é necessária a complementação de cálcio, pois sua falta pode acabar culminando com a osteoporose.

Vegetarianos: podem sofrer deficiências de vitaminas contidas na carne, como as do complexo B, mais especificamente a B12. Ela pode ser reposta com suplementação ou com alimentos específicos, como o lêvedo de cerveja.

Teste seu organismo

Dentre tantas opções disponíveis nas prateleiras das farmácias, como saber qual é a melhor? Só um médico ou nutricionista é capaz de avaliar as necessidades de cada pessoa, afirma Jomar Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Segundo o farmacêutico Adriano Dias Garrido, de São Paulo (SP), além de uma anamnese, exames físicos e laboratoriais são necessários para determinar as deficiências e a melhor forma de reposição. Assim, é possível dizer qual suplemento deve ser tomado, por quanto tempo, o horário de consumo e o intervalo de descanso, se necessário.

Você precisa tomar suplementação?
A nutricionista Paula Fernandes Castilho, capacitada em fitoterapia e nutricosméticos, de São Paulo (SP), elaborou um teste rápido e prático para avaliar se seu organismo anda precisando de algum nutriente. Descubra agora!

1. Após realizar pequenos esforços, você observa que fica pálida e que se sente cansada e com a respiração ligeiramente curta?
a) Sim, frequentemente
b) Às vezes
c) Nunca

2. Seu cabelo costuma cair com frequência?
a) Ele cai todos os dias e em grandes quantidades
b) Só quando eu os lavo
c) Não, cai pouco e raramente

3. Suas mucosas ficam inflamadas?
a) Sim, frequentemente sinto algum tipo de dor
b) Às vezes, principalmente quando estou gripada ou resfriada
c) Raramente

4. Sua saliva costuma ficar grossa ao longo do dia? 
a) Sim, tenho essa sensação mais de três vezes por semana
b) Às vezes, principalmente de manhã, quando acordo
c) Não

5. Ao observar as unhas, você percebe que elas têm o formato de colher?
a) Sim
b) Não, mas percebo que elas ficam amareladas
c) Não

6. Olhando-se no espelho, você percebe algum tipo de mancha em suas retinas?
a) Sim, frequentemente
b) Sim, às vezes
c) Não

7. Você tem prisão de ventre e fica dias sem ir ao banheiro?
a) Sim, frequentemente
b) Somente durante o período em que estou menstruada
c) Não sofro desse problema, meu intestino costuma funcionar regularmente ou todo dia

8. Você fica resfriada com certa frequência?
a) Sim, independentemente da mudança do clima
b) Às vezes, quando não me alimento direito
c) Quase nunca. Tenho uma saúde "de ferro"

9. Você notou o aumento da incidência de acne espalhada pelo corpo ultimamente?
a) Sim, cravos e espinhas surgem com frequência em várias partes do corpo
b) No rosto, principalmente no período pré-menstrual
c) Raramente tenho cravos e espinhas pelo corpo

10. Seu dentista percebeu o aumento do número de cáries?
a) Sim. Além disso, sinto minhas gengivas inflamadas
b) Não mais do que o normal
c) Há tempos não tenho cáries

Resultado

Maioria A
Cuidado! Você pode estar com sérias deficiências de nutrientes fundamentais ao bom funcionamento do organismo, como ácido fólico, cobre, ferro, selênio, zinco e vitaminas A, B2, B12, C, D e E. Aumente o consumo de água e procure um endocrinologista ou um nutricionista com urgência para rever seus hábitos alimentares e verificar a necessidade de usar suplementos vitamínicos.

Maioria B
Você está no caminho certo! 
Sua alimentação supre a maioria das necessidades do seu corpo, mas algumas melhoras ainda podem ser feitas. Capriche no consumo de frutas e legumes de cores variadas, de três a seis porções por dia, e não se esqueça de ingerir ao menos 2 litros de líquidos diariamente.

Maioria C 
Parabéns!
 Você mantém uma alimentação balanceada, rica em fibras, proteínas, carboidratos e líquidos. Continue cuidando da sua saúde e não deixe de consultar um médico regularmente para fazer os exames de rotina.

 

Quando faltam vitaminas

Saiba quais são as funções dos principais suplementos, para quem são indicados e quais as fontes naturais para suprir as nossas necessidades diárias

Ácido fólico
Função: previne anemia. Em humanos, estudos científicos não comprovaram efeitos colaterais por ingestão excessiva. 
Suplementação: indicada durante a gestação e quando há deficiência alimentar. 
Fontes naturais: coma de cinco a seis porções semanais de feijão, laranja, amendoim, espinafre e soja.

Vitamina B12
Função: formação de glóbulos vermelhos e manutenção da saúde dos nervos, da pele, dos olhos, do cabelo, do fígado e da boca. Sua ausência pode provocar anemia e seu excesso induz o aparecimento de acne e diarreia. 
Suplementação: para dietas vegetarianas restritivas. 
Fontes naturais: consuma de seis a oito porções semanais de carnes, peixes, ovos, leite, cereais integrais e lêvedo de cerveja.

Cálcio
Função: manter ossos e dentes saudáveis. A ingestão acima de 2 g por dia pode gerar hipercalcemia, doença causada pela presença excessiva de cálcio em tecidos moles, e constipação.
Suplementação: durante a gestação e quando há deficiência alimentar e de absorção. 
Fontes naturais: adicione de sete a oito porções semanais de laticínios, peixes, como a sardinha e vegetais folhosos.

Vitamina D
Função: ajudar na absorção do cálcio pelo organismo. O excesso pode causar dor de cabeça e também náuseas. 
Suplementação: na gestação e quando há deficiência alimentar. 
Fontes naturais: consuma de nove a dez porções semanais de vegetais, carnes, iogurtes, frutos do mar, nozes e gema de ovo.

Ferro
Função: essencial para a formação da hemoglobina, que transporta oxigênio para o corpo, e de enzimas. A ingestão por tempo prolongado causa vômitos, diarreia e lesões intestinais.
Suplementação: na gestação e quando há deficiência alimentar e de absorção pelo corpo. 
Fontes naturais: inclua na alimentação de sete a oito porções semanais de fígado, carnes, lentilha e gema de ovo.

Polivitamínicos
Função: conjunto de vitaminas e sais minerais que possuem micronutrientes essenciais ao organismo. O consumo em excesso normalmente não traz nenhuma toxidade. 
Suplementação: alcoólatras, fumantes, pessoas que utilizam laxantes em excesso e atletas de alto rendimento. Indicados para pessoas que não consomem frutas e vegetais e quando há deficiência de vários nutrientes.
Fontes naturais: frutas variadas, consumidas de 3 a 6 vezes por dia, e hortaliças, de 3 a 5 porções. Quanto mais colorida for a variedade de consumo, mais vitaminas diferentes possuem.

Colágeno
Função: melhora a elasticidade da pele, combate o envelhecimento precoce e melhora a cicatrização. Não pode ser consumido em excesso, pois pode causar dores e inchaço das juntas. 
Suplementação: pessoas com falta de elasticidade na pele. O pescoço e as mãos são os principais locais. 
Fontes naturais: laranja, linhaça, acerola, azeite, carne e quinoa.

 

FONTE:  http://dietaja.uol.com.br/

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